3.001
Nome Artístico
João Viola
Data de nascimento
22/2/1943
Local de nascimento
Três Corações, MG
Dados biográficos

Violeiro. Cantor.

Nascido na Fazenda dos Ferros, em Flora, município de Três Corações, MG. Caçula entre doze irmãos, teve do pai , Antônio Pinto de Carvalho, trabalhador rural e sanfoneiro, o incentivo no gosto pela música. Entre seus doze irmãos, cinco desenvolveram talento nessa arte tocando e cantando. José Sebastião tocava violão e cavaquinho; Geraldo tocava violão, mas foi Sebastião Pinto, já falecido, o único que continuou o instrumento do pai. Todos cantavam. Influenciado pela convivência musical em casa, o caçula, João, logo se interessou por música.Com 6 anos de idade, todas as vezes que José saía para o trabalho de capina ou para cuidar do gado da fazenda em que trabalhava, João pegava, escondido, seu cavaquinho e ia tirando as músicas que vira seu irmão tocar.

José, ao chegar em casa um dia,percebeu que uma das cordas de seu cavaquinho estava arrebentada, em disposição diferente do que deixara, com as cordas frouxas.Soube, então, que João já tocava o instrumento. Não acreditando, mandou o irmão afinar o instrumento. Se afinasse, ganharia um cavaquinho igual ao seu. Se não, levaria uma surra de correia.

O menino começou a tarefa e, quando afinou a 2ª corda, José o abraçou emocionado e logo que recebeu seu minguado salário, cumpriu a promessa e deu-lhe um cavaquinho novo.

Dados artísticos

Com 13 anos, com seu irmão Antônio, formou a dupla Juazeiro e João Viola, composta por dois violões. Desde então adotou o nome artístico de João Viola.

Passaram, em pouco tempo, a se apresentar no programa “Despertar no sertão”, comandado pelo radialista Juca Pinduba, na Rádio Clube Três Corações.

Aprendeu a tocar viola com seu irmão Antônio ,e também utilizando o Método de Viola Caipira da dupla Tonico e Tinoco.

A dupla começou, então, a fazer shows por toda a região do Sul de Minas, mas, em 1966, Antonio resolveu parar com a música.

Em 1970, João deixou a roça e mudou-se para Três Corações, para trabalhar como balconista em um armazém local. Lá ficou até 1974. Daí, foi trabalhar numa empresa produtora de bujões de gás e rodas de automóvel – como segurança dos funcionários. De 1991a 1995 trabalhou como vigia numa empresa de produtos lácteos.Em seguida trabalhou como vigia numa escola, até sua aposentadoria.

Paralelamente aos empregos continuava sua carreira musical formando duplas com amigos.Na década de 1970 conheceu a dupla Zé Monteiro e Vieninho, da vizinha cidade de Varginha, e passou a acompanhá-la em shows. Em 1977 gravou com ela o disco “Zé Monteiro e Vieninho”, e, em 1995, “Nossa Gente”

Em 2002, gravou, com Antonio Bernardo e Jr., O CD “Campeões da Viola”.

Ainda trabalhando como vigia no Bradesco, desde 2003, formou dupla como violonista Zé Guilherme, continuando a tocar em churrascos, festas, clubes, etc.

Discografias
2002 com Antonio Bernardo CD Campeões da Viola
1995 com Zé Monteiro e Vieninho LP Nossa Gente
1977 LP com Zé Monteiro e Vieninho