5.001
Nome Artístico
Irineu de Palmira
Nome verdadeiro
Irineu Marinho Messias Moreira
Local de nascimento
Belo Horizonte, MG
Dados biográficos

Cantor. Músico. Compositor.

Dados artísticos

Iniciou a carreira artística em Belo Horizonte. Participou de vários festivais e eventos culturais, com destaque para o Festival de Ouro Preto (primeiro lugar), o Festval de Itabirito (primeiro lugar e prêmio de Melhor Intérprete), Festival de Serra Negra (primeiro lugar e prêmio de Melhor Arranjo), Festival de Queluz (primeiro e terceiro lugares) e Festival de Música Cidade Canção de Maringá (segundo lugar e prêmio de Melhor Intérprete).

Em 1979, mudou-se para São Paulo, onde integrou, como instrumentista e cantor, a Orquestra Sargentelli, e atuou nas casas Gallery (acompanhado pela orquestra do maestro Hector Costita) e Viva Maria (dividindo o mesmo palco com Cauby Peixoto, Wilson Simonal, Pery Ribeiro e Carmen Costa).

No teatro e televisão, musicou a peça “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade, e a versão para TV de “O grande momento”, de Roberto Santos, com direção de Nei Santanna e elenco integrado por Laura Cardoso e Paulo Guarnieri.

Como instrumentista, gravou os violões de todas as faixas do disco “Violas e Canções”, de Pena Branca e Xavantinho.

Como compositor tem músicas gravadas por Jair Rodrigues e Luciana Mello, Bira do Cavaco e Grupo Katinguelê.

Ao longo de sua carreira, apresentou-se em vários espaços, como Casa de Cultura do Município de São Paulo, Sala Guiomar Novaes da Funarte e Bibliotecas Mário de Andrade e Viriato Correa. Atuou, como artista convidado, em shows de Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Joanna e Beth Carvalho. Fez a abertura de show de João Bosco e César Camargo Mariano e apresentou-se com a Velha Guarda da Mangueira na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Em televisão, apresentou-se no programa “Fantástico”, acompanhado por Luis Avellar e dirigido por Aloisio Legey e Danilo Granato, “TV Mulher” (apresentado por Marília Gabriela) e “Programa Mulheres”, além de ter participado várias vezes dos programas “Som Brasil” (acompanhado por músicos como Kapenga Ventura, Oswaldinho do Acordeon e Papete), “Empório Brasileiro” e “Raízes”.

Tem parcerias com Gerson França, Nelson Klava, Lula Barbosa, Doroty Massola, Joel Couto e Guca Domênico. Parte desse trabalho foi registrado em dois discos, o primeiro gravado no estúdio Pulsar (SP), em 1987, acompanhado de Cesar do Acordeom, Juba (flautas), Kapenga (arranjos, baixos e violões de 12 cordas), Duda Neves (bateria), Lica (teclados), Gereba (violões em algumas faixas) e Papete (percussão), e o segundo gravado ao vivo, em 1997, na sala Guiomar Novaes (Funarte-SP).

Discografias
1997 CD Irineu Zambê
1987 LP Irineu
Obras
Alma negra (c/ Lula Barbosa e Doroti Massola)
Amor de vento (c/ Gerson França)
Clarice (c/ Gerson França)
Encanto (c/ Walderlei Midei):
Espectral (c/ Gerson França)
Geopolítica (c/ Gerson França)
Mundo da rua (c/ Gerson França
Negra (c/ Gerson França)
Retrato (c/ Joel Couto)
Rezação
Saudade Belo Horizonte
Sem descanso (c/ Guca Domenico)
Tais querubins (c/ Gerson França)
Um bolero qualquer (c/ Lula Barbosa, Doroti Massola e Álvaro Gomes)