5.001
Nome Artístico
Jaime Caetano Braum
Nome verdadeiro
Jaime Caetano Braum
Data de nascimento
30/1/1924
Local de nascimento
São Luiz Gonzaga, RS
Data de morte
8/7/1999
Local de morte
São Luiz Gonzaga, RS
Dados biográficos

Poeta. Payador bilíngüe. Compositor. Radialista.

Foi um dos fundadores da Estância da Poesia Crioula, que reuniu no final da década de 1950 um grupo de poetas tradicionais gaúchos. De 1959 a 1963 dirigiu a Biblioteca Pública estadual.

Dados artísticos

Poeta, payador bilíngüe, sem precedentes nesse gênero no Rio Grande do Sul. Deixou vários livros publicados e uma imensa produção de poesias e payadas, onde muito se perdeu por falta de registro. Improvisava com uma fluência rica em figuras e uma grande clareza de estilo.

Em 1954, publicou seu primeiro livro, “Galpão de estância”. Quatro anos depois lançou “De fogão em fogão”. Em 1965, publicou o livro “Potreiro de gauchos”. No ano seguinte, lançou mais três livros, “Bota de garrão”; “Brasil Grande do Sul” e “Paisagens perdidas”.

Muitas de suas poesias foram musicadas por grandes compositores, como é o caso de Noel Guarany, seu grande parceiro em clássicos como “Milonga das três bandeiras” e “Payador, pampa y guitarra”. Teve, também, diversas composições em parcerias com Pedro Ortaça gravadas pelo mesmo, como “Trovador negro”, “Milonga” e “Milonga para uma flor”. Em 1974, lançou o livro “Vocabulário pampiano”. Em 1990, lançou “Payador e troveiro”, que seria seu último livro.

Em 2000, o poeta matuto norte-riograndense radicado no Rio de Janeiro Geraldo do Norte gravou em seu segundo CD os poemas “Tio Anastácio” e “Seu Esmilindro”, além de um poema em homenagem ao poeta gaúcho intitulado “Tributo a Jaime Caetano Braum”, de sua autoria. No mesmo ano, teve a composição “Retrato do João Cuiudo”, parceria com Luiz Marenco, gravada por “Os Nativos”, lançada no CD “Galpão gaúcho”.

Em 2002, suas composições “Filosofia de andejo” e “Meus amores”, com Luiz Marrenco e “Final de seca”, com Leonel Gomes, além de “Décima do potro baio”, recolhida por ele do folclore gaúcho e adaptada por Noel Guarany foram gravadas por Luiz Marrenco no CD “Luiz Marrenco – Ao vivo”.

Obras
Décima do potro baio (c/ Noel Guarany)
Filosofia de andejo (c/ Luiz Marrenco)
Final de seca (c/ Leonel Gomes)
Meus amores (c/ Luiz Marrenco)
Milonga (c/ Pedro Ortaça)
Milonga das três bandeiras (c/ Noel Guarany)
Milonga para uma flor (c/ Pedro Ortaça)
Payador, pampa y guitarra (c/ Noel Guarany)
Retratao de João Cuiudo (c/ Luís Marenco)
Seu Esmilindro
Tio Anastácio
Trovador negro (c/ Pedro Ortaça)