
Cantora.
Filha de Maria José Brito de Miranda e Mário de Miranda, nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro. A família logo se mudou para São Paulo. A cantora tem duas irmãs: Sula Miranda e Yara Miranda. Sula é cantora e já foi conhecida com a rainha dos caminhoneiros.
Gretchen tem sete filhos, cinco biológicos e dois adotivos. Thammy, nascida em 1982, é o mais famoso tanto pela carreira artistica quanto pelo fato de ser um homem trans. Além dele, são filhos da cantora Décio, nascido em 1986, Jennifer, nascida em 1991 e adotada em 2008, Sérgio, nascido em 1994, Gabriel, nascido em 2000, Giúlia, nascida em 2003, por inseminação artificial e Valentina, nascida em 2010 e adotada em 2012. Gretchen teve ainda um filho que faleceu recém nascido, em 2000, gêmeo idêntico de Gabriel.
Após diversos casamentos, Gretchen está com o saxofonista Esdras de Souza. A cantora também iniciou, em 2021, a carreira de “coach”, com mensagens motivacionais divulgadas através do Instagram.
Iniciou a carreira no final da década de 1970, lançada por Mister Sam. Ficou conhecida como “A rainha do bumbum”, após apresentar-se no Programa Sílvio Santos com o grupo Zaccaro. Lançou vários discos, todos no gênero disco music, e participou, sempre com sucesso, de programas de auditório, entre eles, o de Abelardo “Chacrinha” Barbosa, Sílvio Santos, Raul Gil e Bolinha. Em suas apresentações costuma utlizar coreografias de acentuada sensualidade. Nos anos 1980, após ter feito sucesso com músicas como “Freak le boom boom”, “Melô do piripiri”, que chegou a ficar em 1o lugar em execuções na América Latina, “Conga conga conga” e “I love you”, atingiu a marca de mil shows realizados, obtendo grande veiculação na mídia impressa e televisiva. Na década de 2000, permanecia em atividade realizando uma média de 20 shows por mês. Em 2011, foi lançada a coletânea “Charme, talento & gostosura”, com seus principais sucessos. O disco, produzido pelo pesquisador Rodrigo Faour, trouxe um encarte com capas de vários dos seus LPs antigos, além de um texto, escrito por Rodrigo, em que defende a importância de Gretchen em termos de comportamento na evolução do universo musical pop brasileiro.
Em 2019, retornou ao Brasil, vindo de Mônaco, onde mora desde 2015, para participar da novela “Dona do Pedaço”, de Walcyr Carrasco, onde fez o papel de uma dançarina de um inferninho contracenando com Marco Nanini, Beth Faria, Tonico Pereira e Rosi Campo.
Em janeiro de 2020 lançou o single “Sigue el ritmo”, em parceria com o marido e saxofonista Esdras de Souza e o cantor cubano Eri Ramo.
Em março de 2022 entrou na equipe de apresentadores do programa “Encrenca”, na Rede TV, com Narcisa Tamborideguy, Marcelo Barbur (Beby) e Tokinho.