
Compositor.
Integrante da Ala de Compositores da Escola de Samba Portela.
Faleceu no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro.
No ano de 1967 a Portela desfilou com o samba-enredo “Tal dia é o batizado”, de sua autoria e,m parceria com Catoni e Valtenir, com o qual a escola classificou-se em sexto lugar. Neste mesmo ano Elizete Cardoso, no disco “Viva o samba!” lançado pela gravadora Copacabana, interpretou de sua autoria “Perdi a namorada”, também em parceria com Catoni e Valtenir.
Em 1972 Elizeth Cardoso regravou “Perdi a namorada”.
Seu maior sucesso, regravado por vários artista, é o samba-enredo “Lendas e mistérios da amazônia”, composto em parceria com Catoni e Valtenir em 1970 e com o qual a Portela classificou-se em primeiro lugar naquele ano.
Em 1977 compôs “A festa da aclamação” (c/ Catoni, Dedé da Portela e Valtemir), samba-enredo com o qual a Portela classificou-se em segundo lugar no campeonato daquele ano.
No ano de 2000 Marquinhos de Oswaldo Cruz, no disco “Uma geografia popular”, interpretou “Tem zoeira”, em parceria com Catoni.
Em 2004 a escola de samba Portela, em comemortação ao 20º aniversário do Sambódromo, quando foi construída a “Passarela do Samba”, reeditou o samba-enredo, um dos mais conhecidos da escola. Na ocasião “Lendas e mistérios da Amazônia”, foi interpretado pelo cantor Gera e a Águia de Madureira classificando a escola 7º lugar no Grupo Especial.
Entre 2009 e 2010 o compositor Jabolô participou da “Feijoada da Portela”, evento organizado por Marquinhos de Oswaldo Cruz reunindo a família portelense uma vez por mês.
Ganhador de três sambas-enredos no Grêmio Recreatico e Escola de Samba Portela, uma das grandes agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro, tem composições gravadas por vários intérpretes.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Edição Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.
ARAÚJO, Hiram. Carnaval – seis milênios de história. Rio de Janeiro. Editora Gryphus, 2000.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música brasileira – erudita, folclórica e popular. 1 v. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural, 1977.
MONTE, Carlos e VARGENS, João Baptista. (Ilustrações Lan). A Velha Guarda da Portela. Rio de Janeiro: Editora Manati, 2001.