Cantor. Compositor.
Criado no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Sua mãe foi backing vocal de artistas como Tim Maia e Elba Ramalho.
Aos 12 anos integrou o grupo de pagode Chega Junto; aos 13, comprou seu primeiro tantã. Saía de casa escondido para ir às rodas de samba.
Antes de viver de sua música, trabalhou como ambulante, entregador de pizza, panfleteiro, vendedor de doce e de jornal no sinal.
Em 2013 foi convidado pelo cantor Reinaldo, para participar da gravação da faixa “Infância”, música que se tornou carro-chefe do álbum “Reinaldo e seus convidados”. Foi a primeira vez que ouviu sua voz tocar no rádio.
Aos 22 anos realizou seu primeiro show solo em Porto Alegre (RS), que foi um sucesso.
Em 2014 assinou contrato com a gravadora Warner Music, por onde lançou, em 2015, seu primeiro CD “Climatizar”, que contou com a participação da cantora Anitta em “Namorado”. O show de lançamento do disco foi realizado ns casa de shows Barra Music, no Rio de Janeiro. Ouviu pela primeira a música título do CD na casa do amigo Diógenes Tiê, compositor da música. Os dois fizeram um vídeo e postaram no Youtube; no dia seguinte, o vídeo tinha mais de dez mil visualizações.
Teve composições gravadas por artistas como Mumuzinho, Karla da Silva, entre outros artistas.
Em 2017 lançou, pelo selo Warner Music, o CD “Seja o que Deus quiser”, com 14 faixas, dentre as quais as autorais “Viver para amar” e “Você e eu”, ambas em parceria com Alcir Freitas. O disco contou com a participação do cantor Suel em “Você é de Deus” (Lincoln de Lima).
Em 2018 lançou seu primeiro DVD “Prazer, eu sou Ferrugem”, gravado ao vivo na casa de shows Barra Music, no Rio de Janeiro, com as participações de Thiaguinho, em “Pra você dar o nome”; Ludmilla, em “Paciência”; Péricles, em “Davi”; Nego do Borel, em “Eu te homenageava”; Bruno Cardoso (do grupo Sorriso Maroto), em “É natural”; Suel (do grupo Imaginassamba), em “Três palavras”; e da dupla Marcos & Belutti, em “Flashback”. Produzido por Prateado e Jota Moraes, o disco incluiu as inéditas “Meu pitéu”, “O meu coração tem medo”, “Partido agarradinho”, “Pra você dar o nome”, “Prazer, eu sou Ferrugem”, “Samba blues”, “Sinto sua falta, entre outras.
Em 2019 lançou, pelo selo Warner Music, o DVD “Chão de estrelas – Ferrugem ao vivo”, gravado na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, com as participações de Belo em “De repente vem você”, Ivete Sangalo em “A ver navios”, Léo Santana em “Melanina”, Lucas Lucco em “É o amor que chama, né?”, Reinaldo em “A paz”, Tiee no medley “Fortaleza”, “Tempo” e “Lugarzinho”, Zé Neto & Cristiano em “Vai não”.
Apresentou-se no palco principal montado em frente ao hotel Copacabana Palace para as comemorações do Réveillon de 2020 em Copacabana, no Rio de Janeiro, anunciando a queima de fogos.
Em 2020 lançou, pelo selo Warner Music, o CD “Abre alas”, que incluiu os singles “Casa do amor” de Jorge Vercillo e Rafinha RSQ, e “Tristinha” de Diego Orelha e Lincoln de Lima, produtor do disco. A faixa-título foi a única regravação dentre as 13 inéditas. Nesse mesmo ano realizou uma transmissão online ao vivo de sua casa, durante o período de quarentena devido à pandemia do coronavírus. O registro dessa apresentação foi disponibilizado em formato digital pelo selo Warner Music, sob o título “Ferrugem em casa (Ao Vivo)”.
Em 2021 lançou o CD “Ferrugem em Casa 2 (Bloco 1) Ao Vivo”, gravado no Mirante Dona Marta, no Rio de Janeiro, sob a produção de Lincoln de Lima. A gravação ao vivo contou com a participação especial de Xande de Pilares em “Cadência” e de Vitão e Rael em “Rosa marrom”.
Em 2022 deu sequência ao projeto “Ferrugem em casa 2 (Bloco 2) Ao Vivo”, dessa vez com a participação especial de Thiaguinho em “Telepatia” e Tierry no single “Cachorrinho”.
Em 2023 lançou o álbum “Interessante”, produzido por Lincoln Lima, com sete faixas inéditas, dentre as 11 totais, e participações especiais de Iza em “Me perdoa” e Luísa Sonza em “Saudade”.
Em 2024 lançou o álbum comemorativo “Ferrugem 10 Anos, Vol. 1: O início”, gravado ao vivo na casa Vibra São Paulo, com as participações de Sorriso Maroto, Mari Fernandez, Puro clima, turma do Pagode e Mumuzinho. A faixa “Me bloqueia” (Enry Sanches), atingiu a marca de mais de dez milhões de audições em menos de um mês de lançamento. Nesse mesmo ano lançou o álbum “Legado do Príncipe: Ferrugem canta Reinaldo” em tributo ao “Príncipe do Pagode”, o cantor carioca Reinaldo, gravado ao vivo no Bar Templo, em São Paulo.