5.003
Nome Artístico
José Rielli
Nome verdadeiro
Giuseppe Rielli
Data de nascimento
19/11/1885
Local de nascimento
Pisa, Itália
Data de morte
22/3/1947
Local de morte
São Paulo, SP
Dados biográficos

Compositor. Instrumentista.

Em 1891, imigrou para o Brasil juntamente com o pai. Desde os 10 anos, começou a demonstrar pendores artísticos. Na cidade de Itu, onde seu pai foi residir, o menino recebeu as primeiras orientações musicais do organista da Igreja Matriz daquela cidade. Tornou-se marceneiro, tendo continuado, entrementes, a estudar piano e harmônica. Desenvolveu a arte de conserto e afinação de pianos e harmônicas.

Dados artísticos

Em 1914, começou a gravar seus primeiros discos pela gravadora Odeon. Seus primeiros sucessos foram a valsa “Saudades da Lapa” e a mazurca “Às margens do Tietê”, ambas de sua autoria, onde executava solos de harmônica. A partir de 1927, passou a integrar o Sexteto Piratininga, primeiro conjunto do qual participou, e com o qual gravou as valsas “Rapaziada do Brás” e “Luar de São Paulo”, as duas de Alberto Marino. No mesmo período, gravou a rancheira “Arminda”, a valsa-choro “Saudosa Araraquara” e a mazurca “Stella” todas de sua autoria. Em 1930, passou a fazer gravações na Columbia, onde obteve diversos sucessos, como a valsa-choro “Alegrias de primavera”, de sua autoria. Em 1931, participou do filme “Coisas nossas”, dirigido por Wallace Downey e considerado o primeiro filme brasileiro em forma de revista. Em 1932, como integrante da orquestra Colbaz, regida pelo maestro Gaó, gravou diversas composições de Zequinha de Abreu, entre as quais, as valsas “Nossa padroeira”, “Amando sobre o mar” e “Branca”, e os choros “Pintinho no terreiro” e “Tico-tico no fubá”. No mesmo ano, gravou pela Columbia, a valsa “Alma dolorosa” e a mazurca “Olga”, ambas de sua autoria. Em 1936, ainda na Columbia, gravou a valsa “Rapaziada de São Caetano” e a mazurca “Joly”, as duas de sua autoria. Em 1939, gravou entre outras composições de sua autoria, a mazurca “Sombras do Império” e a polca “Saltitante”. No mesmo ano, algumas de suas composições, entre as quais, a rancheira “Chimarrão”, e a polca “Renita”, foram gravadas pelo Trio Renito. Atuou nas rádios Educadora Paulista, Cruizeiro do Sul, Cosmos, Record e Difusora, todas de São Paulo. Em 1941, foi o responsável pela organização da Orquestra Típica Rielli, que passou a ser dirigida pelo seu filho e maestro Emílio Rielli. Em 1943, gravou de sua autoria, o xote “Palpitação” e a rancheira “De mi ventana”, entre outras. Em 1946, gravou a valsa “Lírios da catedral” e o xote “Saia rodada”. No mesmo ano, gravou com Raul Torres e Florêncio, um de seus maiores sucessos, o arrasta-pé “Feijão queimado”, de sua autoria e Raul Torres, e ainda hoje uma das músicas mais executadas em festas juninas e tida como uma espécia de hino dessas festas. Atuou com Raul Torres e Florência durante cerca de cinco anos, no programa “Os Três Batutas do Sertão”, na Rádio Bandeirantes, tendo gravado ainda “Pingo-dágua”, de João Pacífico, grande sucesso de 1946, “Mineirinha” e “Cabocla Tereza”, de João Pacífico e Raul Torres, que também ganhou a preferência do público.

Discografias
1946 Continental 78 Lírios da catedral/Saia rodada
1946 Continental 78 Vogando/Trotando
1943 Columbia 78 Equilibrando/Lamentos
1943 Columbia 78 Palpitação/De mi ventana
1939 Columbia 78 Alegrias da primavera/Furlão
1939 Columbia 78 Céu brasileiro/Acerte o passo
1939 Columbia 78 Doces carícias/Sombras do Império
1939 Columbia 78 Mientra yara la valsa/El quapo torero
1939 Columbia 78 Serenata do amor/Saltitante
1937 Columbia 78 Sururu/Jupira
1936 Columbia 78 Rapaziada de São Caetano/Joly
1935 Columbia 78 Último adeus/Perereca
1932 Columbia 78 Alma dolorosa/Olga
1931 Arte-Fone 78 Arminda/Stella
Obras
Acerte o passo
Alegrias de primavera
Alma dolorosa
Arminda
Cadenas de fuego
Chimarrão
Céu brasileiro
De mi ventana
Doces carícias
El guapo torero
Equilibrando
Feijão queimado (c/ Raul Torres)
Furlão
Joly
Jupira
Lamentos
Lírios da catedral
Mientra yara la valsa
Olga
Palpitação
Perereca
Rapaziada de São Caetano
Renita
Saia rodada
Saltitante
Saudades da Lapa
Saudosa Araraquara
Serenata do amor
Sombras do Império
Stella
Sururu
Trotando
Vantenciana
Vogando
Vogando
Às margens do Tietê
Último adeus
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.