
Escritor. Compositor. Empresário.
Nascido em criado em Dois Córregos, no interior de São Paulo, onde viveu em uma fazenda produtora de açúcar.
Aos dezenove anos mudou-se para a capital paulistana, onde cursou Administração na Fundação Getúlio Vargas, de maneira que levou a frente os negócios do pai no engenho de açúcar. Nessa mesma época diplomou-se professor de Jiu Jitsu pelo método do mestre Hélio Gracie.
Passou seis anos viajando, chegando a conhecer mais de sessenta países.
Foi o idealizador do Instituto Usina de Sonhos – pela cultura da paz, órgão no qual atuou como presidente.
Também presidente da Cia Agrícola Industrial Santa Adelaide, da AJC Agropecuária S/A, da Associação Brasileira de Noz Moscada – ABM, da ABNC – Associação Brasileira das Nozes, Castanhas e Frutas Secas. Sócio consultor da Queen Nut produtora de macadâmia e vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP. Diretor do comitê de cultura e membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.
Recebeu o título de Líder Empresarial do Setor Alcooleiro, dado pela Gazeta Mercantil.
Ministrou, como professor, cursos no Brasil e na Georgetown University, em Washington (Estados Unidos), sobre a temática do “Proálcool”.
Apresentou um seminário sobre a América Latina em Bucareste (Romênia), recebendo diploma de excelência pela Universitatea de Vest “Vasile Goldis”; e um “Depoimento sobre Empresa Familiar”, em Roma (Itália), na Family Business International – FBN.
Escreveu crônicas semanais para o jornal O Democrático, do qual tornou-se Diretor Presidente um tempo depois.
Presidiu a Rádio Cultura da cidade de Dois Córregos (SP).
Em 1990 lançou seu primeiro livro de poesias, intitulado “Sonhos”. Em seguida lançou pela editora Massao Ohno os livros “Delírio” e “Luminescências”. Publicou em versão bilíngue o livro “Resgate”; e o livro “En tu presencia”, todo em espanhol, lançado na Argentina e no Uruguai. Este também foi traduzido para o romeno e lançado em Bucareste, na Romênia.
Em parceria com o Músico Eduardo Santhana, lançou seu primeiro CD “A coragem de ser Poeta – com poemas de José Eduardo Mendes Camargo musicados por Eduardo Santhana”, com 10 faixas.
Em 2007 realizou o “Primeiro Festival de Poesia” na cidade de Dois Córregos (SP), que teve como tema a poesia como agente de transformação.
Em 2019 lançou, na sede do Instituto Cravo Albin, o CD “A coragem de ser poeta – Poemas de José Eduardo Mendes Camargo musicados por Eduardo Santhana”, com dez faixas, sendo nove delas parcerias da dupla, apenas uma, a composição “Você e eu”, teve melodia de Carlos Eduardo Franciscone, as outras, “Ah! Esses teus olhos”, “Sereia do mar”, “A tua nudez – Tu desnudez”, “Dois córregos”, “Borboleta bailarina”, “Aquela noite”, “Nas asas da borboleta” e “Samba do amor universal”, além da faixa-título “A coragem de ser poeta” são parcerias da dupla melodista/letrista. Do disco, com arranjos, produção, voz, violão e teclados de Eduardo Santhana, também participaram Sergio Bello (baixo, guitarra e programações); Isadora Santana (voz e vocal); Marcelo Maganha (trompete); Gilton Foschiani (viola) e Alvinho (acordeon). O trabalho contou com textos de apresentações dos jornalistas Juca Novaes e Paulo Bomfim, dos quais destacamos os seguintes trechos: “Sambas, boleros, modas e todas saídas da lira inspirada de Eduardo Santhana, emoldurando a poesia fina de José Eduardo Mendes Camargo. Eis uma receita de arte da melhor qualidade.” Juca Novaes. “As águas cantantes de Dois Córregos refletem o encontro da música de Eduardo Santhana com a poesia de José Eduardo Mendes Camargo. Neste momento de beleza a vida vira canção.” Paulo Bomfim.