
Cantor. Compositor. Músico. Saxofonista. Tecladista. Guitarrista.
Ao lado de Paula Toller (voz), Leoni (baixo), Beni Borja (bateria) e Bruno Fortunato (guitarra) formou no ano de 1981, no Rio de Janeiro, o grupo de rock Kid Abelha, um dos mais expressivos da geração 80. Fazendo parte do grupo como saxofonista e tecladista gravou todos os discos entre os anos de 1981 e 2005, sendo, ao lado da cantora Paula Toller, um dos principais compositores, e também responsável por vários sucessos da banda.
No ano de 2004 lançou o primeiro disco solo intitulado “Quatro letras”, no qual apresentou como convidados vários amigos de geração do rock dos anos 80.
A partir do ano de 2006, ao lado do guitarrista Rodrigo Santos (Barão Vermelho), do baterista Guto Golfi (Barão Vermelho) e do guitarrista Nani Dias, passou a integrar a banda Os Britos, que faz releituras da obra dos Beatles.
Em 2007 lançou, pela gravadora Som Livre o segundo disco solo “Distorções do meu jardim”, no qual recebeu como convidados Marcelinho da Lua e Leoni. No disco também foram incluídas as composições “O céu que nos protege” (c/ Dadi Carvalho e Guto Golfi) e “Noite perfeita” (c/ Leoni).
No ano de 2010 lançou o CD “13 parcerias com Cazuza” (Selo MPB com distribuição da Universal Music), com várias participações especiais, tais como Ney Matogrosso, Elza Soares, Frejat, D2, Sandra de Sá, Paulo Ricardo, Evandro Mesquita, Marcelo Novaes na gaita, Jaksom, Tico Santa Cruz e a nova geração Rafael Frejat (filho de Frejat), Fred e Leo Israel (filhos de George Israel) nas regravações de clássicos e uma inéditas das 17 músicas que compôs com Cazuza, a maioria delas gravadas por vários artista da mpb. No disco, produzido pelo baixista Dadi Carvalho, foram incluídas “Você Vai Me Enganar Sempre 2” (c/ Nilo Romero e Cazuza), faixa que contou com um dueto virtual com Cazuza, cuja voz foi recuperada a partir de uma fita k7 gravada. A faixa ainda contou com a participação especial de Family Man (baixista de Bob Marley em todos os seus discos e até hoje integrante do The Wailers) e de Charlie Lalibe (baterista do grupo Alphablondy); “Brasil”, música que contou com regravação de Elza Soares (de quem Cazuza era amigo e fã incondicional) e Marcelo D2; “De quem é o poder (c/ Nilo Romero e Cazuza); “Completamente Blue”; “Blues do Ano 2000”, com a participação de Frejat e do filho Rafael Frejat, além dos filhos de George Israel Fred e Leo Israel, que tocam bateria e baixo, respectivamente; “4 Letras” com participação de Ney Matogrosso; “Inocência do Prazer”; “Solidão que nada” (c/ Nilo Romero e Cazuza) com participação especial de Sandra de Sá; “Amor, Amor” (c/ Frejat e Cazuza); “Mina” faixa que contou com a participação de Paulo Ricardo; “Nabucodonosor” com participações de Evandro Mesquita cantando e Marcelo Novaes na gaita; “Burguesia” (c/ Cazuza e Ezequiel Neves) com participação de Tico Santa Cruz, além da única inédita “Eu agradeço”, composta em parceria com Cazuza e Nilo Romero.
No ano de 2011 apresentou-se no palco “RockStreet” do “Rock In Rio IV”, acompanhado pela banda Os Roncadores.
No ano de 2020 o parceiro Frejat lançou o CD “Ao redor do precipício”, no qual foi incluída a sua composição “A sua dor é minha” (c/ Frejat e Mauro Santa Cecília).
Em julho de 2021, George Israel gravou com os filhos Cathy e Leo Israel, o genro Pedro Botafogo e o filho de Pepeu Gomes Filipe Paschoal, uma homenagem a Moraes Moreira chamada “Estrela Moraes”. A produção musical foi de Nilo Romero.
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(c/ Kid Abelha)
(vários)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
ALBIN, Ricardo Cravo. MPB, a história de um século. Rio de Janeiro: Atrações Produções Ilimitadas/MEC/Funarte, 1997.
ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
CHAVES, Xico e CYNTRÃO, Sylvia. Da Pauliceia à Centopeia Desvairada – as Vanguardas e a MPB. Rio de Janeiro: Elo Editora, 1999.
DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música Brasileira – erudita, folclórica e popular. 3. ed. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural/Publifolha, 1998.