
Compositor. Teatrólogo. Jornalista.
Seu pai, Eduardo Penafiel da Silva, era um famoso construtor português que, por ser primogênito, trocou o nome para Eduardo Morgado. Nasceu no bairro carioca de Vila Isabel e recebeu o nome de João da Silva Morgado. Mais tarde, recebeu da Igreja de Portugal o título de Conde, passando a chamar-se João de Wilton Morgado. Foi funcionário federal, escritor e cronista carnavalesco.
Trabalhou nos seguintes jornais cariocas: Jornal do Brasil, Correio da Manhã (1904-1937), Diário de Notícias (1908), A Imprensa (1908), A Época (1915), além de O País (1916). Foi colaborador de muitos outros órgãos de imprensa mineiros, paulistas e portugueses. Um apaixonado pelo carnaval, foi idealizador e organizador de vários blocos, instituindo prêmios para as fantasias e carros alegóricos. Organizador das tradicionais batalhas de confete, sempre integrava as comissões julgadoras dos desfiles carnavalescos. Organizou, em 1915, a Mi-Carême, festa dos campeões do carnaval, realizada com sucesso nos domingos de Páscoa. Como teatrólogo, escreveu vários dramas e comédias: “Silvina, Cruz e perdão”, “Por causa das dúvidas”, “O engano”, “O paletó não é meu” e “Tio Tibério”. Escreveu dois livros: “Arpejos”, em versos, e “Cintilações”, em prosa. Foi membro da Comissão de Frente do Clube dos Democráticos.
Popular compositor carnavalesco das primeiras décadas do século XX, no Rio de Janeiro. Compôs dezenas de sambas e marchinhas de carnaval, entre elas a marcha “Deixa ela” e o samba “Olá”. Em 1927, teve o samba “Vou te deixar” gravado por Francisco Alves pela Odeon. Em 1928, Francisco Alves gravou na Odeon o samba “Sou o meu bem”. Nesse mesmo ano, conheceu talvez seu maior sucesso, o samba “Vem comigo”, campeão do carnaval do ano seguinte. Além de muito cantado na famosa Festa da Penha, foi gravado por Francisco Alves na Parlophon. Em 1929, Laís Areda gravou a toada brasileira “Nossa canção”, na Odeon e Francisco Alves na Parlophon o samba “Não jures”. No mesmo ano, Vicente Paiva gravou na Parlophon o samba “Mulheres sapecas”. Em 1930, seu samba “Não chora”, foi gravado por Helena de Carvalho na Victor e o samba “Orgulhosa”, por Iolanda Osório na Brunswick. No mesmo ano, compôs com Heitor dos Prazeres o samba-canção “Tristeza” gravado por Januário de Oliveira na Columbia. Ainda nesse mesmo ano, Francisco Alves gravou em dueto com Luci Campos na Odeon o samba “Não se esqueça do seu bem”. Em 1931, teve quatro composições gravadas na Parlophon: Paulo Neto de Freitas gravou as canções “Quebranto” e “Pra vancê” e Murilo Caldas os sambas “Guiomar” e “Deixei”. Em 1932, Elza Cabral gravou na Columbia seu samba “Falso amor”
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965.
MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.
SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume1. São Paulo: Editora: 34, 1999.
VASCONCELLO, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira – volume 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.