2.437
Nome Artístico
Gisa Nogueira
Nome verdadeiro
Adalgisa Maria Nogueira Machado
Data de nascimento
15/12/1938
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Filha de Dona Neuza, cantora amadora, e de João Batista Nogueira, advogado e músico que pertenceu ao Regional de Rogério Guimarães, e chamado por Pixinguinha de mestre no violão.
Criada no subúrbio carioca do Méier. Irmã e parceira do cantor e compositor João Nogueira e mãe do cantor Didu Nogueira.
Em 1974 ingressou na ala de compositores da Portela.
Em 2008 fez exposição de seus quadros no Centro de Referência da Música Carioca, no Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Em 1971, Clara Nunes gravou, de sua autoria em parceria com João Nogueira, “Meu Lema”.
No ano de  1973, Beth Carvalho incluiu “Clementina de Jesus”, de sua autoria, em seu disco “Canto por um novo dia”, lançado pela gravadora Tapecar. No ano seguinte, ingressou na Ala de Compositores da Portela. Neste mesmo ano de 1974, no LP “Pra seu governo”, Beth Carvalho interpretou “Me enganou”. Ainda neste ano, João Nogueira, no LP “E lá vou eu”, incluiu “Eu sei Portela” e “Meu canto sem paz”, parcerias de ambos. Ainda em 1974 levada por Lygia Santos, filha de Donga, gravou a faixa “Quando uma estrela sorri” (Donga, Villa-Lobos e David Nasser) no LP “A música de Donga”, disco do qual participaram Elizetth Cardoso, Altamiro Carrilho, Abel Ferreira, Dino, Meira, Canhoto, Marçal, Jorginho do Pandeiro, Joel Nascimento, Elizeu Félix, Luiz Paulo da Silva, Leci Brandão, Almirante e Paulo Tapajós, além do próprio Donga em algumas faixa e em trecho do depoimento dado pelo compositor ao MIS (Museu da Imagem e Som do Rio de Janeiro em 1969).
Em 1975,  Beth Carvalho gravou uma outra composição de sua autoria “De novo desamor”, no LP “Pandeiro e viola”. Neste mesmo ano gravou duas faixas no LP “Tem gente bamba na roda de samba”, coletânea produzida por Reginaldo Bessa para a gavadora Continental.
No ano de 1976, gravou pela Top Tape um compacto simples com duas músicas de sua autoria. No ano posterior, sua composição “Samba do amor” (c/ Mauro Duarte e João Nogueira), foi incluída no disco “Espelho”, de João Nogueira.
Lançou o primeiro LP “Saldo positivo” em 1978, pela gravadora Odeon, no qual interpretou de sua autoria “Opção”, “Verdade aparente”, “Olhando seu retrato”, “Peito magoado”, “Incoerência”, “Me ganhou”, “Coração insensato” e “Saldo positivo”, faixa que contou com a participação do irmão João Nogueira. Neste mesmo ano, Celeste interpretou de sua autoria “Mandamento”, no LP “Laço de cobra”, pela gravadora EMI-Odeon. Ainda em 1978, “Terno branco”, de sua autoria, foi gravada por João Nogueira no LP “Clube do Samba”.
No ano de 1980, ao lado de Dona Ivone Lara e Leci Brandão, fez turnê por várias cidades do Brasil pelo “Projeto Pixinguinha”. No ano seguinte, pela gravadora Odeon, lançou outro compacto simples. Participou do LP “Donga-Marçal”, lançado pela gravadora Continental.
No ano de 2001, participou do show e gravação do disco ao vivo em homenagem a João Nogueira. Neste espetáculo, apresentado na casa de show Tom Brasil em São Paulo, interpretou “Meu canto sem paz”, uma de suas parcerias com o irmão. Participaram também do disco Emílio Santiago, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Arlindo Cruz & Sombrinha, Chico Buarque, João Bosco, Diogo Nogueira, Didu Nogueira e Dona Ivone Lara. Neste mesmo ano, com direção de Túlio Feliciano, foi apresentado no Canecão no Rio de Janeiro o show “Um sonho através do espelho”, contando basicamente com os mesmos artistas.
Suas composições foram gravadas por intérpretes de renome, como Clara Nunes (Opção e Amor desfeito), e João Nogueira (Meu canto sem paz, Eu sei Portela, Terno branco e Samba de amor), além de Eliana Pittman (Deus de barro), Elza Soares (Canoa furada), a cantora Celeste (Mandamento), Sônia Santos (Guerreira) e Marília Beviláqua (Canto de nossa gente).
Em 2003, no show “Nogueira canta Nogueira” no Carioca da Gema, ao lado de Didu Jogueira e Diogo Nogueira prestou homenagem ao irmão João Nogueira.
Em 2008 fez show no Centro de Referência da Música Carioca, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro.
Participou da gravação do “Samba Book – João Nogueira”, lançado em CD, DVD e Blu Ray pela Musickeria em 2012, no qual interpretou as faixas “Wilson Geraldo, Noel” e “Clube do samba”.

Discografias
2012 Musikeria CD Samba Book - João Nogueira (participação)
2012 Musikeria DVD Samba Book - João Nogueira (participação)
2001 Jam Music CD Através do espelho

(vários)

1981 Odeon Compacto simples Gisa Nogueira
1978 Odeon LP Saldo positivo
1976 Top Tape Compacto simples Gisa Nogueira
1974 Discos Marcus Pereira LP A música de Donga

(participação)

Obras
A janela
Clementina de Jesus
Coração insensato
De novo desamor
Eu sei Portela (c/ João Nogueira)
Incoerência
Mandamento
Me enganou
Me ganhou
Meu canto sem paz (c/ João Nogueira)
Meu lema (c/ João Nogueira)
Olhando seu retrato
Opção
Peito magoado
Saldo positivo
Samba do amor (c/ João Nogueira e Mauro Duarte)
Terno branco
Vazio
Verdade aparente
Shows
2008 Centro de Referência da Música Carioca, RJ Gisa Nogueira
2003 Nogueira canta Nogueira. (c/ Diogo Nogueira e Didu Nogueira) Carioca da Gema. RJ.
2001 Através do espelho. (vários).Tom Brasil, SP,
2001 Um sonho através do espelho. (vários). Canecão, RJ.
1980 Projeto Seis e Meia. Sala Funarte Sidney Miller, RJ
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.