0.000
©
Nome Artístico
Jorge Pescara
Nome verdadeiro
Jorge Luiz Pescara
Data de nascimento
14/1/1966
Local de nascimento
Santo André, SP
Dados biográficos

Instrumentista (contrabaixista e touchguitarrista). Diretor Musical. Pesquisador musical. Professor de contrabaixo. Jornalista.

Graduado em música na FASCS (Fundação das Artes). Cursou a ULM (Universidade Livre Tom Jobim de Música) e a Escola Municipal de Música (EMM), onde estudou contrabaixo com o professor búlgaro Sandor Molnar Jr. Foi aluno de contrabaixo do russo Nicolaus Tchevtchenko, fretless electric bass com Cláudio Bertrami e improvisação e grooves com Arthur Maia.

Cursou “Luthieria DiCarmo” com o luthier José Roberto do Carmo; “Tecnologia Aplicada Á Música”, com o engenheiro de áudio Adinaldo Neves; “Técnicas de Estúdio no Home Studio/RJ”, com Sérgio Izecksohn; “Desenho Artístico e Publicitário”, na Escola Oficina de Artes e Criação, IUB.

Na década de 1990 prestou consultoria (baixo elétrico) para diversas empresas importadoras de instrumentos e equipamentos musicais, tais como Brazil Percussion e para a BassCentre. A partir desta década passou a atuar como endorse da Zoom Effects.

Lecionou no Conservatório Brooklin Paulista, de 1990 a 1993; na FASCS, em 1991; na instituição Baixo Mania, escola de contrabaixo de Celso Pixinga, em 1991 e 1992, e no Conservatório Ars et Scientia do Brasil, por quatro anos, a partir do ano de 1992. Promoveu workshops em Portugal, Espanha e no Brasil, entre eles o “XVIII Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília”, como assistente de Arthur Maia.

Atuou como diretor da Associação Brasileira de Contrabaixistas, na qual colaborou na organização de eventos nacionais e internacionais, dos quais participaram John Patitucci, Gary Karr, Arthur Maia e Nico Assumpção, entre outros.

Lançou, em 1994, o videoaula “O Contrabaixo Completo”, pela MPO Vídeo Editora.

Fez parte do júri do “Concursos de Música II Batuka 97”, no Teatro da Cultura Inglesa (SP), e do “V Festivalda 99”, no Morro da Urca, no Rio de Janeiro.

Escreveu cerca de 500 artigos sobre baixo elétrico, além de artigos técnicos, resenhas de equipamentos, críticas de CDs, entrevistas e dicas em diversas revistas no Brasil, sendo colaborador efetivo em algumas delas, tais como “Tok pra Quem Toca”, “On & Off”, “Música e Mercado”, “Áudio Música & Tecnologia”, “Rock Brigade”, “Modern Drummer Brasil”, “Guitarra Cover”, “Bass Player Brasil”, “Baixo Cover” e “Backstage”.

Autor dos livros sobre baixo elétrico: “Arthur Maia Transcriptions” (Editora MPO/1995); “Curso TKT-Jorge Pescara de Baixo Elétrico em 6 volumes” (Editora TKT Musical, 1997); “Contrabaixo Elétrico para Iniciantes” (Editora Irmãos Vitale, 2004); “Dicionário Brasileiro de Baixo Elétrico” (Editora H. Sheldon, 2005); “Harmônicos – Coleção Toque de Mestre” (HMP Editora, 2007); “Manual do Groove” (Editora Irmãos Vitale, 2008) e “Compêndio de Harmônicos – O Contrabaixo Completo” (Editora Tipografia Musical, 2022).

Dados artísticos

Iniciou sua carreira profissional em 1988, junto à banda pop FOG, com a qual se apresentou na noite paulistana. Dois anos depois, em 1990, gravou as linhas de contrabaixo no especial “Noite feliz” (TV Manchete), em músicas cantadas por Angélica e Nico Resende. No ano seguinte, em 1991, foi o vencedor do “1º Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo UNESP 1991” (Universidade Estadual Paulista) nas categorias “Melhor Composição” e “Melhor Intérprete” com sua composição “Ao Cósmico”. Ainda em 1991 formou a banda de fusion Alquimia 4, e em seguida, integrou um trio ao lado de Maurício Leite (bateria) e Sydnei Carvalho (guitarra), com o qual se apresentou em várias cidades brasileiras.

Entre os anos de 1990 e 1993 fez parte do grupo David Bowie Cover, acompanhando com a mesma banda o cantor e compositor Gertez Palma em seu primeiro disco.

Durante os anos que se seguiram tocou e gravou com músicos paulistas, tais como Edu Helou (‘Ser’), Renato Grimberg (‘Caetano Sem Palavras’), Leilah Neme (‘Correndo Perigo’), Evandro Palma (‘Verônica Sal’), Mello Jr. (‘Plugged’), Laura Finocchiaro (‘Ecoglitter’), Duda Neves, Michel Freidenson, Cássio Polleto, Sérgio Zuraswsky, Edu Viana e Lika Meinberg, entre outros.

Apresentou-se em stands de expositores da “Expomusic SP 92” (Bravox), 93 (Warwick / Brazil Percussion), 94 (Ibanez / Music Power), 96 (Zoom / Royal), 97 (Gallien Krueger / SK Áudio) e AES 99 (Selenium), sendo endorsee oficial, respaldado pelas respectivas empresas. Participou, ainda, da abertura oficial da “Expomusic 94”, ao lado dos também contrabaixistas Arthur Maia, Pedro Ivo, Arismar do Espírito Santo, André “Negão” Rodrigues e Jorge Oscar, no show homenageou Gilberto Gil, que cantou a composição “Domingo no parque”.

No ano de 1998 reformulou o então grupo de soul LinhAmarela, assumindo a direção musical, produzindo o EP “LinhAmarela”, também incluindo a faixa “Só você” no coletânea “Som das Lonas” (Selo Rio Arte Digital), no mesmo ano. Ainda em 1998 passou a atuar como diretor musical da cantora Ithamara Koorax, com quem gravou vários discos (‘Love Dance’, ‘Brazilian Butterfly’, ‘Got to be Real’, ‘Street Anfels’ e ‘Brazil All Stars Rio Strut’), excursionando pelo Brasil, Europa e Ásia, participando de diversos programas de televisão, destacando-se “Domingão do Faustão”, e a transmissão ao vivo do show da cantora na Concha Acústica de Salvador, pela Rede Globo-BA. Neste mesmo ano de 1998 passou a integrar a banda Zero, tendo excursionado pelo Sudeste, apresentando-se em diversos programas de televisão, tais como “Jô Soares 11:30, da Rede Globo; “Altas Horas”, da Rede Globo; “Super Pop”, da Rede TV. A partir deste ano, de 1998, passou a gravar e a se apresentar com o grupo Chapman Stick; Edu Helou e Lord K. Posteriormente passou para o touchguitar, sendo um dos pioneiros a gravar profissionalmente esse tipo de instrumento no Brasil. Com o touchguitar gravou o CD “Knight Without Armour”.

No ano posterior, em 1999, passou a fazer a direção musical dos shows do baterista Dom Um Romão, vindo a gravar três discos com ele e participado do especial “Ensaio (com Fernando Faro) da TV Cultura de São Paulo. Nesse mesmo ano gravou com Ithamara Kooorax, Dom Um Romão, Luiz Bonfá e Lord K no CD “Street Angels” para a gravadora inglesa Mr. Bongo. Fez a pré-produção e coproduziu as gravações de várias faixas do CD “Planeta música”, de Arthur Maia.

No ano de 2001, fazendo parte da banda de rock Zero, gravou o CD “ElectroAcústico”, lançado pela gravadora Sony Music. Nesse mesmo ano participou do disco “Friends from Brasil” (Jazz Station Records), ao lado de Ithamara Koorax, Dom Um Romão, Eumir Deodato, Cláudio Roditi, Laudir de Oliveira, entre outros.

Em 2005, lançou o CD “Grooves In The Temple”, contando com as participações especiais de Eumir Deodato, Thiago de Mello, Dom Um Romão, Luiz Bonfá, João Palma, Glauton Simmas Campello, Ithamara Koorax, Cláudio Infante, Laudir de Oliveira, Cláudio Zoli e Alfredo Dias Gomes. O disco foi produzido por Arnaldo DeSouteiro e contou com distribuição em mais de 17 países da Europa, Ásia e América do Sul e do Norte por intermédio das gravadoras Jazz Station Records (USA), VoicePrint (UK), Tratore (BR). O trabalho obteve resenhas nas revistas e publicações especializadas em música, tais como “Bass Magazine” (Japão); “Jazz’n More” (Suíça); “Cadence Magazine” (USA); “E-Magazine” (Japão); “52 Street” (Coréia); “Jazz Hot” (França); “Diário de Notícias Madeira” (Portugal); além das brasileiras “Backstage”; “Áudio Música”; “Tecnologia”; “Cover Baixo” e “Modern Drummer Brasil”.

Em 2007, integrando a banda Zero, participou das gravações do CD “Quinto Elemento” (Independente), no qual foi incluída a sua composição “A culpa não é do amor”, em parceria com Guilherme Isnard.

No ano de 2012 lançou o CD “Knight Without Armour”, contendo suas composições “A point of view”, “Praematurus incubus”, “Meteor”, “Net virus”, “The reptilian song”, “Maya’s pyramid – morphing I”, “Infinitum”, “World new” e a faixa-título. No ano posterior, em 2013, participou do trio Dialeto, lançando em diversos países o CD “The Last Tribe”, pelo selo Moonjune Records/USA.

Em 2017 gravou o trabalho digital “Teleportation” (Independente) integrando o trio instrumental Perfect3, tendo na bateria Edson X e nas guitarras Marcel Rocha. Nesse mesmo ano montou a banda Pescara – Knight, apresentando-se em festivais de rock progressivo, com destaque para o “Carioca ProgFest”, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro.

A partir de 2018 formou com Renata Puntel o duo acústico Laranja Boreal. Nesse ano produziu o CD “Sol de Refletor”, da banda pop LinhAmarela. Ainda em 2018 iniciou parceria em vários projetos do guitarrista Victor Biglione, com destaque para a apresentações em festivais de jazz e blues “Prio Jazz & Blues Festival”.

Em 2019 lançou o CD “Grooves in the Eden”, pelos selos Music Magick e Jazz Station.

No ano de 2022 participou do CD “Alex Antunes & Death Machine”.

Em 2024 voltou a participar do “Prio Jazz & Blues Festival”, desta vez com a banda de Ithamara Koorax. Integrando o Victor Biglione Trio (com Victor Biglione: guitarra, e Roberto Alemão: bateria) apresentou-se no show “Universal Blues”, no Blue Note Rio, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, espetáculo que contou com as participações especiais das cantoras Miramar Mangabeira e Renata Puntel. Ainda em 2024 foi lançado o EP “Frugal & psicodélica – Victor Biglione (arranjos, direção musical e violão de seis cordas) & Renata Puntel (voz, teclados e harpa celta) – Participação Especial de Jorge Pescara (Selo Music Magick), para o qual fez os arranjos, baixo, produção musical, produção executiva e mixagens). O trabalho contou com Guto Golff (bateria), Iuri Sant’Anna (bateria) e Davide Zaccaria (violoncelo). No álbum foram executadas as faixas “Hotel das estrelas” (Jards Macalé e Duda Machado); “Baby’ (Caetano Veloso); “Divino maravilhoso” (Caetano Veloso e Gilberto Gil); “Cultura e civilização” (Gilberto Gil); “Vou recomeçar” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos); “Objeto sim, objeto não” (Gilberto Gil); “London, London” (Caetano Veloso); “Mini mistério (Gilberto Gil) e “Pérola negra”, de Luiz Melodia. O disco teve coquetel de lançamento, com audição, no Espaço BB – Coletivo de Artes Visuais, no Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

Ao longo da carreira tocou e gravou com Ithamara Koorax, Dom Um Romão, Eumir Deodato, Luiz Bonfá, Ney Matogrosso, Paulo Moura, Zé Ramalho, Laudir de Oliveira, Arthur Maia, Celso Fonseca, Thiago de Mello, José Roberto Bertrami, Mário Castro-Neves, Lord K, Nabby Clifford, Cláudio Zoli, Victor Biglione, Miéle, Armando Nogueira, DJ Marcelinho DaLua, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Sylvio César, Preta Gil, Rhossi, Mc Xis, Jair Rodrigues, Carlos Pingarilho, Angélica, Nico Resende, Laura Finocchiaro, Jadir de Castro, Márcio Montarroyos, Luciano Alves, Duda Neves, Laudir de Oliveira, João Palma, Fábio Golfetti, Roberto Sallaberry, Cassio Poletto, Sydnei Carvalho, Mauricio Leite, além  das bandas LinhAmarela,  Zero e Cartilagem, essa última de Renato Negreti Rocha. Em Portugal, onde residiu por alguns anos, trabalhou com Fernando Girão, Paco Bandeira e os grupos Terra D’Água e LomBo.

Discografias
2024 Selo Music Magick CD Frugal & psicodélica (c/ Victor Biglione & Renata Puntel - Part. Jorge Pescara) EP
2019 Music Magick /Jazz Station Records CD Grooves in the Eden
2019 Selo Minsmusica CD Sol de Refletor

(c/ LinhAmarela)

2017 Independente CD Teleportation

(c/ Perfect3)

2013 Moonjune Records USA CD The Last Tribe

(c/ Trio Dialeto)

2012 Voiceprint Records UK CD Knight Without Armour
2005 Voiceprint Records UK / Jazz Station Records USA CD Grooves In The Temple
Obras
A culpa não é do amor - (c/ Guilherme Isnard)
A point of view
Azymuth men
Brain forest - (c/ Edson X e Marcel Rocha)
Caliente - (c/ Roberto Sallaberry e Sandro Haick)
Credo - (c/ Luis Fernando Keller e Iuri Sant'Anna)
Deep mind - (c/ Edson X e Marcel Rocha)
Então vem - (c/ Claudio Kote, Ricardo Villas e Paula Faour)
Grooves in the temple
Infinitum - (c/ Marc Jung)
Invocation - (c/ Roberto Sallaberry)
Knight without armour - (c/ Alex Frias)
Man no programmable - (c/ Edson X e Marcel Rocha)
Maya’s pyramid - morphing I - (c/ Marc Jung)
Meteor
Net vírus
Plato's dialogues: Critias - (c/ Thiago de Mello)
Praematurus incubus - (c/ Marc Jung)
Quantum fuzz - (c/ Edson X e Marcel Rocha)
Simultaneous - (c/ Edson X e Marcel Rocha)
Só você - (c/ Claudio Kote, Ricardo Villas e Paula Faour)
Terrestrial - (c/ Edson X e Marcel Rocha)
The reptilian song - (c/ Marc Jung)
Tudo bem - (c/ Claudio Kote, Ricardo Villas e Paula Faour)
World new - (c/ Glauton Campello)
World news - (c/ Edson X e Marcel Rocha)
⁠Ao cósmico
⁠Grooves in the Eden - (c/ Glauton Campello)
⁠Hologram
⁠MacumBass - (c/ Laudir de Oliveira)
⁠The great emperor of bass
⁠Étude for mr. Pastorius Meteor
⁠⁠Plato's dialogues: Timaeus - (c/ Thiago de Mello)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: 4ª ed. EAS Editora, 2024.