0.000
Nome Artístico
Guilherme Maia
Data de nascimento
6/4/1954
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Compositor. Contrabaixista (baixista). Arranjador. Produtor musical. Professor.

Foi aluno de compoição de Ernst Widmer, Jamary Oliveira, Lindembergue Cardoso e Walter Smetak, na Universidade Federal da Bahia. Em 1998, graduou-se em Educação Musical pela UNI-Rio, instituição na qual ingressou, em 2000, no curso de Mestrado em Musicologia.

Dados artísticos

Iniciou sua vida profissional em Salvador, na década de 1970, enquanto cursava Composição na UFBA. Nesse período, participou, como baixista e compositor, da Banda do Companheiro Mágico, da qual também faziam parte Toni Costa (guitarra) e Ary Dias (percussão). Acompanhou artistas locais e outros, como Luis Melodia e Jorge Mautner, além de compor trilhas para teatro e espetáculos de dança.

Em 1980, mudou-se para o Rio de Janeiro, passando a integrar a banda do compositor e cantor Moraes Moreira, com quem atuou durante 10 anos, como baixista, arranjador e diretor musical.

No Rio, acompanhou em shows e gravações artistas como Chico Buarque, Ednardo, Elba Ramalho e Luis Melodia.

No Brasil e no exterior, dividiu palco e estúdio com músicos como Léo Gandelman, Victor Biglione, Rafael Rabelo, Marcio Montarroyos e Raul Mascarenhas.

Foi compositor exclusivo da Sony Music Publishing, tendo canções gravadas por Zizi Possi, Ney Matogrosso, Moraes Moreira, Tânia Alves, Xuxa e Elba Ramalho, entre outros.

Escreveu, em parceria com o tecladista Fernando Moura, a trilha sonora da novela “Carmen”, exibida em 1988 pela Rede Manchete.

Compôs diversos jingles para campanhas publicitárias e políticas, e também trilhas para vídeos, além de ter assinado arranjos para discos de diversos artistas.

Realizou trabalhos de transcrição, revisão e digitalização de partituras em livros de música, como “Songbook Noel Rosa” (Editora Lumiar, 1991), “Songbook Gilberto Gil” (Editora Lumiar, 1992) e “O Melhor de Garganta Profunda” (Irmãos Vitale, 1998), entre outros. Realizou, ainda, este trabalho para as editoras Phonogram (1992 a 1994) e EMI-Odeon (1994 a 1996).

Obras
A muriçoca me mordeu (c/ Ronaldo Barcelos)
A-do-le-ta (c/ Sérgio Cafa)
Bola de cristal (c/ Fernando Moura e Fred Góes)
Bom-dia (c/ Ronaldo Barcelos)
Canoeiro (c/ Ronaldo Barcelos)
Cantor popular (c/ Paulinho Boca e Moraes Moreira)
Desassossego (c/ Moraes Moreira)
Do Caribe (c/ Luiz Brasil, Rodrigo Campello e Moraes Moreira)
Dodói neném (c/ Fred Góes)
Espinho e flor (c/ Moraes Moreira e Fernando Moura)
Louvar (c/ Moraes Moreira e Zeca Barreto)
Luar desse sonho (c/ Moraes Moreira e Toni Costa)
Maravilhoso amor (c/ Ronaldo Barcelos)
Massaranduba (c/ Ary Dias)
Meninas e Minas Gerais (c/ Moraes Moreira e Toni Costa)
Nossa voz (c/ Moraes Moreira, Toni Costa e Zeca Barreto)
Porque parou, parou por que? (c/ Luiz Brasil e Moraes Moreira)
Quizumba no samba (c/ Moraes Moreira e Toni Costa)
Rádio patroa (c/ Ronaldo Barcelos)
Sereno (c/ Moraes Moreira e Fausto Nilo)
Vida vida (c/ Moraes Moreira e Zeca Barreto)
É a vovozinha (c/ Ronaldo Barcelos)