4.001
Nome Artístico
Gracinha Leporace
Nome verdadeiro
Maria da Graça Leporace
Data de nascimento
20/1/1950
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora.
Irmã de Fernando Leporace (baixista e compositor) e da também cantora Marianna Leporace. Radicada nos Estados Unidos, para onde se mudou após se casar com o músico Sergio Mendes.

Dados artísticos

Ingressou no cenário artístico em 1965, como cantora solista do Grupo Manifesto, ao lado de Lucinha (voz), que passou mais tarde a atuar com o nome de Lucina, Junaldo (voz), Augusto César Pinheiro (voz), José Renato Filho (voz), Gutemberg Guarabyra (compositor, violonista e cantor), Guto Graça Melo (compositor), Mariozinho Rocha (compositor e arranjador vocal) e Fernando Leporace (compositor e violonista. Com o grupo, venceu, em 1967, a fase nacional do II Festival Internacional da Canção interpretando a canção “Margarida” (Gutemberg Guarabyra), o que lhe valeu também o prêmio de Melhor Intérprete. A música ficou em 3º lugar na fase internacional do festival. Também com o grupo, gravou os LPs “Manifesto Musical” (1967) e “Grupo Manifesto nº 2” (1968), ambos posteriormente lançados em CD.

Ainda em 1968, lançou o LP “Gracinha Leporace”, contendo as canções “Última batucada” (Sebastião Leporace), “ Rancho de Ano Novo” (Edu Lobo e Capinan), “Madrugada” (Sidney Miller), “Prece” (Vadico e Marino Pinto), “Mensagem” (Amaury Tristão e Roberto Jorge), “Canção da desesperança” (Fernando Leporace), “Saudade fez um samba” (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli), “Senhora Senhorita” (Guarabyra), “Sem saída” (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli), “Cantiga” (Dori Caymmi e Nelson Motta), “Em tempo” (Fernando Leporace e João Medeiros Filho) e “Chega de saudade” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).

Em 1969, passou a atuar ao lado de Pery Ribeiro com Sergio Mendes no Grupo Bossa Rio, com o qual se apresentou no Midem e gravou os LPs “Bossa Rio” (196), “Alegria!” (1970) e “Bossa Rio: Live in Japan” (1970).

Vem participando dos discos lançados por Sergio Mendes, tendo obtido destaque no Brasil, em 1979. como vocalista da música “Horizonte aberto” (Sergio Mendes, Guto Graça Melo e Paulo Sergio Valle), faixa do disco homônimo de Sergio Mendes selecionada como tema de abertura da novela “Os Gigantes” (Rede Globo). Em 2006, participou da gravação da faixa “Mas que nada” (Jorge Benjor), do CD “Timeless”, de Sergio Mendes, gravada com o grupo norte-americano Black Eyed Peas, que se tornou um grande sucesso internacional.

Discografias
1970 Alegria! (Bossa Rio) - Blue Thumb Records - LP
1970 Bossa Rio Live In Japan (Bossa Rio) - Blue Thumb Records - LP
1969 Bossa Rio (Bossa Rio) – Polydor – LP
1968 Gracinha Leporace (Gracinha Leporace) – Philips – LP
1968 Grupo Manifesto nº 2 (Grupo Manifesto) – Elenco – LP, CD
1967 Gutemberg Guarabyra e o Grupo Manifesto (Grupo Manifesto) – Elenco – compacto simples
1967 Manifesto Musical (Grupo Manifesto) – Elenco – LP, CD