3.754
©
Nome Artístico
João Camarero
Nome verdadeiro
João Camarero Duarte
Data de nascimento
1/6/1990
Local de nascimento
Ribeirão Preto, SP
Dados biográficos

Músico. Violonista (seis e sete cordas).

Nascido em Ribeirão Preto (SP) e criado na cidade de Avaré (SP).

Formado pelo Conservatório de Tatuí, em São Paulo.

Em 2011 radicou-se no Rio de Janeiro.

Estudou vilão com João Lyra, na Escola Portátil de Música, no Rio de Janeiro, onde passou a atuar como professor e monitor.

Dados artísticos

Como violonista acompanhou diversos artistas nacionais e internacionas, entre os quais Joel Nascimento, Danilo Brito, Deo Rian, Altamiro Carrilho, Zélia Duncan, Humberto Araújo, Silvério Pontes, Zé Paulo Becker, Alessandro Penezzi, Jorginho do Pandeiro, Luciana Rabello, Maurício Carilho, Yamandu Costa, Wilson Moreira, Pedro Amorim, Elton Medeiros, Tia Surica, Roberto Silva, Ronaldo do Bandolim, Ademilde Fonseca, Nailor Proveta, Leci Brandão, Monarco, Nelson Sargento, Cristina Buarque, David Grisman e Mike Marshall.

Apresentou-se em diversos países, entre os quais França, Itália, Alemanha e Estados Unidos, destacando-se sua participação no evento “Roda de Choro Instrumental de Torino”, na Alemanha, integrando o grupo Camerata de Violões e Cia. Com o mesmo grupo apresentou-se no “The Mandolim Symposium”, na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz e no festival “Jazz on the Plaza”, em Nova Iorque como convidado do guitarrista Howard Alden.

Como violonista participou de gravações em programas de televisão, entre eles o “Sr. Brasil”, de Rolando Bodrin, na TV Cultura de São Paulo, o programa “Roberto Mahn e Regional Imperial” e o programa  “Instrumental Sesc Brasil”, integrando o regional que acompanhou o bandolinista Danilo Brito.

Ao lado de Tuco, Junior Pita, Lucas Arantes, Roberto Amaral, Rafael Toledo, Alfredo Castro, Jorge Garcia, Donga, Pedro Pita, Francineth e Keila Santos integrou o grupo paulista Tuco & Batalhão de Sambistas, com o qual lançou no ano de 2010 o CD “Peso é peso – Tuco & Batalhão de Sambistas Ao vivo”, com participações especiais de Nelson Sargento, Monarco e da cantora e pesquisadora Cristina Buarque, que orientou a pesquisa de repertório do disco. O CD foi lançado em vários shows pelo país, entre eles no palco do Palácio das Artes, em Belo Horizonte; no Teatro Rival Br, no Rio de Janeiro e Sesc Santos, tendo Monarco e Roberto Silva como convidados especiais.

Integrou vários grupos de choro e o Regional Imperial.

No ano de 2013 formou um duo com o cantor e violonista mineiro Artur Pádua, com o qual montou o espetáculo “Retratos Brasileiros”, apresentado no palco do Conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais, no centro de Belo Horizonte.

Em 2015, em duo com Artur Pádua (voz e violão) apresentou-se no Status Café Cultura e Arte, em Belo Horizonte, Minas Gerais em show com participações especiais de Rafael Mallmith (violão 7 cordas) e Daniel Capu (cavaquinho). No repertório, sambas, valsas e modinhas, passando por Pixinguinha, Cândido das Neves e J. Cascata, até Vinicius de Moraes, Cartola e Paulinho da Viola.

Em 2016 lançou seu primeiro CD solo “João Camarero”, que incluiu a inédita e autoral “Impressões sobre uma despedida” e ainda, “Colibri” (Armando Neves), “Descaso” (João Lyra), “Fazendo a cama” (Julião Pinheiro), “Mimoso” (João Pernambuco), entre outras.

Em 2019 lançou o CD “Vento brando”, que incluiu músicas inéditas e autorais como “Paulistano” (c/ Rafael Mallmith) e faixa-título “Vento brando” (c/ Critovão Bastos). Viabilizado pela plataforma Guitar Coop, o disco teve participações de músicos como João Lyra (violão) e Lucas Arantes (cavaquinho).

Em 2022 lançou o CD “Gentil assombro” com dez faixas, dentre as quais músicas autorais como “Pequenas valsas sentimentais #3” e “Pequenas valsas sentimentais #5”. Nesse mesmo ano ançou, em parceria com o cantor Celso Sim, o álbum “Divina dádiva-dívida”.

Em 2025 lançou o EP “Baden”, produzido por Alexandre Fontanetti, com as faixas “Voltei”, “Chará”, “Poema dos olhos da amada (Introdução)”, “O astronauta” e “Velho amigo”.

Discografias
2025 Independente CD Baden
2022 Circus CD Divina dádiva-dívida

(com Celso Sim)

2022 GuitarCoop CD Gentil assombro
2019 Guitar Coop CD Vento brando
2016 Acari Records CD João Camarero
Obras
Impressões sobre uma despedida
Paulistano c/ Rafael Mallmith
Pequenas valsas sentimentais #3
Pequenas valsas sentimentais #5
Vento brando c/ Critovão Bastos