0.000
Nome Artístico
Gilvan de Oliveira
Data de nascimento
18/8/1956
Local de nascimento
Itau de Minas, MG
Dados biográficos

Instrumentista. Arranjador. Cantor. Compositor.

Influenciado pelo avô Sô Guilé (Guilhermino de Brito), tocador de sanfonunha de 8 baixos, das festas de Congao, Folias de Reis e Catiras, desde a infância demonstrou interesse pela música.

Iniciou-se pela bateria. Aos 12 anos de idade, decidiu-se pelo violão. Ingressou na Faculdade de Engenharia Elétrica, transferindo-se, mais tarde para o curso de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi aluno de José Lucena Vaz. Considerado um dos grandes violonistas do estado de Minas Gerais.

Dados artísticos

A partir de 1983, começou a atuar em shows e gravações ao lado de diversos intérpretes da música brasileira, aperfeiçoando-se como violonista, arranjador, compositor e diretor musical, e participando de turnês pelo Brasil e no exterior.

Seu repertório inclui obras de compositores como Pixinguinha, Baden Powel, Tom Jobim, Caetano Veloso, Hermeto Pascoal, Fernando Brant, indo até Beatles e Madredeus.

Em 1989, gravou seu primeiro disco solo, “Cordas e coração”, seguido de “Vinícius nas cordas de Gilvan” (1990), “Retratos” (1993), indicado para o Prêmio Sharp, e “Sol” (1995).

Participou, ainda, ao lado de Weber Lopes e Juarez Moreira, do disco “Violões do horizonte”.

Em 2002, acompanhou a cantora Titane em show muito bem aceito pela crítica no Teatro Rival BR, que foi, inclusive filmado, sendo exibido pela TV-E (Rede Brasil), no começo de 2003.

Em 2003, lançou o CD “Violão Caipira”, em que confirma sua origens do interior de Minas Gerais, fazendo-se acompanhar apenas do violão e dispensando acompanhamento de qualquer outro instrumento. O disco inclui composições suas como ” Ave Maria Caipira”, passando por clássicos como “No rancho Fundo” de Ary Barroso e Lamartine Babo; “India” de Guereiro e Flores; “Tristeza do Jeca” de Angelino de Oliveira e visitando compositores como Milton Nascimento e Tavinho Moura (“Noites do Setão”). Todas as faixas recebem especial tratamento ao estilo da viola caipira.

Discografias
[S/D] Karmim CD Violões do Horizonte
2003 Kuarup Discos CD Violão caipira
1995 Karmim CD Sol
1993 Karmim CD Retratos
1990 Karmim LP Vinícius nas cordas de Gilvan
1989 Karmim LP Cordas e coração
Obras
Ave Maria Caipira
Cantiga para Teresa
Canção sem nome
Ilha do Mussulo
Nossa cidade (c/ Fernando Brant)
Noturno de Belo Horizonte (c/ Murilo Antunes)
O beco
Samba do neném
Saudade do Tom
Saudades do Led Zep
Sozinho
Tirana da partida
Traquina
Xote da crioula