0.000
Nome Artístico
Flávio Renegado
Nome verdadeiro
Flávio de Abreu Lourenço
Data de nascimento
7/5/1982
Local de nascimento
Belo Horizonte, MG
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Instrumentista.

Criado na comunidade do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte (MG).
Aos 15 anos foi convocado para ajudar a construir a participar do “1º Encontro da Juventude Negra e Favelada”.
Em 2000 iniciou suas atividades como ativista social, criando o projeto “Manifesto Primeiro Passo”, com o grupo cultural NUC.
Em 2003 participou da fundação do Centro de Multiculturismo”, na comunidade do Alto Vera Cruz.

Dados artísticos

Foi um dos fundadores do grupo Negros da Unidade Consciente (NUC), com o qual fez parte da coletânea Funk Minas (1998). Com o grupo fez apresentações em Cuba e países da América do Sul e África.

Apresentou um programa de black music e hip-hop na rádio 98FM, de Belo Horizonte (MG).

Em 2006 deixou a presidência do NUC para seguir carreira solo. 

Em 2008 lançou seu primeiro CD “Do Oiapoque à Nova York”, produzido por Daniel Ganjaman. Nesse mesmo ano foi escolhido como “Artista Revelação”, no “Prêmio Hutúz”, recebendo também o prêmio de “Melhor Site de Rap”. Viajou em turnê pelo Brasil, Europa, Oceania, Américas, terminando com show no Central Park, em Nova Iorque (Estados Unidos).

Interpretou o papel de Diamantino, personagem principal do filme “Ponto ORG” (2010), dirigido por Patrícia Moran e exibido no “Festival de Gramado” (RS) e na “Mostra Internacional de Cinema”, em São Paulo.

Em 2011 lançou o CD “Minha tribo é o mundo”, viabilizado pelo projeto “Natura Musical” e produzido por Plínio Profeta. O disco incluiu onze faixas de sua autoria, dentre as quais “Suave” e “A massa quer dançar” (c/ Gustavo Maguá), com a participação de Edu Krieger.

Em 2012 participou da gravação do DVD ao vivo “In Rio”, de Bebel Gilberto, interpretando “Na palma da mão” (Flávio Renegado) em duo com a cantora. Nesse mesmo ano realizou uma turnê europeia, fazendo um residência artística em Londres (Inglaterra), onde participou do festival “Back2Black”.

Em 2013 foi uma das atrações do Palco Sunset do festival “Rock in Rio”, ao lado da banda portuguesa Orelha Negra. Nesse mesmo ano recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, no Plenário Amynthas de Barros, por sua contribuição música à sociedade. A música “Pé na cova (F.U.I.)”, de sua autoria ao lado de Mart’nália e Beto Landau, foi música tema da série homônima exibida pela Rede Globo de televisão. Gravou seu primeiro DVD ao vivo, em Belo Horizonte (MG), com direção musical de Liminha e Kassin, direção de Joana Mazzucchelli e participação especial de Rogério Flausino, Aline Calixto e Meninas de Sinhá.

Já se apresentou ao lado de artistas como Toninho Horta, Lenine, Seu Jorge, Maria Alcina, Otto, entre outros.

Em 2014 lançou o DVD “#suaveaovivo”, registro do show que apresentou em 2013 no Parque Municipal de Belo Horizonte (MG), com cenário de Gringo Cardia. Produzido por Liminha e Kassin, o álbum contou com participações de Rogério Flausino, Aline Calixto e do grupo Meninas de Sinhá.

Em 2015 lançou, pelo selo Som Livre, o EP “Relatos de um conflito particular”, com sete faixas autorais sendo essas “Só mais um dia” (c/ Makely K), “Além do mal” (c/ Alexandre Carlo) com participação de Alexandre Carlo, “Pra quê?” (c/ Gustavo Magua), “Luxo só” (c/ Jana Lourenço),“ Particulares” (c/ Chico Amaral), “Rotina” (c/ Gabriel Moura) com participação de Samuel Rosa e “Redenção”.

Em 2018 apresentou-se no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, para comemorar os dez anos do lançamento CD “Do Oiapoque à Nova York”. O show contou com as participações de João Cavalcanti e Gabriel Moura.

Em 2019 lançou o CD “Suíte Masai”, gravado ao vivo sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, com a participação da Orquestra Ouro Preto, e arranjos de Marcelo Ramos, em show apresentado na comunidade do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte (MG), onde foi criado.

Discografias
2019 Independente CD Suíte Masai
2015 Som Livre EP Relatos de um conflito particular
2014 Independente DVD #suaveaovivo
2011 Independente CD Minha tribo é o mundo
2011 Independente LP Minha tribo é o mundo
2008 CD Do Oiapoque à Nova York
1998 Independente CD Funk Minas (com o grupo NUC) – Vários
Obras
A massa quer dançar c/ Gustavo Maguá
Além do mal c/ Alexandre Carlo
Estamos no jogo c/ Guilherme Arantes
Evoluídos pensamentos
Faz o seguinte
Luxo só c/ Jana Lourenço
Minha tribo é o mundo
Na palma da mão
Particulares c/ Chico Amaral
Pontos cardeais
Pra quê? c/ Gustavo Magua
Pé na cova F.U.I.
Qual é o nome dela?
Redenção
Rota de colisão c/ Chico Amaral
Rotina c/ Gabriel Moura
Sai fora
Suave
Só mais um dia c/ Makely K
Tempo bom
Zica
Shows
2018 Teatro Ipanema, Rio de Janeiro Flávio Renegado
2013 Parque Municipal de Belo Horizonte (MG) Renegado – gravação do DVD “#suaveaovivo”