
Pesquisador, escritor e músico.
Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP, com pós-graduações em Sociologia, pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo, e pela UNIFAI/PUC-SP em História: Arte e Cultura.
Mestre em Políticas de Educação pela Universidade Nove de Julho de São Paulo.
Professor universitário na área de Ciências Sociais.
Atuou como Conselheiro Honorário do Clube do Choro de Santos.
Membro do IHGSP – Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
Na década de 1990 trabalhou como produtor para a Rádio Brasil 2000 FM e para a Rádio Atividade FM.
Entre os anos de 1993 e 1996 estudou música na ULM – Tom Jobim do Estado de São Paulo, tendo aulas de clarineta com o maestro Portinho e orquestra e coral com maestro Roberto Bomílcar.
A partir do ano de 2004 atuou como colunista do Jornal Cantareira, escrevendo também, a partir do ano de 2007, para o Jornal Mundo Lusíada. Em 2010 trabalhou como comentarista da Rádio Nove de Julho AM 1600 Khz, da cidade de São Paulo.
Publicou artigos sobre educação, artes e música em vários veículos, como “Revista Acadêmica Integração – USJT, “Educação e Cultura”, São Paulo, v. nº 17, p. 133-137, 1998; “Educação e Artes: Parceria Harmônica”, São Paulo, v. nº13, p. 93-95, 1997.
Em 2013 lançou o livro “Chorando na Garoa – Memórias Musicais de São Paulo”, pelo Selo Independente Paulistinha/Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
Entre 2014 e 2015 tornou-se colunista da “Revista Família Cristã”. Para o portal Catraca Livre/Samba em Rede escreveu a Coluna Escola do Choro. Para o Centro Cultural São Paulo/Discoteca Oneyda Alvarenga produziu e apresentou os eventos: “Roda de Escuta: Chorando na Garoa”, em 2016, com a participação dos chorões Edmilson Capelupi, Paulo Serau, Cibele Palopoli e Guta do Pandeiro; “Documentário: Izaías Bueno de Almeida – 65 anos de choro”, 2017, Para o SESC Carmo desenvolveu o curso “Breve História do Choro na Cidade de São Paulo”, entre abril/ maio 2017. Palestrante no Clube do Choro de São Paulo em 2017. Pela Web Radio Casilêoca atuou como produtor e apresentador do programa “Choro e Companhia – Música Instrumental do Brasil”. Neste mesmo ano, de 2017, o grupo Izaías e Seus Chorões denominou seu disco como “Chorando na Garoa” inspirado na composição de Izaías Bueno de Almeida em homenagem à obra supracitada. Publicou o livro “Conjunto Atlântico “Uma História de Amor ao Choro”, pelo Selo Independente Paulistinha.
Fez palestra na Jornada do Patrimônio Histórico falando sobre o gênero choro e música paulista, em 2018 e 2019.
Entre os anos de 1986 e 1989 integrou o Coral do Centro Cultural São Paulo, sob a regência de Joaquim Paulo do Espírito Santo.
Em 2008 atuou como pesquisador e roteirista musical do show “100 Anos de Cartola & Cinquentenário da Bossa Nova – Uma Homenagem”, apresentado no SESC Consolação. A partir deste mesmo ano, de 2008, e até o ano seguinte, em 2009, foi clarinetista do grupo Choro & Canção, do SESC SP.
No ano de 2013 fez parte do Coro da EMESP-SP, liderado pela maestrina Ana Beatriz Zaghi. No posterior, em 2014, escreveu o texto de apresentação do CD “Coração verde & amarelo”, do Conjunto Retratos. Ainda em 2014 apresentou no teatro Terra da Garoa o Show “Chorando na Garoa – Homenagem aos Chorões e Seresteiros”, com Izaías e Seus Chorões, Ventura Ramires e grupo, Conjunto Retratos, Pedro Ramos, Stanley Carvalho, Daniel Migliavacca, Gabriela Machado e Camila Silva.
No ano de 2018 passou a atuar no Collegium Musicum de São Paulo e no Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Em 2019, no Teatro Municipal Flávio Império, apresentou o show “Chorando na Garoa – 5 Anos” e na ESPM Centro Cultural, o “Show Chorando na Garoa – Dia do Choro Paulistano”. Neste mesmo ano, de 2019, participou do evento “Encontros Era D’Auria – Uma Roda de Memórias: Histórias e Perspectivas”. Mesa 1: O Conjunto Atlântico e Mesa 2: Mulheres no Choro, com Izaías do Bandolim, Lula Gama, Marco Bailão, Clodoaldo, Altair D’Auria, Luiz Pires, Jane do Bandolim, Cibele Palopoli, Camila do Cavaquinho e Grupo Velhos Tempos.