1.502
Nome Artístico
Fernando Vidal
Nome verdadeiro
Fernando Lins Vidal Filho
Data de nascimento
24/11/1961
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista (guitarrista). Compositor. Produtor Musical.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira artística como integrante, ao lado de John Sullivan e outros músicos, do grupo The Way, com o qual se apresentou em espaços cariocas como Caribe, Teatro Casa Grande e Circo Voador.

Em 1983, viajou para Los Angeles, onde estudou no Musicians Institute of Technology, durante dois anos.

De volta ao Brasil, gravou, com John Sullivan e Pedro Gil, o compacto simples “Milionários da Cobertura”, lançado em 1984.

No ano seguinte, começou a participar de gravações em estúdio.

Em 1986 e 1987, atuou com Via Negromonte em shows pelo Brasil.

Em 1988 e 1989, acompanhou Ed Motta, na turnê de shows “Conexão Japeri”.

Em 1990, acompanhou Ed Motta (turnê de shows do disco “Contrato com Deus” e festival Rock in Rio) e Fernanda Abreu (“Sla Radical Dance Disco Club”).

Em 1991, atuou com Ed Motta, em show que gerou o CD “Ed Motta ao vivo”. Nesse mesmo ano, apresentou-se no Morro da Urca, sendo convidado por Marina Lima, que se encontrava na platéia, para gravar três faixas de seu disco “Marina Lima”. Ainda em 1991, atuou com a cantora em turnê pelo Brasil e no exterior (Estados Unidos, Canadá e França). Nesse mesmo ano, acompanhou Fernanda Abreu na gravação do disco “Sla 2… Be a sample”, no qual a cantora registrou a canção “Do seu olhar”, parceria de ambos.

Em 1992, dividiu-se em atuações em shows de Marina Lima e Fernanda Abreu.

Em 1993, participou, como co-produtor, arranjador e instrumentista, do CD de Marina Lima “O chamado”, que registrou sua parceria com a cantora e Ronaldo Bastos “Pássara II (Só eu nesse carnaval)”. Atuou, nesse e no ano seguinte, na turnê de shows do disco.

Em 1995, atuou, como arranjador e músico, no disco “Abrigo”, de Marina Lima, e, como músico, no disco “Da lata”, de Fernanda Abreu, com quem seguiu em turnê de shows pelo Brasil e no exterior, apresentando-se em Paris, Nova York, no SummerFest (Alemanha) e no Festival de Montreux (Suíça), até o ano seguinte.

Em 1996, participou, como instrumentista, do CD “Intimidade”, de Zélia Duncan, que registrou no disco sua canção “Experimenta”, parceria de ambos com Cristian Oyens.

Em 1997, acompanhou Fernanda Abreu na gravação do CD “Raio X”, assinando a produção musical da faixa “Speed Racer”. Acompanhou a cantora em apresentações na França e Portugal, até 1999.

Participou, em 1999, do especial do canal Multishow “Submarino amarelo”, no qual acompanhou Beto Guedes, Flávio Venturini, Cássia Eller, Zizi Possi, Roberto Frejat e Samuel Rosa, entre outros artistas, interpretando músicas dos Beatles. O programa foi gravado ao vivo e lançado em CD. Ainda em 1999, gravou algumas faixas no CD “Acesso”, de Zélia Duncan, com quem atuou na turnê de shows do disco.

No ano seguinte, participou, como músico, do CD “Entidade urbana”, de Fernanda Abreu, que registrou no disco as canções “Zona Norte, Zona Sul” e “Megalópole-cidade”, parcerias de ambos com Fausto Fawcet.

Em 2001, atuou com a cantora em turnê de shows pela Europa e no Rock in Rio III.

Ao longo de sua carreira, participou em gravações de discos de vários artistas como Gabriel o Pensador, Netinho, Lenine, Luiz Melodia, Fat Family, Guilherme Arantes, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Cassiano, Daniela Mercury e Paula Toller, e atuou em shows com Lulu Santos e Herbert Vianna, além dos já citados. É integrante, juntamente com o baixista Bom Bom e o baterista César Farias, do Trio VBB.

Obras
Do seu olhar (c/ Fernanda Abreu)
Experimenta (c/ Zélia Duncan e Cristian Oyens)
Megalópole-cidade (c/ Fernanda Abreu e Fausto Fawcet)
Pássara II Só eu nesse carnaval (c/ Marina Lima e Ronaldo Bastos)
Zona Norte, Zona Sul (c/ Fernanda Abreu e Fausto Fawcet)