0.000
Nome Artístico
João Callado
Nome verdadeiro
João Callado da Silva Pereira
Data de nascimento
7/8/ 1973
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cavaquinhista. Compositor. Arranjador. Produtor musical. Pintor.

Começou a estudar música aos nove anos, em uma aula de violão; e teve, ainda criança, as primeiras noções de teoria musical com seu pai, o intrumentista Marcio Pereira.
Desde muito novo, despertou grande interesse pela música e pelo desenho, estimulado pelo ambiente familiar no qual integravam, além do pai músico, sua mãe Tessy Callado, que trabalha com teatro, e seu avô, o escritor Antônio Callado.
Formado em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1997. Começou a trabalhar como músico antes mesmo de graduar-se, aprofundando seus estudos musicais logo em seguida.
Estudou violão com Dino sete cordas; cavaquinho com Wanderson Martins, Jayme Vignolli, Mauro Diniz, Márcio Almeida e Henrique Cazes; teoria musical e composição com Bia Paes Leme, Márcio Pereira, Ivan Carlos Fonseca e Caio Senna.
Como pintor, participou de exposições coletivas e individuais: Coletiva no Sesc de Copacabana, em 1999; Coletiva no Centro Cultural Carioca, em 2004; – Individual no Centro Cultural Carioca e no Carioca da Gema, em 2006; Coletiva na Chopperia Brazooka, em 2008.

Dados artísticos

Integrou como músico a Companhia Folclórica da UFRJ, tendo feito várias apresentações e participado do “II Festival Internacional de Folclore” em Ibague, Colômbia, no ano de 1997.
Entre 1996 a 1998 integrou o grupo Cordão do Boitatá, do qual também foi um dos fundadores.
Em 1997, integrou o grupo de choro Abraçando Jacaré, tendo acompanhado músicos como Yamandú Costa e Ronaldo do Bandolim, entre outros.
Em 1998, integrou o grupo de samba Grupo Semente.
Como instrumentista, acompanhou Teresa Cristina, Marisa Monte, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Dona Ivone Lara, Elton Medeiros, Beth Carvalho, Monarco, Jair do Cavaquinho, Argemiro Patrocínio, Luís Melodia, Ivor Lancellotti, Arlindo Cruz, Elza Soares, Turíbio Santos, Walter Alfaiate, Paulo Moura, Wilson das Neves, Guilherme de Brito, Wilson Moreira, Casquinha da Portela, Eduardo Neves, Pedro Luís e Roberta Sá, entre outros.
Com Teresa Cristina, o grupo fez shows em Tóquio, Paris, Berlim, Tenerife (Ilhas Canárias), Nova Delhi, Amsterdã, Cidade do México, Quito, Varna (Bulgária), Pretória (África do Sul), Moscou, Buenos Aires, São Paulo, Salvador, Curitiba, Recife, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Campina Grande, Aracaju, Maceió, Garanhuns, Brasília, Rondônia e  Belo Horizonte.
Tem parcerias com Teresa Cristina, Moyseis Marques, Edu Krieger, Délcio Carvalho, Fernando Temporão, Ana Costa, Ivor Lancellotti e Mauro Aguiar.
Participou de programas de rádio, cinema, teatro e musicais, compondo arranjos e atuando como diretor musical em algumas peças, dentre as quais a peça “Pedro Mico”, em 1997; “Uma Rede para Iemanjá”, em 2000; “A Flor e o Samba”, com Nando Duarte, em 1999 e 2005; “Rio Enredo do Meu Samba”, com Nando Duarte e Rodrigo Alzuguir, em 2004 e 2005; “Opereta Carioca”, com Nando Duarte, em 2008; “Oui Oui, a França É Aqui”, com Nando Duarte, em 2009. Tocou cavaquinho na peça “Clara Nunes. Brasil Mestiço”, em 2001 e 2003. Participou dos filmes: “Lara”, de Ana Maria Magalhães, com Teresa Cristina e Grupo Semente, em 2003; “Noel – Poeta da Vila”, de Ricardo van Steen, em 2006; e do curta “Samba no Botequim do seu Zé”, de Bernardo Gebara, em 2009. Também participou dos documentários: “Choro Novo”, de Roberto Thomé e Tiago Arakilian, em 2001; “Still in Transit” de Steve Clack, em 2007; “J. Carlos: Traço Fino”, de Zé Brito, em 2009; “A Paixão Segundo Callado”, em 2010.
Em 2009, foi indicado ao “3º Prêmio Contigo de Teatro”, no quesito “Melhor Espetáculo Musical Nacional”, pelo musical “Opereta Carioca”; e no ano seguinte, pelo musical “Oui Oui, A França é Aqui”, no quesito “Melhor Direção Musical”.
Em 2010, foi premiado com 2º lugar no “III Guarulhos Instrumental”.
Em 2012 lançou seu segundo CD solo “Nova Dança”, que contou com 11 faixas de sua autoria e com as participações de Soraya Ravenle, em “Samba em 3” (João Callado e Edu Krieger); Pedro Miranda, em “Falta alguma coisa” (João Callado e Júlio Dain); e Marcos Sacramento, em “Só você” (João Callado e Marcos Sacramento). O disco, do qual dividiu a produção com Luís Filipe de Lima, também contou com a participação de músicos como Nicolas Krassik, Jorge Helder e Dirceu Leite. O show de lançamento do disco foi realizado no espaço Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano lançou, em parceria com o cantor e compositor Fernando Temporão, o CD “Primeira Nota”, que contou com 12 faixas inéditas da autoria de ambos. O disco, lançado pelo selo Biscoito Fino, contou com as participações dos cantores Moyseis Marques em “Nem bossa nem blues”, Áurea Martins em “Sorri”, Marcos Sacramento em “Quebra-quebra”, Teresa Cristina em “Girassol”, Monica Salmaso em “Clara” e Soraya Ravenle, que intepretou “Valsa de marés” ao lado de Fernando Temporão, responsável pelos vocais das outras faixas. Participou do programa “Agora no Ar” da rádio Roquette-Pinto, com roteiro e apresentação de Ricardo Cravo Albin, no qual apresentou, ao lado de Fernando Temporão, músicas do disco “Primeira Nota”.

Discografias
2012 Independente CD Nova Dança
2012 Biscoito Fino CD Primeira Nota (c/ Fernando Temporão)
2010 EMI CD Melhor Assim

(c/ Grupo Semente)

2009 Biscoito Fino CD João Callado
2009 CD Samba Social Clube 2

(c/ Teresa Crisitina e Grupo Semente)

2008 MUJI CD BGM 13
2008 Deckdisc CD O Melhor de Teresa Cristina e Grupo Semente

(c/ Grupo Semente)

2008 EMI CD Samba Social Clube (c/ Teresa Crisitina e Grupo Semente)
2007 Rob Digital CD Brasileirinho

(c/ Teresa Crisitina e Grupo Semente)

2007 Putumayo Records CD Brazilian Playground

(c/ Teresa Cristina e Grupo Semente)

2007 EMI CD Delicada

(c/ Teresa Cristina e Grupo Semente)

2007 Deckdisc DVD Programa Ensaio (2002)

(c/ Teresa Cristina e Grupo Semente)

2007 Som Livre CD Samba Novo

(c/ Teresa Cristina e Grupo Semente)

2005 Putumayo Records CD Acoustic Brazil

(c/ Teresa Cristina e Grupo Semente)

2005 Deckdisc CD O Mundo é meu lugar

(c/ Teresa Cristina e Grupo Semente)

2004 Deckdisc CD A Vida me fez assim

(c/ resa Cristina e Grupo Semente)

2004 Dubas Música CD Bar do Mineiro Santa Teresa Rio de Janeiro

(c/ Teresa Cristina e Grupo Semente)

2004 Som Livre CD Celebridade Samba

(c/ Teresa Cristina e Grupo Semente)

2004 Som Livre CD Um Só Coração

(c/ Teresa Cristina e Grupo Semente)

2003 Som Livre CD Chocolate com Pimenta

(c/ Abraçando Jacaré)

2002 Deckdisc CD A Música de Paulinho da Viola

(c/ eresa Cristina e Grupo Semente)

2002 Acari Records CD Joaquim Antônio Callado - O Pai do Choro

(c/ Abraçando Jacaré)

2002 Deckdisc CD Um Abraço no Jacaré

(c/ Abraçando Jacaré)

2001 CPC-UMES/Rob Digital CD Chorando no Rio - Festival do Choro do MIS, RJ

(c/ Abraçando Jacaré)

Obras
2 pra lá, 3 pra cá
3 na marcha
Choro Sonata
Choro pra Dois
Cinelândia
Clara c/ Fernando Temporão
Enganado Coração
Entre pedras e afins c/ Fernando Temporão
Expansão em 7
Explode no salão
Falta alguma coisa c/ Júlio Dain
Girassol c/ Fernando Temporão
Ilusão (c/ Moyseis Marques)
Janeiro c/ Fernando Temporão
Jongo
Nem bossa nem blues c/ Fernando Temporão
Nova dança
Par ou ímpar?
Pavio c/ Fernando Temporão
Pela contramão c/ Fernando Temporão
Primeira nota c/ Fernando Temporão
Quebra-quebra c/ Fernando Temporão
Risquei Teu Nome na Areia
Samba em 3 c/ Edu Krieger
Samba, Ciência da Graça (c/ Moyseis Marques)
Samba-Enredo
Senhora das Águas (c/ Teresa Cristina)
Sorri c/ Fernando Temporão
São Jorge/Marte
Só você c/ Marcos Sacramento
Tambor de Crioula
Tecnovalsa
Trio
Vai com Deus (c/ Teresa Cristina)
Valsa de marés c/ Fernando Temporão
Valsa jongo
Varandinha
Vazio
Voltar pra dizer adeus c/ Fernando Temporão
Vício e Paixão (c/ Ivor Lancellotti)
Shows
2012 Solar de Botafogo, Rio de Janeiro João Callado - lançamento do CD “Nova Dança”