Cantor. Compositor. Multi-instrumentista (violão, viola, sanfona e outros).
Morou em diferentes lugares, dentre os quais, cidades do interior dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal e Goiás, em cuja capital, Goiânia, começou a fazer sucesso.
Em 2012, foi aprovado um projeto na câmara de vereadores de sua cidade natal, Presidente Olegário (MG), para colocação de uma estátua em sua homenagem. Entretanto, mesmo agradecendo a possibilidade da homenagem, considerou-a desnecessária e declarou que preferiria que o dinheiro fosse destinado a obras públicas.
Começou sua carreira ainda criança, ao formar com amigos uma banda. Mais tarde, aos 18 anos, formou com outro uma dupla sertaneja, que não vingou. Em seguida, lançou carreira solo, e, desde então, até 2011, registrou cerca de 150 composições, sendo lançadas por ele próprio ou por outros artistas, como Gino & Geno, que são uns de seus ídolos. Desde 2009, gravou e fez sucesso com músicas como “É sempre assim”; “Calafrio”, que foi regravada também com o Grupo Calafrio; “Aceita ou não aceita”; “Saudade”; “Sem você eu morro”; “Um grande amor não pode acabar”; “Volta pra mim”; “Lábios divididos”; “Chuva de amor”; e “Super homem”, gravada com Edson & Hudson e, posteriormente, regravada apenas com Edson.
Em 2010, apresentou-se, entre outras, na casa de shows Vila Country, em São Paulo, SP. No mesmo ano, gravou, ao vivo em Goiânia, o álbum “O inventor de amores”, lançado pela Som Livre em CD, DVD e Blue Ray. O trabalho contou com participações especiais de Jorge & Mateus, na música que dá nome ao álbum, composição dele; Maria Cecília & Rodolfo, na música “Eu te quero sim”, também de Gusttavo; Humberto & Ronaldo, em “Furacão”, de Gusttavo Lima e D´Stefany Lima; Guilherme & Santiago, em “Larguei de ser besta”, de Cristiano Franco e Leonardo Galdino; e Edson, em “Super homem”, de Gusttavo Lima, Bonni e Fabiano Lago. Outras composições suas que constaram no álbum foram “Caso consumado”, “Calafrio”, Me deixe em paz”, parceria com D´Stefany Lima, “Coração”, parceria com Raynner Souza, “Revelação”, “Cor de ouro”, parceria com Raynner de Souza, “Arrasta”, com Raynner de Souza, “Refém”, “Tornado”, com Igor Almeida, “É sempre assim”, “Pode ir embora”, e “O mundo é uma boa”. Também foi responsável pela produção musical do álbum, ao lado de Pinócchio. No ano seguinte, lançou, pela Som Livre, junto com as duplas Humberto & Ronaldo e Jorge & Mateus, o DVD “Noite e dia – ao vivo em Goiânia”, gravado no estacionamento do estádio Serra Dourada. Nesse trabalho, interpretou dez músicas sozinho e uma ao lado da dupla Jorge & Mateus, seu grande sucesso “Inventor de amores”. Ainda nesse ano, participou do “São João carioca”, evento realizado pela prefeitura do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, comemorando a passagem dos festejos juninos. O evento levou ao palco montado naquele parque artistas como Caetano Veloso, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Gilberto Gil e Alcione, entre outros.
Por 2 anos seguidos, em 2011 e 2012, apresentou-se na tradicional Festa de Peão de Barretos (SP).
Em 2013, lançou seu terceiro disco na carreira, “Ao vivo em São Paulo”, em formatos de CD e DVD. O show havia sido gravado em 2012, no Credicard Hall, em São Paulo (SP), com mega estrutura e tecnologia de última geração. O álbum trouxe músicas inéditas e sucessos antigos, como “60 segundos”, “Fora do comum” e “Balada”, seu maior sucesso até então, e que havia sido uma das músicas mais executadas no Brasil em 2011. O disco contou com participações especiais do cantor e compositor Alexandre Pires, na faixa “Que trem é esse”, do jogador de futebol Neymar, na faixa “Fazer beber”, do cantor Eduardo Costa, na faixa “Cheiro de shampoo”, e da dupla Willian e Marcelo, na música “Cabelo preto”. Em 2014, voltou a gravar em estúdio, e lançou o CD “Do outro lado da moeda”, pela Som Livre e Audio Mix Records, produzido por ele e Daniel Silveira. O disco, que apostou em músicas mais românticas, apresentou comoc principais músicas de trabalho “Fui fiel”, de Pablo, Fabinho O´Brian, Felipe Escandurras e Magno Sant´anna, uma das mais executadas do período, “Do outro lado da moeda”, de Nildomar Dantas, Ivan Medeiros e Júlio Martins, que teve participação especial de Zezé di Camargo, “Tô solto na night”, de Diego Ferreira, Everton Mattos e Alessandro Lobo, “Ponto G”, de Nonato Neto e Nonato Costa, e “Dez anos“, de Diego Ferreira, Everton Mattos e Samuel Deolli, além de suas composições “Céu de carbono”, parceria com Felipe Duran e Alberto Araújo, que teve participação especial de Felipe Duran, “Com você”, parceria com Renato Moreno e Paula Mattos, “É ela que eu amo”, parceria com Marcos Léo e Paula Mattos, “Hoje tem”, parceria com Paula Mattos e Renato Moreno, “Intenso”, parceria com Claudio Noam, César Augusto e João Augusto, “Só tem eu”, parceria com Cleber Show, Rogério Lopes e Jonas Alves. No mesmo ano, a dupla Zezé di Camargo e Luciano gravou sua composição “Se for para judiar”, consolidando sua aproximação com eles. Ainda em 2013, gravou o DVD “Villa Mix – 3ª edição”, lançado pela Som Livre, ao lado de Guilherme e Santiago, Humberto e Ronaldo, Israel Novaes, e Jorge e Mateus.
Segundo a crítica especializada, Zezé o teria escolhido como seu sucessor musical.
Na virada de 2014 para 2015, apresentou-se na festa da cidade de Porto Seguro (BA). Na virada do mesmo ano, foi exibida uma apresentação sua gravada no programa “Show da virada”, da Rede Globo de Televisão.
Em 2015, lançou o DVD “Buteco do Gusttavo Lima”, gravado ao vivo, com 25 faixas, incluindo sucessos como “Fui fiel” e “Dez anos”, além de participações especiais de Jorge e Mateus, em “Olha o Amor” e “Tá Faltando Eu”, Zezé Di Camargo e Luciano, em “Saudade”” e ”Do Outro Lado da Moeda”, Bruno e Marrone, em “Nem Dormindo Eu Consigo Te Esquecer”, Leonardo, em “Rumo à Goiânia”, e seu pai, Alcino Landim, em “Morena Bonita”, “Cama Fria” e “Doce Amada”. Ainda em 2015, recebeu o prêmio “Disco de ouro”, pelo álbum “Boteco do Gusttavo Lima”.
Na virada de 2015 para 2016, apresentou-se no programa “Show da virada”, da Rede Globo de Televisão. O show foi gravado em um parque aquático na cidade de Salvador (BA), e teve participações especiais dos principais artistas do momento.
Em 2016, lançou o disco “50/50”, pela Som Livre. Gravado ao vivo em Caldas Novas (GO), o CD procurou apresentar duas faces do artista, uma de músicas agitadas e dançantes, e outra de músicas românticas. O trabalho teve produção musical de Dudu Borges e apresentou como músicas de trabalho “Que Pena Que Acabou” e “Homem De Família”. No mesmo ano, realizou participação especial no DVD “Ethernize”, lançado pela Som Livre, da dupla Thaeme e Thiago, na “Fica Louca”, que figurou, na época, entre as 20 mais executadas nas rádios nacionais. Ainda em 2016, participou do DVD “Villa Mix Festival 2ª Edição – Ao vivo em Goiânia”, ao lado de Jorge e Mateus, Israel Novaes e Humberto e Ronaldo. No disco, gravado na presença de mais de 50 mil pessoas, cantou as faixas “Gatinha Assanhada”, “Doidaça”, “Balada”, “Fazer Beber”, “Refém”, “As Mina Pira Na Balada” e “Gatinha Assanhada”.
Em 2017, foi nomeado embaixador da Festa de Peão de Barretos, a mais renomada do meio sertanejo. Nesse mesmo ano, integrando o time dos principais nomes da gravadora Som Livre, lançou o DVD “Boteco do Gusttavo Lima 2”, apresentando regravações de sucessos clássicos da música sertaneja, além de um bônus com composições próprias. O projeto teve participações especiais de Rick e Rangel e Marília Mendonça.
Na virada de 2017 para 2018, apresentou-se na gravação do programa “Show da Virada”, exibido pela Rede Globo de Televisão, e ao vivo na festa “Réveillon Celebration”, em Maceió (AL). Na mesma época, segundo a aferidora Crowley, sua gravação “Abre o Portão que eu Cheguei”, ficou entre as dez mais executadas nas rádios do país. Seu clipe ultrapasssou 100 milhões de acessos no canal oficial do cantor no site Youtube.
Em 2018, sua gravação “Apelido carinhoso”, cujo clipe obteve no ano 445 milhões de acessos em seu canal oficial do Youtube, foi, segundo a aferidora Crowley, a mais executada no país. Na época, com o tamanho do sucesso da canção, seu compositor, Junior Angelim, declarou ser possível viver apenas com os direitos autorais dessa composição. Nesse mesmo ano, manteve-se como embaixador da Festa de Peão de Barretos, sendo o primeiro artista a ocupar o posto por dois anos consecutivos. Na Festa de Peão de Barretos desse ano, lançou seu sétimo DVD da carreira, “O embaixador”, em seis horas de show, batendo recorde de tempo de apresentação no evento, e tornando-se o primeiro a gravar um DVD neste importante evento. No disco, constaram 20 canções, sendo 12 inéditas, das quais obteve sucesso com “Respeita o Nosso Fim”, “DNA” e “Carrinho De Areia”. Ainda em 2018, sua gravação “Apelido carinhoso” foi uma das músicas mais executadas no país, permanecendo por 29 vezes na liderança do das 100 mais pedidas da Billboard Brasil. Nessa época, fez sucesso nacional com a música “Zé da recaída”.
Em 2019, a gravação “Cem Mil” apareceu na liderança das mais executadas segundo a aferidora Crowley. No mesmo ano, lançou o DVD “O Embaixador in Cariri (Ao Vivo)”, gravado na Expocrato, em Crato (CE), com participações especiais de Fagner e do duo cubano Gente de Zona. Os principais sucessos do disco foram “A gente fez amor” e “Perrengue”. Ainda em 2019, segundo a Playax, ocupou a segunda posição geral em execuções musicais no país, contabilizando veículos como rádio, redes sociais e plataformas de execução digitais, entre elas o Youtube, em que ocupou também a segunda posição geral. Na época, seu canal no YouTube somava mais de 4 bilhões de acessos, um dos maiores sucessos de audiência entre artistas brasileiros. Percorreu o país, exibindo-se em estados como Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Sergipe, Ceará, Espirito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Goiás, com a turnê “O Buteco”, com ótima média de público para apresentações em grandes cidades chegando a atingir 50 mil pessoas. Também em 2019, continuou integrando o elenco principal do Villa Mix Festval, que ostentava a marca de “O maior festival de música do Brasil”, com apresentações em diversas cidades, entre elas Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS), Uberaba (MG), Palmas (TO), Brasília (DF), Vitória (ES), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Anápolis (GO), Maceió (AL), Floriaópolis (SC), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Guarujá (SP) e Recife (PE), além de Lisboa (Portugal).
Em 2020, na ocasião de quarentena social em decorrência da pandemia mundial de Corona Vírus, realizou duas transmissões ao vivo pela internet, intituladas “Boteco em casa”, parafraseando um de seus álbuns de maior sucesso. Uma das apresentações teve duração de mais de 7 horas e ultrapassou 50 milhões de visualizações, sendo 2,6 milhões simultâneas, o que, através apenas de suas redes sociais, fez concorrer com a audiência da televisão aberta de rede nacional. Como foi o primeiro a realizar uma transmissão ao vivo de grande porte à época, a audiência alcançada repercutiu como um ato inovador dentro do cenário musical nacional. No mesmo ano, integrando a lista dos artistas mais populares do país, lançaram as músicas de trabalho “Você não é de bar”, em parceria com a dupla Fernando e Sorocaba, e “Pulei na piscina”.
Em 2021 lançou o álbum audiovisual “Buteco in Boston”, gravado ao vivo na cidade norte-americana, com as participações de Dendelzinho em “Quebrando o protocolo”, e do cantor norteamericano Prince Royce em “Veneno”.
Seguindo a mesma lógica da gravação ao vivo dos shows “Buteco”, lançou em 2022 o álbum “Buteco Goiânia”, com sete faixas.
Em 2023 lançou o álbum comemorativo “Embaixador 15 anos”.
Em 2024 lançou o álbum “Paraíso particular”, gravado ao vivo na cidade de Bela Vista, em Goiás, com quatro faixas inéditas, dentre as quais “Cep novo”, em dueto com o cantor mineiro Murilo Huff; e “Livramento”, em dueto com o cantor paulista Gustavo Mioto.
LUNA, Francisco; LUNA, Paulo. Almanaque de duplas caipiras e sertanejas. Rio de Janeiro: Lunamar Edições, 2015