
Compositor. Instrumentista.
Já na infância demonstrou grande talento musical. Participava assiduamente de serestas realizadas em sua cidade natal. Integrou a Orquestra Lozano e organizou sua própria orquestra, com a qual se apresentava em bailes familiares, reuniões cívicas etc. Foi também craque de futebol. Em 1916, formou-se pela Escola Complementar. No ano seguinte transferiu-se para Ribeirão Preto, onde passou a lecionar como professor primário, sem abandonar, no entanto, sua atividade musical e esportiva. Foi presidente do Comercial Futebol Clube.
Compôs inúmeras obras de variados gêneros, dedicando-se especialmente à composição de valsas.
Dentre cerca de 300 composições, muitas encontradas em cadernos copiadas pelos músicos seresteiros, estavam polcas, schottischs, mazurcas, quadrilhas, tangos, maxixes etc. Algumas de suas músicas tornaram-se conhecidas, como o choro “Catando conchinhas”. Dentre os letristas que trabalharam em parceria com Godinho, destacam-se Ariovaldo Pires, Arlindo Leal, Batista Júnior, Benedito Costa, Juvenal Guimarães, entre outros. Publicou música na revista carioca “O Malho”. Na década de 1910 teve gravadas na Odeon pela Orquestra Andreozzi o tango sertanejo “A derrubada”, a valsa “Eterna saudade”, o tango “Voluntários” e a valsa lenta “Evocação”. No mesmo período, a American Jazz Band Sílvio de Souza gravou a valsa “Ilusão que morre” e o tango “Inesquecível mágoa”. Em 1952, teve seu maxixe “O mulatinho”, gravado por Dante Santoro na flauta. No ano seguinte, a mesma composição, com letra de Felipe Tedesco, foi regravada por Hebe Camargo, ambas as gravações pela Odeon. Em 1966, foi homenageado pelo instrumentista Alberto Calçada que gravou pela Chantecler o LP “Supremo adeus – Alberto Calçada e Seu Conjunto”, com dez obras suas: “Supremo Adeus”, com Benedito Costa, “Ilusão Que Morre”, “Suspiros e Lágrimas”, “Magnólia”, “Evocação”, “Valsa da Saudade”, “Mar de Rosa”, “Jamais Voltarei”, “Ideal Desfeito” e “Dor Secreta”.
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.