2.333
Nome Artístico
José Eduardo Camargo
Nome verdadeiro
José Eduardo Mendes Camargo
Data de nascimento
3/11/1949
Local de nascimento
Dois Córregos, SP
Dados biográficos

Escritor. Compositor. Empresário.

Nascido em criado em Dois Córregos, no interior de São Paulo, onde viveu em uma fazenda produtora de açúcar.

Aos dezenove anos mudou-se para a capital paulistana, onde cursou Administração na Fundação Getúlio Vargas, de maneira que levou a frente os negócios do pai no engenho de açúcar. Nessa mesma época diplomou-se professor de Jiu Jitsu pelo método do mestre Hélio Gracie.

Passou seis anos viajando, chegando a conhecer mais de sessenta países.

Foi o idealizador do Instituto Usina de Sonhos – pela cultura da paz, órgão no qual atuou como presidente. 

Também presidente da Cia Agrícola Industrial Santa Adelaide, da AJC Agropecuária S/A, da Associação Brasileira de Noz Moscada – ABM, da ABNC – Associação Brasileira das Nozes, Castanhas e Frutas Secas. Sócio consultor da Queen Nut produtora de macadâmia e vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP. Diretor do comitê de cultura e membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.

Recebeu o título de Líder Empresarial do Setor Alcooleiro, dado pela Gazeta Mercantil.

Ministrou, como professor, cursos no Brasil e na Georgetown University, em Washington (Estados Unidos), sobre a temática do “Proálcool”.

Apresentou um seminário sobre a América Latina em Bucareste (Romênia), recebendo diploma de excelência pela Universitatea de Vest “Vasile Goldis”; e um “Depoimento sobre Empresa Familiar”, em Roma (Itália), na Family Business International – FBN.

Dados artísticos

Escreveu crônicas semanais para o jornal O Democrático, do qual tornou-se Diretor Presidente um tempo depois.

Presidiu a Rádio Cultura da cidade de Dois Córregos (SP).

Em 1990 lançou seu primeiro livro de poesias, intitulado “Sonhos”. Em seguida lançou pela editora Massao Ohno os livros “Delírio” e “Luminescências”. Publicou em versão bilíngue o livro “Resgate”; e o livro “En tu presencia”, todo em espanhol, lançado na Argentina e no Uruguai. Este também foi traduzido para o romeno e lançado em Bucareste, na Romênia.

Em parceria com o Músico Eduardo Santhana, lançou seu primeiro CD “A coragem de ser Poeta – com poemas de José Eduardo Mendes Camargo musicados por Eduardo Santhana”, com 10 faixas.

Em 2007 realizou o “Primeiro Festival de Poesia” na cidade de Dois Córregos (SP), que teve como tema a poesia como agente de transformação.

Em 2019 lançou, na sede do Instituto Cravo Albin, o CD “A coragem de ser poeta – Poemas de José Eduardo Mendes Camargo musicados por Eduardo Santhana”, com dez faixas, sendo nove delas parcerias da dupla, apenas uma, a composição “Você e eu”, teve melodia de Carlos Eduardo Franciscone, as outras, “Ah! Esses teus olhos”, “Sereia do mar”, “A tua nudez – Tu desnudez”, “Dois córregos”, “Borboleta bailarina”, “Aquela noite”, “Nas asas da borboleta” e “Samba do amor universal”, além da faixa-título “A coragem de ser poeta” são parcerias da dupla melodista/letrista. Do disco, com arranjos, produção, voz, violão e teclados de Eduardo Santhana, também participaram Sergio Bello (baixo, guitarra e programações); Isadora Santana (voz e vocal); Marcelo Maganha (trompete); Gilton Foschiani (viola) e Alvinho (acordeon). O trabalho contou com textos de apresentações dos jornalistas Juca Novaes e Paulo Bomfim, dos quais destacamos os seguintes trechos: “Sambas, boleros, modas e todas saídas da lira inspirada de Eduardo Santhana, emoldurando a poesia fina de José Eduardo Mendes Camargo. Eis uma receita de arte da melhor qualidade.” Juca Novaes. “As águas cantantes de Dois Córregos refletem o encontro da música de Eduardo Santhana com a poesia de José Eduardo Mendes Camargo. Neste momento de beleza a vida vira canção.” Paulo Bomfim.

Discografias
2019 Independente CD A coragem de ser poeta - Poemas de José Eduardo Mendes Camargo musicados por Eduardo Santhana - Música e Poesia
Obras
A coragem de ser poeta c/ Eduardo Santhana
A tua nudez - Tu desnudez c/ Eduardo Santhana
Ah! Esses teus olhos c/ Eduardo Santhana
Aquela noite c/ Eduardo Santhana
Borboleta bailarina c/ Eduardo Santhana
Dois córregos c/ Eduardo Santhana
Nas asas da borboleta c/ Eduardo Santhana
Samba do amor universal c/ Eduardo Santhana
Sereia do mar c/ Eduardo Santhana
Você e eu c/ Carlos Eduardo Franciscone