
Compositora. Ex-favelada, sua vida mudou depois que passou a compor músicas para Roberto Carlos. Foi costureira, lavadeira e doméstica. Aprendeu a compor com o marido, que antes de morrer lhe ensinou a técnica de composição e utilização de rimas. O marido morreu de forma prematura e a deixou na miséria com vários filhos para criar e um ainda para nascer. Costumava enviar suas composições para as Rádios atrás de alguém que pudesse gravá-las, mas recebia sempre um não como resposta. Um dia, ao visitar o programa “Luiz de Carvalho”, na Rádio Globo, viu a cantora Rogéria, então em grande sucesso e a mostrou a composição “Na lua não há”, que a cantora ouviu e gostou, desculpando-se, contudo, por não ser do estilo dela. Disse então que havia um jovem cantor que talvez se interessasse pela composição. O jovem cantor se chamava Roberto Carlos, que ouviu, gostou e gravou a composição.
Teve diversas obras gravadas por Roberto Carlos. Em 1963, teve a composição “Na lua não há” gravada por Roberto Carlos no LP “Splish splash” e no ano seguinte no LP “É proibido fumar” ele gravou “Meu grande bem”. Em 1965, no LP “Roberto Carlos canta para a juventude”, teve gravada a canção “Como é bom saber” e no LP “Jovem guarda”, lançado no mesmo ano, teve gravado aquele que foi seu maior sucesso, “Sorrindo para mim”.
Em 1966, no LP “Roberto Carlos”, teve gravada a obra “Esperando você”. Em 1967, uma reportagem da revista Intervalo assim falou sobre ela: “Dona Helena dos Santos de Oliveira é uma ex-favelada que “Betinho” (assim ela chama Roberto Carlos) resolveu chamar para ser sua compositora exclusiva. Com apenas seis músicas de sua autoria – “Meu grande bem”, “Como é bom saber”, “Sorrindo para mim”, “Esperando por você”, “Fiquei tão triste” e “Na lua não há” – a vida dela já mudou muito. Ela comprou um apartamento na Gávea, móveis modernos e entrou num consórcio de automóveis. Os filhos estão todos no colégio.” Em 1968, obteve novo grande sucesso com a canção “Nem mesmo você” gravada por Roberto Carlos no LP “O inimitável”. No ano seguinte teve gravada pelo mesmo cantor a música “Do outro lado da cidade”.
Em 1970, teve a primeira de suas músicas gravadas por Roberto Carlos na qual não fez sozinha a letra e a música, dividindo a parceria de “O astronauta” com Edson Ribeiro. Em 1972, fez com Edson Ribeiro a música “Agora eu sei”, a segunda dessa parceria gravada por Roberto Carlos.Em 1982, teve gravada por Roberto Carlos a música “Recordações”, parceria com Edson Ribeiro. Faleceu em 2005, no Hospital da Força Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, sendo sepultada no Cemitéio São João Batista.