0.000
© Marco Flávio
Nome Artístico
Itiberê Zwarg
Nome verdadeiro
Itiberê Luiz Zwarg
Data de nascimento
24/01/1950
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Instrumentista (baixista). Arranjador. Compositor.

Nascido em uma família de músicos, aos 15 anos de idade começou a estudar violão com o pai, Bruno Zwarg. Aos 16 anos, ganhou seu primeiro contrabaixo acústico do irmão Moacyr, com quem tocava, recebendo também a orientação técnica do professor Nicolai Tchevtchenko.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira artística no final da década de 1960. Integrou os trios Xangô e Bossa Jazz. Tocou na noite com vários músicos, dentre os quais Tenório Júnior e Luis Mello.

Em 1977, ingressou no grupo de Hermeto Pascoal, com quem tocou durante 24 anos e gravou os discos “Zabum Be.Bum.A”, “Montreux ao vivo”, “Cérebro magnético”, “Hermeto Pascoal e Grupo”, “Lagoa da canoa”, “Só não toca quem não quer”, “Brasil Universo” e “Festa dos Deuses”. Com Hermeto, reaprendeu harmonia, firmou estilo próprio no contrabaixo e viajou pelo mundo, apresentando-se na Europa, América e Japão. Juntos, ministraram workshops na França, Alemanha, Suíça e Estados Unidos.

Assinou arranjos para o CD “Variasons”, de Gilson Macedo. Compôs e fez os arranjos de duas músicas para o CD “De onde vens”, de Ivetty Souza. Compôs e fez o arranjo da música “Pra Lúcia”, para o CD “Cordas cruzadas”, do quarteto Maogani. Atuou como pianista, compositor e arranjador no Trio Itiberê Zwarg,

Fundou a Itiberê Orquestra Família, a partir de seu encontro com jovens músicos, atraídos pelo curso informal de estudos musicais que ministrava no casarão das Laranjeiras (onde hoje funciona o Seminário de Música Pró Arte), utilizando o método que chama de “corpo presente”, através do qual vai compondo as músicas e fazendo os arranjos no improviso dos ensaios, conduzindo os músicos a participar do processo criativo. Em 2001, atuando como líder, diretor musical, compositor e arranjador, lançou com o grupo o CD duplo “Pedra do Espia”.

Em 2003, começou a preparar o segundo CD da Itiberê Orquestra Famíla, criando os arranjos de 30 músicas do livro “Calendário do Som”, de Hermeto Pascoal, referentes aos aniversários dos integrantes do grupo.

Utilizando metodologia própria, ministra Prática de Conjunto nos Seminários de música Pro-Arte, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, além de atuar em workshops em todo o Brasil.

Discografias
2017 Biscoito Fino CD Itiberê Zwarg & Universal Music Orchestra
2001 Jam Music CD Pedra do Espia

Itiberê Orquestra Família

1992 Polygram CD Festa dos Deuses

Hermeto Pascoal e Grupo

1987 Som da Gente CD Só não toca quem não quer

Hermeto Pascoal

1986 Som da Gente LP, CD Brasil Universo

Hermeto Pascoal

1984 Som da Gente LP, CD Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca

Hermeto Pascoal

1982 Som da Gente LP, CD Hermeto Pascoal & Grupo

Hermeto Pascoal

1980 Atlantic/WEA LP Cérebro magnético

Hermeto Pascoal

1979 Atlantic/WEA LP, CD Ao vivo Montreux Jazz Festival

Hermeto Pascoal

1979 WEA LP Zabumbê-Bum-A

Hermeto Pascoal

Obras
17 de Janeiro (c/ Hermeto Pascoal)
Ao pé da lareira
Arco-íris de som
Bota pra quebrar
Curupira
De coração aberto
De repente
Doce
Forró no encontro dos rios
Hora da prece
Muito natural
Na Carioca
No varal
Pedra do Espia
Pra Lúcia
Toada cigana
Vale de Luz