1.001
Nome Artístico
Francisco José Flores
Nome verdadeiro
Francisco José Flores
Data de nascimento
7/9/1860
Local de nascimento
Mar de Espanha, MG
Data de morte
21/8/1926
Local de morte
Belo Horizonte, MG
Dados biográficos

Músico. Regente.

Estudou música no Rio de Janeiro com João Batista Pedro de Alcântara. Estudou clarinete no Conservatório de Música do Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Foi organizador e regente de bandas no interior do Rio de Janeiro. Foi professor de cursos vocais e instrumentais em diferentes cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Em 1885, tornou-se diretor da orquestra do Clube Dramático Gonçalves Leite em São Cristóvão no rio de Janeiro. Em 1890 tomou parte no concurso para a escolha do hino nacional brasileiro. Em 1901, criou pioneiramente em Belo Horizonte, a escola Livre de Música. Dirigiu concertos no Teatro Municipal de Belo Horizonte. Em 1912 tornou-se diretor de bandas de música da Força Pública de Minas Gerais.Foi fundador da Orquestra Sinfônica de Belo Horizonte. Em 1912, foi o arranjador do “Hino da Independência”, oficializado então, pelo governo federal. Compôs música vocal, sacra e orquestral.

Obras
Hino a Tiradentes
Hino do bicentenário de Ouro Preto
Hino à Humanidade
Hino à República
Minueto
O salutaris hóstia
Pátria Livre
Saudade
Saudades do meu lar
Sereia
Tormenta
Volitiva
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.