0.000
©
Nome Artístico
Gladston Galliza
Nome verdadeiro
Gladston do Espírito Santo Galliza
Data de nascimento
4/11/1967
Local de nascimento
Ouro Preto, MG
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Violonista.
Estudou teoria musical e violão no Conservatório de Música da Universidade
Federal de Minas Gerais.

Morou com a família em Belo Horizonte e no ano de 1989 transferiu-se para o Rio de Janeiro.

Em 1998 radicou-se em Madrid, na Espanha, onde continuou a desenvolver a carreira artística. Sob influência europeia começou a fazer uma ponte luso -hispânica

 

 

Dados artísticos

No final da década de 1980, no Rio de Janeiro, trabalhou na noite apresentando-se em bares e ainda como músico de estúdio, além de violonista acompanhante de vários artistas, entre os quais Simone Guimarães e Cris Delano.

Em 1989 participou do “XII FAMPOP”, festival de música popular de Avaré, no qual ganhou os seguintes prêmios: segundo lugar com a música “Luzes”, de sua autoria e ainda o prêmio de “Melhor intérprete”, com a mesma composição, sendo incluído no LP do festival. Por essa época, também participou de vários festivais de música, entre eles “Festival de Música de Bauru”, em São Paulo e ainda “Festival de Música de Carajás”, no Estado do Pará, onde também ganhou os prêmios de primeiro e segundo lugares e ainda o de “Melhor intérprete”.

Em 1994, em parceria com o também cantor e compositor César Nascimento,  gravou o CD “Viver você”, no qual foram incluídas de sua autoria “Esperando luar” (c/ Edna Santos), “Manhã sem nome” e “I Wish”, as duas últimas em parcerias com César Nascimento.

No ano de 1996 sua composição “Passageiro”, parceria com o baixista  Rômulo Gomes, foi gravada no CD do parceiro “Jeito livre de amar”. No ano seguinte, participou do disco “Tocando o céu”, de Adriano Souza.

No ano de 1998, transferiu-se para a cidade de Madrid, na Espanha, onde também passou a atuar como músico em vários shows e eventos. No ano seguinte, no Brasil, o parceiro Sanduca lançou o CD “Rota certa”, no qual foram incluídas “Jeito moreno” e “Sabor”, parcerias de ambos.

Em 2001, na Espanha, participou como convidado do disco “Vivir cantando”, de Claudia Gómez, no qual foi regravada a composição “Luzes”. No ano seguinte participou da trilha sonora do filme “No Somos Nadie”, para a qual foi lançado um CD homônimo com vários artistas espanhóis.

Em 2003 participou do disco “Tributo a Yumiko Muracami”, de Gustavo Gregório. No ano seguinte também participou do CD “Lava Conections”, do produtor Lava, trabalho lançado no Japão pelo Selo Toys Factory.

Em 2005, a convite do produtor Lava, gravou o disco “The album”, feito unicamente para o mercado japonês, no qual foram incluídas as faixas “Jeito moreno” (c/ Sanduca), “Ao poeta” (c/ Luiz Vilela), “Uma voz” (c/ Edna Santos e Rômulo Gomes), “Sede” (c/ Luiz Vilela), “Estrela algoz” (c/ César Nascimento), “Aos quatro ventos” (c/ João Aires e Sérgio Misan) e “Colage”, em parceria com Daniel Lesmes, entre outras. Neste mesmo ano, no Brasil, participou do CD “Um pouco de mim – Sergio Natureza e amigos”, do poeta e letrista Sergio Natureza, disco no qual interpretou a faixa “Nadando no seco”, de autoria de Tunai e Sergio Natureza. Ainda em 2005 lançou, na Espanha, pelo Selo 18 Chulo, o CD “Fascínio”, no qual interpretou diversas composições próprias, destacando-se nesse trabalho as parcerias com o letrista madrilenho Daniel Lesmes com o qual compôs “A um paso del paraíso”, “Maldita gravedad”, “A las tantas”e “A destiempo”. No disco também foram incluídas “Alucifunk” (c/ Mário P C e Vladimir), “Dor de saudade” (c/ Rômulo Gomes) e “Esse amor”, em parceria com Rosalia Royo, entre outras.

Em 2009 apresentou-se no Japão e na Espanha com acompanhamento do trio musical do pianista uruguaio Hugo Fattoruso.

No ano de 2010 fez show do lançamento do seu sexto disco de carreira “Íntimo” no Espaço Carioca, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro. No disco contou com participações de músicos brasileiros e espanhóis, tais como o baixista Rômulo Gomes, os irmãos uruguaios José e Juan San Martín e a cantora flamenca Eva Durán. No show de lançamento o violonista foi acompanhado por Xande Figueiredo na bateria, Adriano Souza nos teclados e Rômulo Gomes no baixo.

Em 2011 lançou, em parceria com a musicista japonesa Miyuki Onitake, o álbum “Alvorada”, com as músicas “Vôo na Noite”; “Sensação”; “Cada Momento com Você”; “Alvorada”; “Miragem”; “Canto”; “Gente”; “Mulher”; “Dream Fall”; “Spring’s Coming”. Todas, exceto a última, apenas de Miyuki, são parcerias dos dois. O trabalho foi gravado, mixado e masterizado por Andrés Vázquez no Arco del Valle studio em Cercedilla , na Espanha. Os músicos que tocaram foram Miyuki Onitake (Piano acústico e elétrico); Gladston Galliza (voz, violão e guitarra); Jorge «Jato» Cerrato (baixo elétrico e acústico); José San Martín (bateria) e Andreas Prittwitz (Sax).

No ano de 2013 voltou ao Brasil para apresentar o show “Em casa”, no palco do Conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais, no Centro de Belo Horizonte, no qual foi acompanhado por Serginho Silva (percussão), contando ainda com as participações especiais do compositor e produtor Flávio Henrique e do guitarrista e compositor César Costa.

Em 2014 lançou, em parceria com Jose San Martin, o trabalho três Calles. Foram registradas no álbum as músicas “Samba Criolo”(Gladston Galliza e Edna Santos); “Tres Calles” (José San Martín e Gladston Galliza); “Sed” (Gladston Galliza e Rosalía Royo); “Saint Denis” (José San Martín); “Brejo da cruz”(Chico Buarque); “Tengo que contar um sueño” (Rubén Rada e Ricardo Nolé); Luz (Johnny Roldán); “Tocador” (Jose San Martin); “Minha rua” (Gladston Galliza/Sanducka); “Maldita gravedad” (Gladston Galliza eDaniel Lesmes). Os músicos foram Gladston Galizza (guitarra e vocais); Jose San Martin (bateria, percussões e vocais); Juan San Martin e Gustavo Gregorio (baixo); Bobby Martinez (flauta); Coco Fernandez (teclados); Santi Ibarretxe (flauta e vocais). O álbum foi gravado no estúdio Santa María de la Alameda em Madrid, na Espanha, por Juan San Martín. “Maldita Gravedad” foi gravada nos Estudios Track, em Madrid, por Andrés Vázquez

Em 2015 lançou o álbum “Lados” com as músicas “O Rio”(Gladston Galliza  e Sanducka); “Samba na terceira” (Gladston Galliza); “Alas” (Gladston Galliza e Daniel Lesmes); “O blues dos comensais”(Gladston Galliza/Vladimir Ribeiro); “Mais que olá” (Gladston Galliza/Edna Santos); “Instante” (Gladston Galliza/Daniel Lesmes); Por quê?” (Gladston Galliza e Saigenji); “Alguém especial” (Gladston Galliza); “Puntos suspensivos” (Gladston Galliza e Daniel Lesmes); “Viver, viver” (Lô Borges/Márcio Borges/Murilo Antunes); “Mensagem” (Gladston Galliza) e “El canto de las cigarras” (Gladston Galliza e Daniel Lesmes). Os músicos que tocaram foram Serginho Silva (timbatera e percussão); Christiano Caldas (pianos acústico e elétrico); Aloízio Horta (baixos elétrico, acústico e fretless); Sergio Danilo (sax e flauta); Cesar Costa e Vinicius Rosa (guitarra); Thiago Delegado (violão de sete cordas) e Gladston Galliza(vocais, violão e guitarra). A produção e os arranjos foram de Gladston Galliza com direção artística de Christiano Caldas. O álbum foi gravado no Estúdio Verde, em Belo Horizonte (MG), por Arthur Damásio. A mixagem e a masterização foram de Eloisio Oliveira.

Em 2018 lançou o álbum “A vontade e o vento”, todo gravado em voz e violão ou guitarra. As músicas registradas, todas parcerias com Marcelo Sarkis, foram “Absinto”; “Houve um tempo”; “A vida é bicho papão”; “Eu não gosto de samba”; “Be my Guess”; “Todo mundo”; “Blasé sur la table”; “Espelho espelho mau”; “Eu rio”; Vertiginosa”; “Frio dos tempos” e “A vontade e o vento”. O álbum foi produzido por Marcelo Sarkis com a direção artística de Gladston Galliza. O trabalho foi gravado e mixado no estúdio Genesis, em Beo Horizonte, por Eloísio Oliveira.

Em 2020 lançou o álbum “5.2”, com regravações de músicas de toda a carreira. Foram registradas no trabalho “Alas”(Gladston Galliza e Daniel Lesmes); “Minha rua”(Gladston Galliza e Sanducka); “A vida é bicho papão” (Gladston Galliza e Marcelo Sarki); Idas e idas (Gladston Galliza e Rômulo Gomes); “Uma hora menos em Canarias” (Gladston Galliza e Ana Buñuel); “O Rio”(Gladston Galliza e Sanducka); “Citerea” (Gladston Galliza e Daniel Lesmes); “I wish” (Gladston Galliza e Cesar A. S. Nascimento); “Esperando luar” (Gladston Galliza e Edna Santos); “Samba na terceira”(Gladston Galliza); “La chata mandinga” (Carmen París/domínio público); “Esse amor” (Gladston Galliza e Rosalía Mowgli); “Luzes”(Gladston Galliza); “Maldita gravedad”(Gladston Galliza e Daniel Lesmes); “Absinto” (Gladston Galliza e Marcelo Sarkis); “Tu nombre”(Javier Ruibal); “A um passo del paraiso” (Gladston Galliza e Daniel Lesmes); “Canto” (Miyuki Onitake e Gladston Galliza); “A destiempo”(Gladston Galliza e Daniel Lesmes); “Cuando suenan las lentas” (Gladston Galliza e Daniel Lesmes); “Alucifunk” (Gladston Galliza, Mário PC e Vladimir Ribeiro); “Samba Criolo”(Gladston Galliza/Edna Santos); “Eu rio”(Gladston Galliza e Marcelo Sarkis). O álbum foi produzido por Andrés Vázquez e Gladston Galliza com gravação, mixagem e masterização de Andrés Vázquez no estúdio Arco del Valle, em Cercedilla, na Espanha. A direção musical foi de Gladston Galliza. Entre os convidados especiais estavam Carmen París (voz); Javier Ruibal(voz e vioção) e Sergio Menem(violoncelo). A banda base foi integrada  por José San Martín(bateria); Juan San Martín(baixo elétrico); Diego Ebbeler(teclados) e Gladston Galliza (vocais e violão).

Discografias
2022 Mills Records 5.2 Brasil
2018 A vontade e o vento
2015 Lados
2010 Independente CD Íntimo
2006 Sgae Idas e idas
2005 Espanha Selo 18 Chulos CD Fascínio
2005 Japão CD The album

Selo Toy's Factory

2005 Selo SescRio.Som CD Um pouco de mim - Sergio Natureza e amigos

(participação)

2004 Selo Toy's Factory CD Lava conections

(participação)

2003 Independente CD Tributo a Yumiko Muracami

(participação)

2002 Selo Lola Records CD Trilha sonora do filme No Somos Nadie

(vários)

2001 Independente CD Vivir cantando

(participação)

1997 Independente CD Tocando o céu

(participação)

1994 Independente CD Viver você

(c/ César Nascimento)

1989 (vários) LP VII FAMPOP
Obras
A destiempo (c/ Daniel Lesmes)
A las tantas (c/ Daniel Lesmes)
A un paso del paraíso (c/ Daniel Lesmes)
Alucifunk (c/ Mário P C e Vladimir)
Ao poeta (c/ Luiz Vilela)
Aos quatro ventos (c/ João Aires e Sérgio Misan)
Colage (c/ Daniel Lesmes)
Coração
Dor de saudade (c/ Rômulo Gomes)
Ese amor (c/ Rosalía Royo)
Esperando luar (c/ Edna Santos)
Estrela algoz (c/ César Nascimento)
Fascínio
I Wish (c/ César Nascimento)
Jeito moreno (c/ Sanduca)
Luzes
Maldita gravedad (c/ Daniel Lesmes)
Manhã sem nome (c/ César Nascimento)
Momento
Sede (c/ Luiz Vilela)
Teimosia
Tus notas
Uma voz (c/ Edna Santos e Rômulo Gomes)
Uma voz (c/ Edna Santos e Rômulo Gomes)
Shows
Gladston Galliza Quarteto. Café Central. Madrid. Espanha,
Gladston Galliza Quarteto. Calle 54. Madrid,
Gladston Galliza Quarteto. Ciudad Universitaria.Alcalá de Henares, Espanha,
Gladston Galliza Quarteto. Espacio para la Música de Cajá. Madrid,
Gladston Galliza e Rita Tavares. Casa de América. Madrid,
Gladston Galliza e Rita Tavares. Sala Clamores. Madrid,
Gladston Galliza e Thomas Clements. Centro Cultural Mandala, Madrid,
Gladston Galliza e banda - Participação especial de Carlos Aguirre. Centro Cultural la Endija. Paraná, Argentina,
Gladston Galliza e banda - participação especial de Luis Salinas. Teatro Ateneu. Buenos Aires. Argentina,
Gladston Galliza, Leny Andrade e banda. Festival de Jazz de San Javier. Espanha.
Show Fascínio - Gladston Galliza Quarteto. Teatro Pradillo. Madrid,
Show Fascínio. Bar Panorama, RJ,
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.