5.001
Nome Artístico
Fernando Falcão
Nome verdadeiro
Fernando Marinho Falcão
Data de nascimento
27/2/1945
Local de nascimento
João Pessoa, PB
Data de morte
13/11/2002
Local de morte
Londrina, PR
Dados biográficos

Compositor. Poeta. Instrumentista (percussionista). Cantor. Economista.
Ativo participante do movimento estudantil no Brasil, na época da ditadura militar viveu exilado em Paris durante 12 anos. Criou vários instrumentos de percussão, muitos construídos pelo artista plástico François Lalanne, pai da atriz Valerie Kling, com quem foi casado.

 

Dados artísticos

Em 1981, lançou o LP “Memória das águas”, gravado em Paris dois anos antes. No repertório, suas composições “Amanhecer Tabajara (A Alceu Valença)”, “Ladeira dos Inocentes”, “Revoada”, “Mercado (Gravado no Mercado Tanger)”, “Curimão (Sons Onomatopaicos e Folk da Guiné)”, “Solito (Solo de Balauê)”, “Danado cantador (Balauê, Orquestra e Declamação) (A Fagner)” e a faixa-título. O disco contou com a participação de Tiche Ramos (tumba, pandeiro, ganzá), Perico Arteche (ovation, contrabaixo), Suzano Lago (piano), Valerie Kling (voz, garrafas), Steves Pots (saxofone), Raymont Guiot (flauta, picollo), M. Saint-Michel (corne inglês) e ainda Michalakakos, M. Derries, Marc Togonal, Philipe Nadal e B. Constantin (cordas), Alex Perdigos, Jaques Bessot, Eric Mula e Bardot (metais), Valerie Kling, Suzana Lago, Nancy, Mary, Andorinha, Dudu, Jakó e Lucas (vocais), com arranjos e direção musical divididos com o maestro e regente José Luiz Castiñera de Dios.

Em 1987, lançou mais um LP autoral, “Barracas barrocas”, com as faixas “Purundirindas” (c/ Lelo Nazário), “Canção do exílio” (c/ Alceu Valença), “As sete filhas da Rainha Sumaia”, “Amarzônico”, “Girandas”, “Elas (A Girges Ristum), “7º Cavaleiro”, “Tumbalauê”, “Disse alguém” e a música-título. O disco, co-produzido com Daniel Taubkin, foi gravado em 1983 no estúdio Eldorado, em São Paulo, em 16 canais analógicos, e contou com a participação de Cláudio Leal Ferreira (piano), Lelo Nazário (celesta, teclados, órgão e sintetizador), Teco Cardoso (saxofone), Rodolfo Stroeter (contrabaixo), Jorge Degas (baixo), Pratinha (bandolim), Toninho Carrasqueira (flauta e picolo), Zé da Flauta e Théo da Cuíca, além da participação especial de Tetê Espíndola (voz na faixa “Elas (A Girges Ristum)”) e Alceu Valença (voz na faixa “Canção do exílio”), em arranjos divididos com Cláudio Leal Ferreira (arranjos orquestrais), Lino Simão e Lelo Nazário (arranjos para formações menores).

Faleceu no dia 13 de novembro de 2002.

Em 2003, foi lançado postumamente o CD “Engenho dos Meninos”, contendo as seguintes composições de sua parceria com Zé da Flauta: “Para sempre Paraíba”, “Pipoca”, “Épico”, “Juízo final”, “Diana”, esta dedicada à sua única filha, e a canção-título. Também no repertório, “Turi”, de sua exclusiva autoria, e “Zunir do mel” (Zé da Flauta e Erasto Vasconcelos). O disco foi gravado originalmente em 1989, em Recife, com produção dos dois artistas. Foi concluído cerca de um ano após seu falecimento, em São Paulo, recebendo gravações adicionais, mixagem e masterização, com produção de Myriam Taubkin, e contou com a participação especial de Fagner, Dominguinhos, Benjamim Taubkin, Sergio Reze e Daniel Taubkin.

Ao longo de sua trajetória, apresentou-se pela África e Europa, além do Brasil. Realizou também participações em trabalhos de outros artistas, entre os quais Alceu Valença (percussão nos LPs “Saudade de Pernambuco”, gravado em Paris, em 1979, e “Mágico”, de 1984) e Daniel Taubkin (percussão e vocal em “Curva do rio (ao Pantanal)”, de Daniel Taubkin e Herbert Spencer Carranca, faixa do CD “BrazSil”, de 1998).

Teve canções de sua autoria gravadas por Nazaré Pereira (“Loana”, no LP “Nazaré”, de 1979, e “Zum Zum”, parceria com Fausto Nilo, no LP “Ses plus belles chansons”, de 1985), Nara Leão (“Marinheira”, com Fausto Nilo, no LP “Romance popular”, de 1981), Fausto Nilo (“Marinheira”, no CD “Esquinas do deserto”, de 1997), André Mastro (“Marinheira”, no CD “Sem descanso”, de 2010), Urbanda (“Roda pião”, com Daniel Taubkin, no CD “Urbanda, de 2003) e Daniel Taubkin (“As cores”, no CD “Uma beleza estranha”, de 2004, “Roda pião”, no CD “Cinema de Rua”, de 2007, e “Mamãeuquero”, no CD “Sertão Negro”, de 2010, todas parcerias de ambos).

Deixou dois livros de poesias, “O avarento e o vento”, publicado em 1993, e o inédito “O pesadelo do demônio”.

Discografias
2003 Engenho dos meninos (Fernando Falcão e Zé da Flauta) – Independente - CD
1987 Barracas barrocas (Fernando Falcão) – Carmo – LP
1981 Memória das águas (Fernando Falcão) – Independente/Poitou – LP
Obras
7º Cavaleiro
Amanhecer Tabajara A Alceu Valença
Amarzônico
As cores c/ Daniel Taubkin
As sete filhas da Rainha Sumaia
Barracas barrocas
Canção do exílio
Curimão Sons Onomatopaicos e Folk da Guiné
Danado Cantador Balauê, Orquestra e Declamação
Diana c/ Zé da Flauta
Disse alguém
Elas A Girges Ristum
Engenho dos Meninos c/ Zé da Flauta
Girandas
Juizo Final c/ Zé da Flauta
Ladeira dos Inocentes
Loana
Mamãeuquero c/ Daniel Taubkin
Marinheira c/ Fausto Nilo
Memória das águas
Mercado Gravado No Mercado Tanger
Para sempre Paraíba c/ Zé da Flauta
Pipoca c/ Zé da Flauta
Purundirindas c/ Lelo Nazário
Revoada
Roda pião c/ Daniel Taubkin
Solito Solo De Balauê
Tumbalauê
Turi
Zum Zum c/ Fausto Nilo
Épico c/ Zé da Flauta