0.000
Nome Artístico
Izaias do Bandolim
Nome verdadeiro
Izaias Bueno de Almeida
Data de nascimento
7/6/1937
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Músico. Instrumentista. Bandolinista.

Filho do clarinetista de orquestra Benedito Bueno de Almeida. Irmão do violonista Israel de Almeida (Israel Bueno de Almeida – São Paulo, 1943 – violão de 7 cordas e cavaquinho).
Começou a tocar bandolim aos 10 anos de idade.

Dados artísticos

No ano de 1953 começou a atuar como cavaquinista, ao lado do irmão Israel (ao violão), em programas de calouros em programas de calaouros na cidade de São Paulo. Por essa época integrou um conjunto ao lado do irmão e do violonista Antonio Edgard Gianor.
Em 1956 conheceu Jacob do Bandolim, de quem teve apoio no início da carreira como instrumentista.
Em 1973 no programa “O Choro das sextas-feiras”, apresentado na TV Cultura, de São Paulo, atuou ao lado do Conjunto Atlântico. No ano seguinte recebeu o prêmio “APCA” na categoria “Músico Revelação do Ano”.
No início da década de 1970 criou o grupo Isaías e Seus Chorões, também integrado por Israel de Almeida (violão de 7 cordas), Waldomiro Marçola (violão), Dorival Malavasi (cavaquinho), Clodoaldo Coelho da Silva (pandeiro), Valdir Guidi (reco-reco, cacheta e ganzá), Vicente de Paula Salvia (piano), Roberto Sion (flauta) e Toninho Carrasqueira (flauta).
No ano de 1981 lançou, pelo Selo Clack Discos/Bandeirantes Discos/WEA o LP “O fino do bandolim”, no qual interpretou “Primavera” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)), “Maninha” (Chico Buarque), “Eu e a brisa” (Johnny Alf), “Valsa do realejo” (Guinga e Paulo César Pinheiro), “Da cor do pecado” (Bororó), “Oração de outono” (Paulinho da Viola), “Rosa” (Pixinguinha), “Homenagem à Velha Guarda” (Sivuca e Paulo César Pinheiro), “Alegria de viver” (Luizinho Eça), “Manhã de carnaval” (Luiz Bonfá e Antônio Maria) e “Nós e o mar”, de Neneo, além de “Choro chorado pra Paulinho Nogueira” (Toquinho, Paulinho Nogueira e Vinicius de Moraes), faixa que contou com a participação especial de Paulinho Nogueira. O disco contou com o acompanhamento de por Israel de Almeida (violão de 7 cordas), Waldomiro Marçola (violão), Xixa (cavaquinho), Clodoaldo Coelho da Silva (ritimo) e Toniquinho na bateria.
Em 2012 participou da gravação do songbook “Roda de Choro 1”, lançado pelo selo Global Choro Music Corporation, como um dos solistas do disco dentre outros solistas como Alexandre Ribeiro, Nailor Proveta, Toninho Carrasqueira. O songbook contou com um repertório de choros que incluíam composições de Viriato Figueira da Silva, “Só para moer”; José Toledo, “Cuidado, violão”; Honorino Lopes “Língua de preto”; Hermeto Pascoal “Chorinho pra ele”; entre outros.
Durante a carreira lançou vários, entre os quais “O regional brasileiro na música dos Beatles”, “30 anos de Waldir Azevedo” e “Pé na cadeira”, pela gravadora Kuarup no ano de 1999. Nesse mesmo apresentou, com seu grupo Izaías e Seus Chorões e Quintal Brasileiro, o show de lançamento do CD “Valsas e Retratos – Radamés Gnatalli”, realizado no SESC Vila Mariana, em São Paulo. O disco, produzido por Luiz Amato do Quintal Brasileiro, foi lançado pelo selo SESC.

Discografias
s/d LP O regional brasileiro na música dos Beatles

Clack Discos/Bandeirantes Discos/WEA

2012 selo SESC CD Valsas e Retratos - Radamés Gnatalli (Izaías e seus Chorões e Quintal Brasileiro)
2012 Choro Music CD songbook Roda de Choro 1 (participação)
1999 Kuarup CD Pé na cadeira
1994 Continental CD 30 anos de Waldir Azevedo
1981 Clack Discos/Bandeirantes Discos/WEA LP O fino do bandolim
Obras
Tão só
Shows
2012 SESC Vila Mariana, São Paulo Izaías e Seus Chorões e Quintal Brasileiro - lançamento do CD “Valsas e Retratos - Radamés Gnatalli”
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editoa, 2010.