4.502
©
Nome Artístico
Inami Custódio Pinto
Nome verdadeiro
Inami Custódio Pinto
Data de nascimento
19/10/1930
Local de nascimento
Curitiba, PR
Data de morte
27/5/2014
Local de morte
Curitiba, PR
Dados biográficos

Folclorista. Pesquisador de MPB. Escritor. Radialista. Poeta. Letrista. Compositor. Produtor de discos. Professor. Apresentador de Televisão. Escrivão de Polícia.
Seu nome, Inami, significa em tupi-guarani “água azul”.
Formado pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), depois Unespar (Universidade do Paraná).
Como pesquisador e folclorista dedicou-se ao registro de tradições culturais, ritmos, danças e músicas do Paraná.
Publicou vários livros, entre os quais “Folclore: Aspectos Gerais”, “Curso de Introdução as Estudos de Folclore”, “Fandango do Paraná: Olhares”, “Fandango de Mutirão” e “Folclore do Paraná”, além de artigos sobre os indígenas e a coletividades que conservam a memória de mitos, lendas, superstições, crenças, tabus e sobre manifestações de danças, autos, poesias, culinária (Barreado, prato típico do Paraná) e sobre artesanato.
Autor dos primeiros registros em áudio e vídeo do fandango do litoral paranaense, da recuperação da congada da Lapa e da “Dança de São Gonçalo”, em Adrianópolis.
Trabalhou como professor na disciplina “Folclore”, da Faculdade de Educação Musical do Paraná, depois, na Faculdade de Artes do Paraná, onde realizou diversas palestras sobre o tema.
Apresentou um programa de entrevistas no Canal 12, da TV paranaense, no qual recebia personalidades da cultura paranaense.
Atuou como presidente da “Primeira Jornada de Debates Sobre o Folclore Nacional”.
Foi curador em vários projetos culturais do Estado do Paraná.
Apresentou-se, acompanhado pelo grupo Retratos Musicais, integrado por Andrea Stockler Pinto (voz), Fernando (voz e violão) e Silviane (voz e violão), no programa de TV “Canto da Gente”, de Maikel Monteiro.

Dados artísticos

Autor do hino da cidade de Toledo.
Criador de mais de 200 músicas, a maioria gravada por Ary Fontoura, Odelair Rodrigues e Os Calouros do Ritmo, sendo a sua composição mais conhecida intitulada “Gralha azul”.
No ano de 2001 “Pequena canção”, sua letra sobre melodia da pianista e compositora Ediméia Barreto foi gravada pela cantora Norma Cecy no CD “Dança na lama”, de Ediméia Barreto.
Recebeu em vida, no Teatro Paiol, em Curitiba, o show “Homenagem”, espetáculo inspira em sua obra musical e de pesquisa folclórica, dirigido pelo músico, cantor e compositor Lydio Roberto (ex-aluno) e com a cantora Cris Lemos, além do próprio Inami Custódio Pinto em participação especial através do telão no palco, em dueto virtual com os artistas.
Em 2021 “Pequena canção”, interpretada por Norma Cey, foi incluída no trabalho digital “Feminino tom, vol. 2”, do selo carioca Guitarra Brasileira.

Obras
A gralha azul
Hino de Toledo
Paz e amor
Pequena canção (c/ Edméia Barreto)