0.000
Nome Artístico
Ito Melodia
Nome verdadeiro
Acraílson Forde
Data de nascimento
25/7/1965
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Instrumentista.

Filho do compositor e intérprete de samba-enredo Aroldo Melodia. Nascido e criado na comunidade Nossa Senhora das Graças, conhecida como morro do “Bug Yog” na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
Trabalhou como cozinheiro, servente em uma fábrica de refrigerantes e fazendo pequenos bicos nas feiras do bairro.
Frequentava, desde a infância, a quadra e as rodas de samba da Ilha.

Dados artísticos

Integrou o grupo Brasil Brasileiro, atuando como cantor e percussionista, nos anos de 1983 a 1993.

Fez parte do bloco carnavalesco Balanço do Cocotá.

Em 1991, em companhia do pai, cantou na Avenida o samba emredo da Ilha do Governador “De bar em bar, Didi o poeta”.

Em 1996 assumiu o posto de intérprete oficial da Escola de Samba União da Ilha do Governador, que era de seu pai.

Nos anos de 1998 a 2000 assumiu o posto de intérprete oficial da G.R.E.S. Porto da Pedra.

Durante seis anos foi intérprete da da Escola de Samba Mocidade alegre do Guaratinguetá e da Sapopemba, em São Paulo.

Conquistou o Estandarte de Ouro como “Compositor” pela Unidos da Ponte, em 2002; como “Melhor Intérprete” pela União da Ilha do Governador e “Compositor” pela Império de Tijuca, em 2010.

A partir de 2004 foi contratado pela empresa de turismo Riotur para realizar shows no Terreirão do Samba e bairros da cidade do Rio de Janeiro.

Em 2010 lançou seu primeiro CD “O samba em minha vida”, que incluiu 13 faixas, dentre as quais “Fuzuê”, “Pura Melodia”, “Minha santa mãe” e “Pra sempre em minha vida”, de sua autoria com parceiros, e ainda “Prisioneiro do amor” (Djalma Falcão e Mingau); “Poeta” (Didi e Robertinho Devagar), com participação de Neguinho da Beija-Flor; “Madrugada” (Darci Maravilha); “Rei por um dia” (Moiséis Santiago e Carlos Caetano); “Toda vez” (Marcio André, Maurício Maia e Djalma Santos), “Cafuso” (Toninho Geraes e Toninho Nascimento); “Mil réis” (Noca da Portela e Candeia); “Com a facilidade que ri” (Mauro Diniz e Carlinhos Marreta); “Prá sambar” (Leandro D’Menor e Flavinho Silva), com participação de Bruno Rivas, Cloves Pê e Zé Paulo; “Azul, vermelho e branco” (Aroldo Melodia e Leôncio da Silva); “Ô, União da Ilha, ô” (Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte). Com arranjos e regências de Mauro Diniz, o disco contou com a participação dos músicos Rogério Caetano (violão de sete cordas), Cláudio Jorge (violão de seis cordas), Mauro Diniz (cavaco), Felipe de Angola (surdo e pandeiro), Marcelinho Moreira (tan-tan, pandeiro e atabaque), Paulo Bonfim (bateria), Dudu Dias (baixo), Edu Neves (flauta) e Kiko Horta (teclado e acordeom).

Em 2016 ganhou o “Estandarte de Ouro” de “Melhor Puxador de Samba do Grupo Especial”, pela escola de samba União da Ilha do Governador.

Discografias
2010 Independente CD O samba em minha vida
Obras
Fuzuê
Minha santa mãe
Pra sempre em minha vida
Pura Melodia