5.001
Nome Artístico
Jaime Redondo
Nome verdadeiro
Jaime Von Garcia Redondo
Data de nascimento
29/10/1890
Local de nascimento
São Paulo, SP
Data de morte
5/12/1952
Local de morte
São Paulo, SP
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Ator.

Seu pai, Manoel Garcia Redondo (1854-1916), foi fundador e ocupante da cadeira 24 da Academia Brasileira de Letras. Pai da Sra. Belita Tamoyo, viúva do ex-prefeito carioca Marcos Tamoyo. Desde a infância interessou-se pela música. Tocava violão, piano e compunha canções.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira artística como cantor na Rádio Educadora Paulista, fundada em 1923, da qual foi diretor de música popular. Em 1926, foi argumentista e fotógrafo do filme “Lei do inquilinato”, de William Schowcair. No ano seguinte produziu, dirigiu a atuou no filme “Flor do sertão”. Sua primeira gravação foi realizada em 1929, na Colúmbia de São Paulo, da qual foi artista pioneiro com as canções “Beijos e beijinhos” e “Jaci”, de sua autoria. No mesmo ano, lançou com Trio Ghiraldini a canção “Saudade”, composição sua com a qual alcançaria grande êxito. Ainda no mesmo ano, gravou as valsas “Ao cair do pano”, de Sherman, Lewis e Hoefle e “Boa noite”, de Wood, Bibo e Conrad, a valsa canção “Ilusão que se vai”, de sua autoria e as marchas “Harmonia, harmonia!” e “Comendo bola”, da dupla Hekel Tavares e Luiz Peixoto.

Em 1930, gravou as valsas cancão “Sonhar”, de Lewis, Yvell e Spencer e “Ao alvorecer”, de Julian Robledo e as modinhas “Foi numa noite calmosa”, de Luciano Gallet e “A vida é assim”, de sua autoria e Luiz Gonzaga, que não era ainda o famoso Rei do Baião e sim, um homônimo. No mesmo ano, a cantora Lila Dias gravou seus sambas canção “Eu quero já” e “Rumores do sertão” e Abgail Parecis, sua valsa “Ilusão que se vai”. Ainda no mesmo ano, compôs com Napoleão Tavares a valsa “Meu amor é só teu”. Em 1931, a cantora Helena Pinto de Carvalho gravou suas marchas “Carinhos…carinhos…” e “Chi! Iaiá tá brava”. No mesmo ano, gravou com acompanhamento da Orquestra Columbia a valsa “Apenas um gigilô”, de sua parceria com Casucci e Caesar e o fox-trot “Encontro feliz”, de sua parceria com P. Norman. Gravou também a modinha “Seresta”, de Leopoldo Fróes. Ainda no mesmo ano, o maestro Gaó gravou ao piano suas valsas “Jaci”, “Saudades” e “Ilusão que se vai”. Também em 1931, participou do filme “Coisas nossas”, de Wallace Downey. Dedicou-se ao cinema, onde trabalhou como ator, produtor, diretor e argumentista. Em 1939, regravou sua canção “Saudade”. No mesmo ano, as Irmãs Pagãs gravaram seu choro “Eu não me incomodo mais”. Em 1941, gravou seu último disco com as valsas “Ao cair do pano”, de Sherman e Lewis Hoefle e “Boa noite”, de Wood, Conrad e Bibo. Gravou 59 discos na Columbia com 57 músicas.

Ao abandonar a carreira de cantor, assumiu a função de diretor artístico do Cassino da Urca. Em 1950, alcançou grande sucesso com o samba canção “Ave-Maria”, com Vicente Paiva, gravado por Dalva de Oliveira nesse mesmo ano e até hoje um clássico do cancioneiro popular, regravada entre outros pela OrquestraCassino de Sevilha, Lana Bittencourt, Alberto Ribeiro e Luciene Franco. Esta composição foi selecionada para ser cantada por Fafá de Belém para o papa João Paulo II em sua segunda visita ao país na década de 1990.

Discografias
1941 Columbia 78 Ao cair do pano/Boa-noite
1939 Columbia 78 Marchita/Saudades
1931 Columbia 78 Apenas um gigilô/Encontro feliz
1931 Columbia 78 Sonho de primavera/Seresta
1930 Columbia 78 Desfolha um malmequer/Recordações
1930 Columbia 78 Doce confissão/Papai Noel moderno
1930 Columbia 78 Fado brasileiro/História de Jaci (Tristeza de outono)
1930 Columbia 78 Foi numa noite calmosa/A vida é assim
1930 Columbia 78 Meu mal/Catarina de Xiririca
1930 Columbia 78 O teu pé/Feia?
1930 Columbia 78 Os sinos de Santana do Livramento/Destinos
1930 Columbia 78 Quitutes de sinhazinha/Flor paulista
1930 Columbia 78 Recordando/Meu amor é só teu
1930 Columbia 78 Sonhar/Ao alvorecer
1929 Columbia 78 Alguns dias bons/Uma coisinha preciosa a que nós chamamos amor
1929 Columbia 78 Beijos e beijinhos/Jaci
1929 Columbia 78 Boa-noite/Ao cair do pano
1929 Columbia 78 Christina
1929 Columbia 78 Eterna/Mulata
1929 Columbia 78 Harmonia, harmonia!/Comendo bola
1929 Columbia 78 Ingênua
1929 Columbia 78 Mas que trapaiada/Se eu fosse presidente
1929 Columbia 78 My mother's eyes/Here comes the show boat
1929 Columbia 78 O fino cavalheiro/Meu pintassilgo
1929 Columbia 78 Pagan love song
1929 Columbia 78 Rosemary/Ilusão que se vai
1929 Columbia 78 Saudade/Marchita

(Com Trio Ghiraldini)

1929 Columbia 78 Sê feliz/Doidice
1929 Columbia 78 There's rainbow round my shoulder
Obras
A vida é assim (c/ L. Gonzaga)
Apenas um gigilô (c/ Casucci e Caesar)
Beijos e beijinhos
Carinhos...carinhos...
Catarina de Xiririca (c/ Donaldson e Leslie)
Chi! Iaiá tá brava
Dançando com lágrimas nos olhos (c/ Joe Burke)
Desfolha um malmequer
Destinos
Doce confissão
Dulce fascinación
Encontro feliz (c/ P. Norman)
Eu não me incomodo mais
Eu quero já
Fado brasileiro
Feia? (c/ O . Azevedo)
História de Jaci Tristeza de outono
Ilusão que se vai
Ingênua
Jaci
Mas que trapaiada
Meu amor é só teu (c/ Napoleão Tavares)
Meu pintassilgo
Num sorriso dos teus (c/ Napoleão Tavares)
O teu pé (c/ O . Azevedo)
Os sinos de Santana do Livramento
/ Papai Noel moderno (c/ Gaó)
Recordações
Rumores do sertão
Saudade
Sonho de primavera
Toada triste (c/ L. Gonzaga)
Você pensa que eu me incomodo
não tinha obras
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.

SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume1. São Paulo: Editora: 34, 1999.

VASCONCELLO, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira – volume 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.