
Cantor. Instrumentista (violão e guitarra). Compositor. Produtor musical.
Filho do cantor Jair Rodrigues. Irmão da cantora Luciana Mello.
Iniciou sua carreira artística ainda menino, como integrante da Turma do Balão Mágico, juntamente com Simony,Tob e Mike, com a qual apresentou no início da década de 1980, um programa infantil diário da TV Globo. Com o grupo, gravou os LPs “A Turma do Balão Mágico”, “Jairzinho & Simony” e “Jairzinho e a Patrulha do Barulho”.
Em 1985, lançou, na Itália, seu primeiro disco solo, “La casa dei giocattollo”.
Em 1993, ingressou na Faculdade de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da USP, embora não tenha concluído o curso.
Em 1996, viajou para os Estados Unidos, onde se graduou pela Berklee College of Music de Boston (Massachussets) em Engenharia de Som e Administração Musical.
De volta ao Brasil começou a trabalhar como produtor musical, tendo atuado em discos de Luciana Rodrigues, Luciana Mello (“Assim que se faz” e “Olha pra mim”), Vicente Barreto (“A turma chegando pra dançar”), Wilson Simoninha (“Volume 2”), Classe (“Classe”), MPB-4 (MPB-4 e a Nova Musica Brasileira”) e Jair Rodrigues (“500 anos de folia vol. 1”, “500 anos de folia vol. 2” e “Intérprete”).
Em 2000, participou do disco “Artistas reunidos”, ao lado de Wilson Simoninha, Luciana Mello, Pedro Mariano, Max de Castro e Daniel Carlomagno. Ainda nesse ano, lançou o CD “DisRitmia”, com canções de sua autoria como “Chore a chuva”, “Dia quente” e “Esquece”, além da faixa-título, entre outras.
Em 2002, gravou o CD “Outro”, contendo, de sua autoria, as faixas “Instruções”, “Bom dia, anjo”, “Sou teu nêgo (todas as letras)”, “Falso amor”, “Amor e saudade” (c/ Ed Motta), “Toy piano”, “Dor de ressaca”, “Frio pra bem longe”, “Minuto de silêncio”, “Sorriso pra te dar”, “Vai e volta”, “São Paulo, fim do dia” (sobre poema de José Domingos), “Uma outra beleza”, “Local proibido” e “Ficar no escuro”.
Lançou, em 2003, o CD “3.1” e, em 2004, o CD “3.2”.
Em 2005, dividiu o palco do Teatro Sesc Madureira com Luciana Mello.
É proprietário da editora e produtora S de Samba (“acid samba”).
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.