0.000
©
Nome Artístico
João Gordo
Nome verdadeiro
João Francisco Benedan
Data de nascimento
13/3/1964
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Cantor e compositor, componente histórico da banda Ratos de Porão como vocalista.

Casado com Viviana Torrico, em 2004 tornou-se pai de Victoria

Em 2005 tornou-se pai de Pietro

Dados artísticos

Começou a carreira como vocalista da banda Ratos de Porão, em 1981. Mais tarde começou a trabalhar também como apresentador de TV.

Em 1996 se tornou apresentador na MTV Brasil tendo atuado nos programas Suor, Garganta e Torcicolo, Gordo Pop Show, Gordo on Ice, Gordo a Go-Go, Piores Clipes do Mundo, Gordo Freak Show, Gordo à Bolonhesa, Fundão MTV, Gordoshop e Gordo Visita.

Em 2003, recebeu prêmio de melhor apresentador da Associação Paulista de Críticos de Arte pelo programa Gordo a Go-Go.

Em 2007 fez uma participação especial na música “Vida de magnata”, no álbum “Ritmo, Ritual e Responsa” da banda Charlie Brown Jr.

Em 2010, até o ano de 2012, apresentou na TV Record quadro no programa Legendários.

Em 2015 lançou, no YouTube, o programa culinário “Panelaço”. No mesmo ano  apresentou o programa de rádio Tiki Nervioso, ao lado do músico Marinho (ex-Pavilhão 9) pela 89 FM, de São Paulo(SP).

Em 2016 apresentou o talk show  Eletrogordo, no Canal Brasil. No mesmo ano lançou, com o escritor e jornalista André Barcinski, a biografia, “Viva La Vida Tosca”.

Em 2022 lançou, com o Asteroides Trio, o LP “tributo  Punkabilly aos 40 anos de Ratos de Porão”, com versões em Rockabilly das músicas da banda Ratos de Porão. Ainda em 2022,  lançou o álbum Brutal Brega pelo selo Wikimetal Music. As músicas incluídas foram , no lado A “Direito de fumar”, “Crucificados pelo sistema”, “Beber até morrer”, “Crise geral”, “Juventude perdida” e “Difícil de entender”. No lado B entraramas músicas “Próximo alvo”, “O dotadão deve morrer”, “AIDS, pop, repressão”, “Expresso da escravidão”, “Sofrer”, “Levante little susie” e “Deixe-me levá-la para casa”.

Em maio de 2024 começou a lançar singles do  “Brutal Brega – MPB Mode”, com canções de Belchior, Caetano Veloso e Tim Maia.

 

Entre os outros projetos paralelos à banda Ratos do Porão se incluem as banda LockDown, e Revolta, com Igor Cavalera e Moyses Kolesne.

 

Discografias
2024 Wikimetal Music Coroné Antônio Bento

Single

2024 Infernal infecção

Single com Asteroides Trio

2024 Maldição Maldita

Single com Asteroides Trio

2023 Wikimetal Music Sandra Rosa Madalena

single

2022 Wikimetal Music Brutal Brega
2022 Showlivre João Gordo & Asteroides Trio no Estúdio Showlivre(ao vivo)
2022 Tributo Punkabilly aos 40 anos de Ratos de Porão