
Compositor. Nascido em Portugal migrou para o Brasil no começo do século XX.
Em 1934, teve gravados o samba “Olha a baiana”, parceria com Kid Pepe, registrado por Orlando Silva na Columbia. No mesmo ano, Moreira da Silva gravou o samba “Implorar”, parceria com J. da Silva Gaspar e Kid Pepe, vencedor do carnaval do ano seguinte e um dos maiores sucessos da década de 1930. Este samba causou uma polêmica pública quanto a sua real autoria, pois segundo alguns, seria do falecido sambista Cedá, que o vendera a Kid Pepe por 30 mil réis. Segundo depoimento de Kid Pepe reproduzido no livro “A canção no tempo”: “João Gaspar me mostrou um estribilho que gostei. Consegui então autorização dele, por escrito, para consertar o estribilho (que estava quebrado) e compor uma segunda parte e a introdução. Desse jeito fizemos “Implorar”. Agora, se provarem que o coro apresentado pelo Gaspar não lhe pertence, darei minha á família do falecido a parte dele”. Ainda em 1934, teve o samba “Se A Sorte Me Ajudar”, com Noel Rosa, gravado em dueto por Aurora Miranda e João Petra de Barros na Odeon. Em 1935, teve gravadas a toada “Eu era Feliz” e o samba “Sabor do samba”, parcerias com Kid Pepe, e perpetuadas por Patrício Teixeira em disco Victor. No mesmo ano, outra de suas parcerias com Kid Pepe foi gravada na Victor por Chiquinha Jacobina, a rumba “Samba na rumba”. Também em 1935, o samba “Ao Menos Um Olhar”, com Valfrido Silva, foi lançado por Aracy de Almeida pela Victor. Em 1936, Jayme Vogeler, pela Odeon, registrou o samba-canção “As Lágrimas Rolavam”, com Ramiro Guará e Kid Pepe. Em 1939, Manoel Monteiro, pela Odeon, gravou o samba “Amores De Estudante”, com Kid Pepe.
Em 1940, o samba “A Neblina Vem Caindo”, com Kid Pepe, foi gravao pelas Irmãs Pagãs pela Columbia.No mesmo ano, o samba “Artigo Nacional”, com Wilson Batista, foi gravado por Cinara Rios pela Victor.
Em 1941, a marcha “A Mulher do Padeiro”, com J. Piedade e Nicola Bruni, foi lançado pela dupla : Joel e Gaúcho em disco da Odeon. Em 1958, a marcha “A Mulher do Padeiro”, com J. Piedade e Nicola Bruni. Fez parte do LP “Carnaval de outros tempos”, da gravadora Odeon com o grupo Os Saudosistas, uma bandinha regida pelo maestro Lindolfo Gaya.
Em 1973, a marcha “A Mulher do Padeiro”, com J. Piedade e Nicola Bruni, fez parte do LP “Joel de Almeida – O Cidadão Carnaval” lançado por Joel de Almeida pela Odeon.
Em 2011, o samba “Artigo Nacional”, com Wilson Batista, foi gravado por Elza Soares no CD “O samba carioca de Wilson Batista”, da gravadora Biscoito Fino.
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
AZEVEDO, M. A. (Nirez). A História Cantada no Brasil em 78 rotações, Fortaleza, Edições UFC, 2012.