
Compositor.
Nascido no Campo da Ribeira, Ilha do Governador, bairro da zona norte carioca. Filho de Artur Baptista Villela Guapiassú e de Iria de Macedo Guapiassú.
O nome Fardel vem do anagrama Amardel que usava como pseudônimo. Numa ocasião em que uma de suas músicas foi executada ao vivo, o locutor se confundiu e leu em vez de Amardel, Fardel. A partir de então assumiu o pseudônimo Fardel.
Em 1945, teve sua primeira composição gravada, o samba “Salve a Vila”, parceria com Estevão Camargo, lançada na voz de Gilberto Alves na Odeon.
Em 1946, teve a marcha “Cadê Ritinho”, parceria com Estevão Camargo, gravada por Gilberto Alves na Victor. Sua composição “Vai amanhecendo” foi executada como prefixo do Programa Calendário Kolynos nos anos de 1946 e 1947. Emilinha Borba interpretou posteriormente esta música em alguns programas de Rádio. Marlene também lançou algumas de suas músicas como os sambas “Loucura do Samba” e “Jegue”, interpretados no Programa de Manoel Barcelos em 1947.
Em 1950, Gilberto Alves gravou o samba “Meu apito”, também parceria com Estevão Camargo, e Cyro Monteiro lançou na RCA Victor o samba “Os Coroas têm Cartaz”. Em 1952, teve três composições com Estevão Camargo incluídas na trilha sonora do filme “Mulher do Diabo”, de Milo Harbic, na voz de Elizeth Cardoso. Em 1954, a música “Conheça o Gigante” foi interpretada por Dircinha Batista e Orquestra da Rádio Nacional. Essa música foi premiada no Programa “Em Primeira Audição da Esso Standard do Brasil”. Em 1955, o choro “Dó – Ré – Mi – Fá” foi gravado por Ademilde Fonseca com orquestra na gravadora Todamérica.
Em 1961, teve seis composições gravadas por Carlos Estevão: “Desilusão”, “Saracoteando”, “Estou em todas”, “Naquela Base” e “A Voz do Coração”.
Em 1969, seu samba “Moreninha boa”, com Estevão Camargo foi gravado por Cyro Monteiro no LP “Meu samba, minha vida”, da Copacabana. Nesse ano,o samba “Vai Amanhecendo” foi gravado por J. B. de Carvalho no LP “J. B. de Carvalho na onda jovem”. Em 1970, teve a música “Você”, gravada por Carlos José no LP “Uma Noite de Seresta, Vol. V, da CBS.
Várias de suas composições foram executadas ao vivo mais de uma vez, a ponto de se tornarem conhecidas pelo público, mesmo sem terem sido gravadas comercialmente. Um exemplo disso é “Chorinho a Dois” na voz de Ademilde Fonseca. Compôs aproximadamente 400 músicas entre sambas, sambas-canções, sambas-batucadas, sambas-maxixes, sambas-jongos, sambas-choros, marchas, marchinhas, marchas-portuguesas, valsas, baiões, foxes, chorinhos, batucadas, xotes, boleros, canções, rumbas, viras, tangos, tangos-canções, canções-sertanejas, choros, marchas-ranchos, modinhas e retretas.