0.000
©
Nome Artístico
Hamleto Stamato
Nome verdadeiro
Hamleto Stamato Júnior
Data de nascimento
4/2/1968
Local de nascimento
Bebedouro, SP
Dados biográficos

Pianista. Compositor. Arranjador.

Filho do saxofonista e flautista Hamleto, que atuou no conjunto de Hermeto Pascoal. Começou a estudar piano ainda menino.

Dados artísticos

Em 1984, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ingressou na universiade. Em 1988, iniciou sua carreira profissional.

Apresentou-se no exterior e atuou em estúdio, até lançar, em 2003, seu primeiro CD, “Speed samba jazz”, atuando ao piano e assinando os arranjos e a direção musical, ao lado de Nei da Conceição (baixo) e Wilson Meireles (bateria). O disco é o primeiro lançamento do selo BR Plus, estúdio criado em parceria com Paulo Henrique Castanheira, com quem vem atuando em produções como “Fama” e “Criança Esperança” (Rede Globo), entre outros projetos. No repertório, apenas uma composição de sua autoria, “Tema da Academia”, que fez parte da trilha da novela “Andando na nuvens” (Rede Globo), ao lado de clássicos do jazz, como “A Night in Tunísia” (Dizzie Gillespie), e da bossa nova, como “Manhã de Carnaval” (Luiz Bonfá e Antonio Maria), entre outras. Realizou show de lançamento do disco na Modern Sound e no Mistura Fina (RJ).

Em 2004, lançou, com seu trio, formado com Ney Conceição (baixo) e Erivelton Silva (bateria), o CD “Speed samba jazz 2”, contendo, entre outras, a faixa “Chorinho pra ele”, de Hermeto Pascoal, que contou com a participação do compositor, e ainda “Chovendo na roseira” (Tom Jobim), “Desafinado” (Tom Jobim e Newton Mendonça) e “Mas que nada” (Jorge Benjor), além de suas composições “Bossa para minhas meninas” e “Com salsa”.

Em 2005, apresentou o repertório nos espaços cariocas Modern Sound, Mistura Fina e Drink Café. Nesse mesmo ano, lançou o CD “Speed samba jazz 3”, com suas composições “Que a gente faz” (c/ Paulo Henrique Castanheira) e “Nova”, além de “Why not” (Michel Camilo), “Triste” (Tom Jobim), “De bem com a vida” (Alberto Rosenblit), “On Green Dolphin Street” (Ned Washington e Bronislau Kaper), “My Romance” (Richard Rodgers e Lorenz Hart), “Ela é carioca” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Café com pão” (João Donato e Lysias Ênio), “Melancia” (Rique Pantoja), “The Days of Wine And Roses” (Henry Mancini e Johnny Mercer) e “Nothing Personal” (Don Grolnick).

Lançou, em 2008, o CD “Speed samba jazz – Gafieira Jazz”, com as faixas “Tema da Academia”, “Com salsa”, “Bossa pra Mimi”, “Cris”, “Bossa para as minhas meninas” e “Samba pra Mamá”, todas de sua autoria, além de “Brigas nunca mais” e “Chega de saudade”, ambas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, “Baubles, Bangles And Beads” (George Forrest e Robert Wright), “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro), “Summer of 42” (Michel Legrand), “Mas que nada” (Jorge Benjor), “Why not” (Michel Camilo), “Via Bangu” (Paulinho Trompete) e “A night in Tunisia” (Dizzie Gillespie).

Em 2011, lançou o CD “Speed Samba Jazz 4”, com suas composições “Temalu” e “Na Lapa”, além de “Softly as in a morning sunrise” (Oscar Hammerstein e Romberg), “Close your eyes” (Bernice Petkene), “The dolphin” (Luiz Eça), “If I were a Bell” (Frank Loesser), “Meditação” (Tom Jobim e Newton Menonça), “Seascape” (John Mandel), “The look of love” (Burt Bacharah e Hal David) e “If a should loose you” (Halph Rainger e Leo Robin).

No mesmo ano, o álbum o levou a realizar turnê de um mês, com 18 shows, pela Europa e leste Europeu, se apresentando em oito países: França, Alemanha, Polônia, Estônia, Croácia, Sérvia, Letônia, e Lituania.

Em 2016, lançou o álbum “Tributo a Mileto”, com as músicas do pai que foram gravadas em fita cassete nos anos 1970. As fitas foram digitalizadas e, a partir daí, foram gravados os arranjos de quarteto de cordas, participações especiais e o piano de Hamleto. Mileto, que como saxofonista e flautista integrou as bandas de Hermeto Pascoal e Martinho da Vila nos anos 70, tocou a harmonia no violão e o amigo Tião tocava as melodias no trombone.  O repertório teve sete composições de Mileto batizadas como “Pai 1”, “Pai 2”, “Pai 3”, “Pai 4”,“Pai 5”, “Pai 6” e “Pai 7” e mais quatro autorais de Hamleto Stamato: “Tio Walter”, “Pro Zé Romeu”, ”Mãe Ana” e “Samba pro pai”. Tocaram no álbum Mileto no violão, Tião no trombone e Hamleto Stamato. O projeto teve participações de Raul de Souza (trombone), Widor Santiago (sax tenor), Altair Martins (trompete), Idriss Boudrioua (sax alto), Erivelton Silva (bateria), Ney Conceição (baixo), Robertinho Silva (percussão) e Nelson Faria (violão).  O trabalho teve quarteto de cordas formado por Felipe Prazeres e Márcio Sanches (violinos), Ivan Zandonade (viola) e Marcus Ribeiro (cello) e ontou ainda com Vittor Santos no trombone e na arregimentação das cordas e regência. Além de assinar os arranjos e tocar, Hamleto Stamato fez a produção, a digitalização do áudio original (fita cassete basf-60)  e a mixagem e masterização. Nani Palmeira fez a edição de click (áudio original) e Amaury Machado a limpeza de ruídos (áudio original).

Em 2018 lançou, pela gravadora Fina Flor, o álbum “Ponte Aérea”. O repertório foi integrado por composições próprias e standards da música brasileira com novos arranjos. O trabalho teve a participação dos músicos Augusto Mattoso no baixo e Erivelton Silva na bateria. O álbum teve a direção artística de Ruy Quaresma, gravado e mixado por Carlos Fuchs e masterizado por Luigi Hoffer. As músicas gravadas foram “O morro não tem vez”(Tom Jobim e Vinícius de Moraes); “Garota de Ipanema”(Tom Jobim e Vinícius de Moraes); “Ponte Aérea”(Hamleto Stamato); “April Child” (Jay Livingston, Moacir Santos, Raymond Evans); “Berimbau”9Baden Powell e Vinicius De Moraes); “Coisa Nº 2”(Moacir Santos); “Samba pro pai”(Hamleto Stamato); “A Rã”(Caetano Veloso e João Donato)

Em 2020 lançou “Autoral”: álbum todo feito com músicas próprias e produção feito pelo próprio Hamleto. Os músicos que tocaram foram, além do próprio Stamato no piano, Erivélton Silva na bateria, Augusto Mattoso no baixo, Jessé Sadoc no trompete e fluguel, Marcelo Martins no sax tenor e Vittor Santos no trombone. As cordas foram gravadas pela Orquestra de Estúdio de São Petesburgo, na Rússia, regidas pelo maestro Kleber Augusto. As gravações de base foram no Estúdio Verde, no Rio de Janeiro, feitas por Ricardo Duna Sjöstedt, as de cordas foram feitas no Estúdio de Gravação de São Petesburgo por Kira Malevskaia. As músicas gravadas foram “Lambassa”, “Cris”, “Tema da Academia”, “Bodas”, “Com Salsa”, “Bossa pra Mimi”, “Samba pra Mama”, “Bossa pras Meninas” e “Nova”.

Discografias
2022 Hamleto Stamato ao vivo no Blue Note
2020 Autoral
2018 Fina Flor Ponte Aérea
2016 Tributo a Mileto
2011 Delira Música Speed Samba Jazz 4 (Hamleto Stamato Trio)
2009 Delira Música Speed Samba Jazz – Gafieira Jazz
2007 Speed Samba Jazz 3 (Hamleto Stamato Trio)
2005 Speed Samba Jazz 2 (Hamleto Stamato Trio)
2003 Speed Samba Jazz (Hamleto Stamato Trio)
Obras
Bossa para as minhas meninas
Bossa pra Mimi
Com salsa
Cris
Na Lapa
Nova
Que a gente faz c/ Paulo Henrique Castanheira
Samba pra Mamá
Tema da Academia
Temalu
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.