5.001
Nome Artístico
Helena dos Santos
Nome verdadeiro
Helena dos Santos
Data de nascimento
7/1/1922
Local de nascimento
Conselheiro Lafaiete, MG
Data de morte
23/10/2005
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Compositora. Ex-favelada, sua vida mudou depois que passou a compor músicas para Roberto Carlos. Foi costureira, lavadeira e doméstica. Aprendeu a compor com o marido, que antes de morrer lhe ensinou a técnica de composição e utilização de rimas. O marido morreu de forma prematura e a deixou na miséria com vários filhos para criar e um ainda para nascer. Costumava enviar suas composições para as Rádios atrás de alguém que pudesse gravá-las, mas recebia sempre um não como resposta. Um dia, ao visitar o programa “Luiz de Carvalho”, na Rádio Globo, viu a cantora Rogéria, então em grande sucesso e a mostrou a composição “Na lua não há”, que a cantora ouviu e gostou, desculpando-se, contudo, por não ser do estilo dela. Disse então que havia um jovem cantor que talvez se interessasse pela composição. O jovem cantor se chamava Roberto Carlos, que ouviu, gostou e gravou a composição.

Dados artísticos

Teve diversas obras gravadas por Roberto Carlos. Em 1963, teve a composição “Na lua não há” gravada por Roberto Carlos no LP “Splish splash” e no ano seguinte no LP “É proibido fumar” ele gravou “Meu grande bem”. Em 1965, no LP “Roberto Carlos canta para a juventude”, teve gravada a canção “Como é bom saber” e no LP “Jovem guarda”, lançado no mesmo ano, teve gravado aquele que foi seu maior sucesso, “Sorrindo para mim”.

Em 1966, no LP “Roberto Carlos”, teve gravada a obra “Esperando você”. Em 1967, uma reportagem da revista Intervalo assim falou sobre ela: “Dona Helena dos Santos de Oliveira é uma ex-favelada que “Betinho” (assim ela chama Roberto Carlos) resolveu chamar para ser sua compositora exclusiva. Com apenas seis músicas de sua autoria – “Meu grande bem”, “Como é bom saber”, “Sorrindo para mim”, “Esperando por você”, “Fiquei tão triste” e “Na lua não há” – a vida dela já mudou muito. Ela comprou um apartamento na Gávea, móveis modernos e entrou num consórcio de automóveis. Os filhos estão todos no colégio.” Em 1968, obteve novo grande sucesso com a canção “Nem mesmo você” gravada por Roberto Carlos no LP “O inimitável”. No ano seguinte teve gravada pelo mesmo cantor a música “Do outro lado da cidade”.

Em 1970, teve a primeira de suas músicas gravadas por Roberto Carlos na qual não fez sozinha a letra e a música, dividindo a parceria de “O astronauta” com Edson Ribeiro. Em 1972, fez com Edson Ribeiro a música “Agora eu sei”, a segunda dessa parceria gravada por Roberto Carlos.Em 1982, teve gravada por Roberto Carlos a música “Recordações”, parceria com Edson Ribeiro. Faleceu em 2005, no Hospital da Força Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, sendo sepultada no Cemitéio São João Batista.

Obras
Agora eu sei (c/ Edson Ribeiro)
Do outro lado da cidade
Esperando você
Meu grande bem
Na lua não há
Nem mesmo você
O astronauta (c/ Edson Ribeiro)
Recordações (c/ Edson Ribeiro)
Sorrindo para mim
como é bom saber