0.000
Nome Artístico
João Pinheiro
Nome verdadeiro
João Pinheiro de Oliveira Filho
Data de nascimento
8/7/1966
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Compositor. Cantor.

Aos nove anos de idade classificou-se em 1º lugar no Concurso de Poesia do Colégio Amaro Cavalcanti, com “Coração bobo”. Compôs sua primeira música, “O chapéu”, com 16 anos de idade. Cursou Propaganda e Marketing na Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso (Facha). Nessa instituição, começou a apresentar-se informalmente como cantor. Trabalhou em diagramação de livros infantis para a Editora Moderna.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira artística em 1991, substituindo a cantora Leila Pinheiro no projeto “Sextas musicais” da Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso, apresentando canções próprias e de outros compositores. Em seguida, realizou shows de abertura para Pepeu Gomes e Ithamara Koorax,e começou a atuar no circuito universitário e em outros espaços cariocas, como Jazzmania, Rio Jazz Club, Mistura Fina, Teatro Gonzaguinha e Hipódromo Up (RJ).

Em 1998, participou do projeto “Humaitá pra peixe”, realizado no Espaço Cultural Sérgio Pôrto (RJ). Ainda nesse ano, abriu a série de programas “Novos talentos”, para a Rádio MEC/RJ.

Em 1999, gravou o CD “Brasilidad”, com 10 músicas de sua autoria e quatro de outros compositores. Apresentou-se em show de lançamento do disco no Teatro Rival (RJ), tendo como madrinha musical a cantora Beth Carvalho. O espetáculo contou ainda com a participação da poetisa Elisa Lucinda, do amolador de facas Seu José, da clarinetista e cantora Ju Cassou e do tecladista Kiko Furtado. Em seguida, participou do projeto “Novo canto”, realizado no Terraço Rio Sul, ao lado de Jards Macalé. Ainda em 1999, atuou no projeto “Canto aberto”, realizado no Merci Piano Bar (RJ), apresentando a cantora Juliana Impaléa. Lançou a home page “Brasilidad”, selecionada para concorrer ao prêmio Ibest da internet.

Em 2000, apresentou-se pelo projeto “Terça demo” no Museu do Telephone, tendo como convidadas especiais a cantora e clarinetista Ju Cassou e a atriz Dill Costa. Nesse ano, participou do programa “Ao vivo entre amigos”, transmitido pela Rádio MEC/RJ. Também em 2000, apresentou-se no projeto “Bonde musical”, realizado no Centro Cultural Light (RJ) e realizou participação especial em shows de Ju Cassou (Museu do Telephone), Jack Motta (Ballroom), Sylvio de Oliveira (Boate W e Espaço Cultural Caravelas), Kiko Furtado (Mistura Up e Café do Teatro Shopping da Gávea) e Daniel Gonzaga (show em homenagem aos 50 anos de Gonzaguinha, realizado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro).

Participou de discos de Ju Cassou, Sylvio de Oliveira e Kiko Furtado.

Assinou a direção de shows de Ju Cassou (Museu do Telephone), Renata Mansour (Café do Teatro Shopping da Gávea), Kiko Furtado (Mistura Up e Café do Teatro) e Jack Motta (Ballroom), no Rio de Janeiro.

Em 2002, viajou pra Paris, lançando o CD “Brasilidad” no mercado europeu. O disco obteve destaque no evento em homenagem à Cultural Latino-Americana, que teve lugar nas Galeries Lafayettes. Após intensa divulgação nas rádios, recebeu o aval do programador Patrick, da Rádio Alfa, para enviar e fazer comentários de outros CDs independentes de artistas brasileiros na Alfa.

Discografias
2000 CD Coletânea Novo Canto-volume 4

(Participação:)

1999 Independente CD Brasilidad
Obras
Amola-se dor
Brasilidad
Coração dos outros (c/ Jack Holanda)
Filó
Flor de um dia (c/ André Agra e Alexandre Loro)
Jura (c/ Gil Barata)
O café de Eliane (c/ Alexandre Loro)
O chapéu (c/ Gil Barata)
Os sertanejos
Pro meu amor parar de fumar (c/ Alexandre Loro)
Água de poço (c/ Alexandre Loro)
Shows
Brasilidad. Espaço Cultural Caravelas, RJ.
Brasilidad. Hipódromo Up, RJ.
Brasilidad. Teatro Rival, RJ.
Brasilidad. The Ballroom, RJ.
João Pinheiro. Bay Market, RJ.
João Pinheiro. Iguatemi Shopping, RJ.
João Pinheiro. Jazzmania, RJ.
João Pinheiro. Madureira Shopping, RJ.
João Pinheiro. Merci Piano Bar, RJ.
João Pinheiro. Mistura Fina, RJ.
João Pinheiro. Niterói Plaza, RJ.
João Pinheiro. UNI-Rio, RJ.
João Pinheiro. Uerj, RJ.
João Pinheiro. Universidade Santa Úrsula, RJ.
Projeto Bonde musical. Centro Cultural Light, RJ.
Projeto Canto aberto. Merci Piano Bar, RJ.
Projeto Novo canto. Terraço Rio Sul, RJ.
Projeto Sextas Musicais. Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso, RJ.
Projeto Terça demo. Museu do Telephone, RJ.