1.001
Nome Artístico
Guda Monteiro
Nome verdadeiro
Marcio Monteiro Lopes
Data de nascimento
16/6/1968
Local de nascimento
Santo Amaro da Purificação, BA
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Ator.

Em 2005 mantinha residência fixa na Itália, na cidade de Firenze, onde atuou como cantor e guitarrista da casa de show Maracanã.

Dados artísticos

Iniciou a carreira artística no ano de 1980 como ator mirim no filme “O Rei da Vela”, baseado em texto de Oswald de Andrade.

Em 1984 transferiu-se para Salvador onde fundou a banda Cores e Nomes, com a qual fez apresentações em diversas micaretas no interior do Estado e ainda no carnaval soteropolitano. No ano seguinte, como músico guitarrista, acompanhou o cantor e poeta Jorge Portugal em diversos shows em turnê pelo interior da Bahia.

No ano de 1986 participou do projeto “Cuca”, em Santo Amaro da Purificação, evento no qual também se apresentaram nomes consagrados como Raimundo Sodré, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros. No ano posterior formou o grupo musical Banda da Banda, com a qual acompanhou Jorge Portugal em turnê por vários estados do país. Neste mesmo ano ganhou o prêmio de “Melhor Intérprete” no “Festival de Música de Itaberaba”.

Em 1989 apresentou shows solos nas cidades de Recife e Campo Grande e ainda nos estados da Paraíba e Sergipe. No ano seguinte transferiu-se para a cidade de São Paulo, onde fez diversas apresentações na noite paulistana.

No ano de 1993 fundou a banda Sombrazul com a qual apresentou-se na casa Ganas Del Mar, na Itália e posteiormente na França, Espanha, Áustria e Suiça.

Em 1996 participou do projeto “Latino Americano”, em Milão, apresentando-se ao lado de artista como Djavan, Toquinho e Zig Marley, entre outros. No ano seguinte, como cantor e guitarrista, participou do “Festival de Jazz de Montreal”.

Em 1998 atuou em festivais em Roma, Verona, Viarreggio e Milão. A convite de cantor Peiro Lazzanni apresentou-se como guitarrista em um concerto em Moscou. No ano posterior atuou como guitarrista e arranjador do disco de Peiro Lazzanni e trabalhou em diversas casas noturnas em Milão.

No ano 2000 transfere-se para a cidade de Firenze, onde é convidado por Luiz Bokanha a trabalhar na casa noturna Maracanã, uma das maiores e mais conceituadas da Itália.

Em 2004 em parceria com Luiz Bokanha formou a dupla Boka do Mundo e lançou o disco “Sentimento”, com várias composições da dupla. No disco, editado pelo selo Cavernjatt Records, foram incluídas “Santo Amaro”, “Verdadeiro”, “Fundo”, “Tuda na vida”, “Dizer”, “Sentimento”, “Se joga”, “Tu és amigo” e “Vai vai volta”, entre outras.

Discografias
2004 Selo Cavernjatt Records CD Sentimento

(c/ Boka do Mundo)

Obras
Battiquitun do padeiro (c/ Bokanha)
Deus é brasileiro (c/ Bokanha)
Dizer (c/ Bokanha)
Fundo (c/ Bokanha)
Santo Amaro (c/ Bokanha)
Se joga (c/ Bokanha)
Sentimento (c/ Bokanha)
Tu és amigo (c/ Bokanha)
Tuda na vida (c/ Bokanha)
Vai vai volta (c/ Bokanha)
Venha (c/ Bokanha)
Verdadeiro (c/ Bokanha)
Água molha (c/ Bokanha)