
Cantora. Compositora.
O pai, José Delfino, tocava violão.
Irmã do cantor Vander Lee (Vanderly Catarina), compositor com sucessos gravados por Rita Ribeiro (Românticos e Contra o tempo), Gal Costa (Onde Deus possa me ouvir), entre outros. Cursou a Faculdade de Pedagogia do Instituto de Educação de Minas Gerais.
Estudou canto com Eládio Pérez-González, na Fundação de Educação Artística.
Sua primeira apresentação foi em uma festa infantil, levada pelo irmão.
Em 1992 venceu seu primeiro festival.Gravou vários jingles. No ano seguinte, participou do Festival de Tatuí, em São Paulo, classificando-se em 4º lugar com a música “Casarão”, de autoria de Eugênio Gomez e Zé da Muxibenta.
Participou de diversos festivais e em um deles conheceu o violonista, cantor e compositor paulista Carlos Gomes, com o qual iniciou dupla.
Em 1997, em parceria com Carlos Gomes, lançou o CD “Sabor de pecado”. No disco, só com composições da dupla, contou com a participação do sanfoneiro Dominguinhos na faixa “Lua”. Foram incluídas, entre outras, “Bioretrospectiva”, “Poranduba”, “Quemelém”, “Visões”, “Descaminhos” e “Aos moinhos de Holanda”, além da faixa-título. Nesse mesmo ano, participou do Festival de Tatuí (SP), obtendo as seguintes colocações: 2º lugar com a composição “Marialice”, de autoria de Eugênio Gomez e Titto Neto, e 4º Lugar com a música “Feliz”, em parceria com Carlos Gomes.
No ano de 1999, a convite do compositor José Carlos Costa Netto, o disco foi relançado com o nome de “Poranduba”, pelo selo Dabliú Discos.
Em 2001 a dupla foi convidada para representar o Brasil no “XLII Festival Internacional da Canção de Viña Del Mar”, no Chile, um dos maiores e mais tradicionais das Américas. Com a música “Feliz”, de autoria da dupla, ganhou o prêmio “Gaviota de Plata” de “Melhor Intérprete”.
Em 2002 obteve o 1º lugar e o prêmio de “Melhor Intérprete”, com a música “Lágrima” (Carlos Gomes), no Festival de Tatuí(SP).
Em 2003 lançou o CD “Ivânia Catarina”, que contou com a participação de Vander Lee na faixa “Contra o tempo”, de autoria do irmão. No disco interpretou “Ausência” (c/ Pedrinho Callado), “Cinderela”, “Televisão” e “Feliz”, as três em parceria com Carlos Gomes. No disco foram incluídas “Marialice” (Eugênio Campos e Tito Tupyá Netto) e ainda “Lá, Iá Jesuína”, “Quase um choro” e “Doendo de saudade”, todas de autoria de Carlos Gomes.
No ano de 2005 fez participação especial na faixa “Não tenha pressa”, no disco “Naquele verbo agora”, do irmão Vander Lee.
(participação)
(c/ Carlos Gomes)
(c/ Carlos Gomes)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.