1.502
©
Nome Artístico
Helô Helena
Nome verdadeiro
Heloisa Helena Henriques
Data de nascimento
18/11
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora e letrista.

Nasceu no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Seu nome é uma homenagem à atriz e cantora Heloísa Helena.

Fez vários cursos de canto.

Formada em Museologia.

No ano de 2015 modificou o nome artístico para “Helô”, com o qual passou a se apresentar a partir desta data.

No ano de 2020 foi lançada a biografia “Meu nome é ébano – A vida e a obra de Luiz Melodia”, na qual o autor, Toninho Vaz, coletou depoimentos de Ricardo Cravo Albin, Ronaldo Bastos, Zezé Motta, Renato Piau, Galvão, Hyldon, Euclides Amaral, Márcio Borges, Victor Biglione e da próprio Helô Helena, considerada a primeira afilhada artística de Luiz Melodia.

Dados artísticos

Entre os anos de 2001 e 2005 atuou no Bar e Restaurante La Gare Lounge, no Alto da Boa Vista, além de apresentações esporádicas nos bares Severina; Café Etílico; Bar Rio, Sol e Mar; Hard Rock Café; Estrela da Lapa e clubes da Tijuca.
No ano de 2007 lançou, pelo selo Guitarra Brasileira, o CD “Acreditar – Heloisa Helena Canta Luiz Melodia”, disco no qual contou com as participações especiais de Luiz Melodia em “Pérola negra”; Roberto Menescal (guitarra) e Novelli (contrabaixo) em “Dores de amores” e Renato Piau (voz e guitarra) na faixa “Cara a cada”, de autoria de Renato Piau e Luiz Melodia. No CD também foram incluídas “Fadas”, “Estácio Holly Estácio”, “Estácio eu e você”, “Questão de posse”, “Felino” e “Surra de chicote”, todas de autoria de Luiz Melodia. O disco foi lançado no Bar do Tom, com participações especiais de Luiz Melodia, Roberto Menescal, Renato Piau e Novelli. Neste mesmo ano fez show de lançamento do disco no The Office Sport Bar, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, acompanhada por Renato Piau e banda.
Em 2010 lançou o CD “Alma Carioca” (Selo Guitarra Brasileira), disco no qual estreou como compositora nas faixas “Dentro do seu olhar” (c/ Perinho Santana), “Anos ausentes” (c/ Perinho Santana e Hudson Almado), “Sempre você” (c/ Perinho Santana), “Baixo e voz” (c/ Hudson Almado), além da faixa-título “Alma carioca”, composta em parceria com Adalberon Carvalho e Hudson Almado. Também interpretou músicas de outros compositores, tais como “E agora vem” (Renato Piau e Arnaud Rodrigues), “Mistérios e segredos” (Hudson Almado), “Saudade” (Antonio Krisnas), “Lorena” (Luiz Melodia, Renato Piau e Mahal), com participação especial dos autores Luiz Melodia e Mahal na vozes e Renato Piau no violão, “Simplesmente outra vez” (Renato Piau) e “Samba de gente grande”, de Adalberom Carvalho. O CD teve o primeiro lançamento em show na loja de discos Modern Sound, no bairro de Copacabana, espetáculo que contou com as participações especiais de Luiz Melodia e dos músicos Renato Piau (violão), Silvério Pontes (trompete), Carlos Werneck (contrabaixo), Alessandro Cardozo (cavaquinho) e Clauton Salles (bateria). Ainda em 2010 apresentou-se na Gafiera Elite, na Praça Tirandentes, no Rio de Janeiro, no show “Heloisa Helena e banda Convidam”, recebendo Luiz Melodia, Euclides Amaral e Renato Piau.
No ano de 2011 foi a convidada especial de Euclides Amaral no talk-show de lançamento do livro “Alguns Aspectos da MPB”, de Euclides Amaral, na “XV Bienal do Livro do Rio de Janeiro”, no Riocentro. Na ocasião apresentou-se acompanhada do violonista Reinaldo Vargas. Neste mesmo ano fez show no bar e espaço cultural Casarão, em Cachoeiras de Macacu, quando recebeu como convidados especiais o violonista Renato Piau, o percussionista Tony Karica e o poeta Euclides Amaral.
No ano de 2012, ao lado de Elza Maria, Marko Andrade, Pecê Ribeiro, Sidney Mattos, Rubens Cardoso, Big Otaviano, Reizilan, Lúcio Sherman, Carlos Dafé, Anna Pessoa e Cláudio Latini, entre outros, participou do CD “Quintal Brasil – Poemas, letras & Convidados”, do poeta e letrista Euclides Amaral, no qual interpretou de sua autoria “O samba me conduz” (c/ Lúcio Sherman e Euclides Amaral) e, com Renato Piau, Victor Biblione e Reppolho, a faixa “Lua do meu ser”, de Mílton Sívans e Euclides Amaral. Neste mesmo ano apresentou o show “Samba em Alto Grau”, no Teatro Santa Bárbara, no Forte de Copacabana, no qual foi acompanhado pela banda composta por Hudson Almado (baixo), Fernando Brandão (violão), Felipe Tauil (percussão) e Fera (percussão). No show recebeu como convidados especiais os cantores Rui de Carvalho, Karlos Muniz, Lê Santana e Simone Portella, além de Euclides Amaral.
Em 2014 apresentou o show “Alma carioca” no Bar Godofrêdo, em Botafogo, Zona Sul da cidade. Neste mesmo ano foi a convidada especial da cantora Sandra Serrado na roda de samba “Butuque Bom”, na casa noturna Mistura Carioca, na Lapa, centro boêmio do Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 2015, recebeu como convidado o poeta Euclides Amaral, declamando poemas, em seu show “Alma Carioca”, no Bar Godofrêdo, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, no qual foi acompanhada pelos músicos Hudson Almado (baixo e direção musical), Iberê Rosa (bateria) e Antonio Miranda (cuíca), entre outros. Neste mesmo ano, de 2015, apresentou-se regularmente na casa de show Godofrêdo, sempre com Hudson Almado no baixo e direção musical e acompanhada por banda com diversas formações. Ainda neste mesmo ano, de 2015, foi convidada pelo cantor Luciano Bahia para participar do projeto “Quem diria!”, série de shows de lançamento do CD do compositor, desta vez na boite Little Club, no tradicional Beco das Garrafas, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. No ano posterior, em 2016, ao lado dos cantores Tadeu Mathias, Luciano Bahia e Renato Corrêa fez show no Teatro do Espaço Britannia, com participação especial da cantora Daniela Colla e acompanhamento de banda integrada por André Gonçalves (baixo e violão), Paulinho Criança (bateria) e Marcus Nabuco (guitarras). Ainda em 2016, ao lado do poeta Euclides Amaral e do violonista André Gonçalves, fez o show lítero-musical de abertura da exposição “100 anos de samba – Uma antecipação”, do fotógrafo Ricardo Poock, no Instituto Cultural Cravo Albin, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro.
No ano de 2017 apresentou-se em show-solo no projeto “Projeto Distrito Bossa Nova – Barrinha”, acompanhada por Marcus Nabuco (violão) e Leandro Aragão (percussão), com participação especial do poeta Euclides Amaral e da cantora Rosana Sabença. Neste mesmo ano, em parceria com a cantora e compositora Marysa Alfaia, apresentou no Espaço Cultural Solar Catarina, em Botafogo, o show “Marysa Alfaia & Helô Helena Em Dose Dupla MelÓdica – Uma Homenagem a Luiz Melodia”, padrinho artístico das duas cantoras. No show, a dupla acompanhada pelo violonista Kiko Chavez e pela pandeirista Elma Alegria, recebeu como convidados especiais Reppolho (pandeiro), Euclides Amaral (poesias) e Syssi Diamond (performance). Neste mesmo ano fez show na Casa de Cultura de Paraty.
No ano de 2019 com o músico Kiko Chavez (violão de sete cordas) e a cantora Julie Janeiro montou o espetáculo “Ginga, bossa & Swing”, apresentado no Ginger Mamut – Bistrô Bar, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.
No ano de 2020, pelo selo Guitarra Brasileira, lançou o EP “Helô Helena Em 4 Tempos”, no qual interpretou as faixas “Lorena” (Luiz Melodia, Renato Piau e Mahall) e “Saudade” (Antônio Krisnas) ambas com a participação especial de Silverio Pontes; “Simplesmente outra vez” (Renato Piau) e “E agora vem”, de Renato Piau e Arnaud Rodrigues. Neste mesmo ano, de 2020, ao lado de Angela Ro Rô, Classe, Cláudia Amorim, Cristina Cascardo, Elza Maria, Flávia Bittencourt, Elza Maria, Juliete, Norma Cecy, Núbia Dourado, Zezé Motta e Yuanne foi incluída na coletânea musical “Feminino Tom”, produzida por Renato Piau para o selo Guitarra Brasileira, na qual interpretou de sua autoria as faixas “Sempre você” e “Dentro do seu olhar”, ambas em parceria com Perinho Santana. Ainda em 2020, a mesma gravadora, Guitarra Brasileira, lançou o EP “Hélio Delmiro & Helô Helena”, com a faixa “Braço forte de mãe”, de Cláudio Vieira.
No ano de 2021, ao lado das cantoras Norma Cey; Elza Maria; Ediméia Barreto; Cristina Lourenzo; Denise Krammer e Ana Sônia Barros; além das duplas Yuanne e Carlos Dafé, Magareth Menezes e Jair Luz, Cláudia Amorim e Renato Piau, foi incluída na coletânea digital “Feminino Tom, vol. 2”, lançada pelo selo Guitarra Brasileira, na qual interpretou as faixas “Lua do meu ser” (Mílton Sívans e Euclides Amaral) em dueto com Renato Piau e com as participações especiais de Victor Biglione (violão solo) e Reppolho (percussão), além da autoral “Anos ausentes”, em parceria com Hudson Almado e Perinho Santana.
Entre seus parceiros musicais constam Moisés Costa, Perinho Santana, Euclides Amaral, Hudson Almado, Beron de Carvalho, Lúcio Sherman e o violonista Luth.

Discografias
2021 Selo Guitarra Brasileira - DD Feminino Tom, Vol. 2 (várias)
2021 Selo Guitarra Brasileira Feminino Tom, Vol. 2 - DD

(várias)

2021 Selo Arara Produções POETA DA CANÇÃO: As Letras de Euclides Amaral

PLAYLIST

2020 Selo Guitarra Brasileira Feminino Tom - DD

(várias)

2020 Selo Guitarra Brasileira - DD Feminino tom (várias)
2020 Selo Guitarra Brasileira - DD Helô Helena Em 4 Tempos
2020 Selo Guitarra Brasileira Helô Helena em 4 Tempos - DD
2020 Selo Guitarra Brasileira EP Hélio Delmiro & Helô Helena
2020 Selo Guitarra Brasileira Hélio Delmiro & Helô Helena - EP

(c/ Hélio Delmiro)

2012 Selo Ipê Mundi Records/Noruega CD Quintal Brasil - Poemas, Letras & Convidados

(Participação)

2012 Selo Ipê Mundi Records/Noruega CD Quintal Brasil - Poemas, Letras & Convidados (Participação)
2010 Selo Guitarra Brasileira CD Alma carioca
2007 Selo Guitarra Brasileira CD Acreditar - Heloisa Helena canta Luiz Melodia
Obras
Alma carioca (c/ Hudson Almado e Adalberon Carvalho)
Anos ausentes (c/ Perinho Santana e Hudson Almado)
Baixo e voz (c/ Hudson Almado)
Dentro do seu olhar (c/ Perinho Santana)
Estrela de mel (c/ Rita Paschoal);
Laço desfeito (c/ Moisés Costa e Euclides Amaral)
O samba me conduz (c/ Lúcio Sherman e Euclides Amaral)
Sempre você (c/ Perinho Santana)
Shows
2007: Heloisa Helena canta bossa e samba (part. Elza Maria, Renato Piau e Euclides Amaral). Bar Memórias do Rio, RJ.
2007: Show Acreditar - Heloisa Helena Canta Luiz Melodia. (participações especiais de Luiz Melodia, Roberto Menescal, Novelli e Renato Piau). Bar do Tom, RJ.
2007: Show de lançamento do disco "Acreditar - Heloisa Helena Canta Luiz Melodia". The Office Sport Bar, RJ.
2008: Heloisa Helena "Show O samba me conduz". Convidados: Watusi e Euclides Amaral. Centro Cultural Memórias do Rio, RJ.
2008: Heloisa Helena canta samba & bossa. Chiko's Bar, RJ.
2008: Heloisa Helena canta: convidados: Renato Piau e Euclides Amaral. Quiosque Estrela da Luz - Leme, RJ.
2008: Heloísa Helena Convida: Elza Maria, Renato Piau e Euclides Amaral. Centro Cultural Memórias do Rio, RJ.
2008: Heloísa Helena Convida: Euclides Amaral. Memórias do Rio, RJ.
2008: Lançamento do livro "Alguns Aspectos da MPB", de Euclides Amaral (Heloisa Helena, Aninha Portal, Anna Pessoa, Carlos Dafé, Cristiano Menezes, Dioni Miranda, Flávio Nascimento, Iverson Carneiro, Juliana Martins, Lúcio Celso Pinheiro, Antônio Carlos Mariano, Marko Andrade, Osmar do Breque, Paulinho Miranda, Paulo Luna, Paulo Renato, Pecê Ribeiro, Reizilan, Renato Piau, Rose Maia, Rubens Cardoso e Xico Chaves). Centro Cultural Memórias do Rio, RJ.
2008: Show Heloisa Helena. Vinicius Piano Bar, RJ.
2008: Show O samba me conduz. Part. Especiais de Watusi e Euclides Amaral. Centro Cultural Memórias do Rio, RJ.
2009: Heloisa Helena - show O Samba me conduz. Convidados: Perinho Santana e Euclides Amaral. Conversa Afinada, RJ.
2009: Heloísa Helena recebe Nonato Buzar. Bar Lokau, RJ.
2009: Show Heloisa Helena. Vinicius Piano Bar, RJ.
2009: Show Luiz Melodias (convidada especial: Heloisa Helena). Bar Bossa Nossa, RJ.
2010 - Heloisa Helena e banda Convidam Luiz Melodia, Euclides Amaral e Renato Piau. Gafieira Elite. RJ.
2010: Show Alma Carioca. (part. Luiz Meldoia). Modern Sound, RJ.
2010: Show Alma Carioca. Espaço Multifoco, RJ.
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: 2ª ed. Esteio Editora, 2011. 3ª ed. EAS Editora, 2014. 4ª ed. EAS Editora, 2020.

AMARAL, Euclides. Poesia Resumida – Poemas & Letras (Antologia Poética). Rio de Janeiro: Edição Casa 10 Comunicação, 2013. 2ª ed. EAS Editora, 2014.

REPPOLHO. Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: 2ª ed. GJS Editora, 2014.

VAZ, Toninho. Meu nome é ébano – A vida e a obra de Luiz Melodia. São Paulo: Editora Tordesilhas, 2020.