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Nome Artístico
Eugênio Martins
Nome verdadeiro
Eugênio Martins
Data de nascimento
1910
Local de nascimento
Rio de Janeiro
Dados biográficos

Instrumentista (Flautista). Compositor. Atuou em conjuntos regionais acompanhando cantores e cantoras como Carmen Miranda. Gravou discos solos em interpretações de flauta. Integrou vários conjuntos instrumentais da Rádio Mec nos anos 1960, 1970 e 1980.

Dados artísticos

Começou a carreira artística na década de 1930. Em 1936, fez parte de um conjunto musical que embarcou para a Argentina a fim de fazer apresentações na Rádio Belgrano de Buenos Aires acompanhando as cantoras Carmen Miranda e Aurora Miranda. Faziam parte do gupo os músicos Custódio Mesquita, Laurindo de Almeida, Zé Carioca, e Sutinho. Esse grupo substituiu o regional de Benedito Lacerda porque alguns componentes do mesmo não puderam aprontar-se a tempo.

Em 1951, assinou contratato com a gravadora Continental e lançou os choros “Minha flauta de prata”, de Jaime Florence, “Luar de prata” e “Aguenta o galho”, de sua autoria, além da valsa “Recordar é viver”, de Freire Jr. Em 1952, gravou os choros “O passo do velho”, de Altamiro Carrilho e Ari Duarte, e “Olívia” e “Maria Fumaça”, e a polca-choro “Festa na roça”, de sua autoria, além da valsa “Glória”, de Bonfíglio de Oliveira, e o choro “Dinorá”, de José Ferreira Ramos e Benedito Lacerda. Em 1953, gravou o tango “O despertar da montanha”, clássico de Eduardo Souto, os choros “Com a pulga atrás da orlha”, de Donga e “Urubu malandro”, de Louro, e a valsa “Saudades de Napoli”, de Francisco Nistico. Nesse ano, foi contratado pela Odeon e gravou disco com a valsa “Lágrimas de virgem”, de Luiz Americano, e o choro “Vanda”, de sua autoria. Em 1954, gravou o choro “Tip top”, de sua autoria, e a clássica valsa “Boneca”, de Benedito Lacerda e Aldo Cabral. Em 1968, participou da celebração do aniversário de 70 anos de Pixinguinha, promovido pelo Conselho Superior de MPB do Museu da Imagem e do Som coordenado pelo crítico R. Cravo Albin, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, integrando o conjunto Os Boêmios. Em 1979, fez apresentações com grupos de choro em Juiz de Fora, MG. Gravou discos pela Elite Special e Odeon.

Discografias
1954 Odeon 78 Tip top/Boneca
1953 Odeon 78 Lágrimas de virgem/Vanda
1953 Elite Special 78 O despertar da montanha/Com a pulga atrás da orlha
1953 Elite Special 78 Urubu malandro/Saudades de Napoli
1952 Elite Special 78 Festa na roça/Maria Fumaça
1952 Elite Special 78 Glória/Dinorá
1952 Elite Special 78 O passo do velho/Olívia
1951 Elite Special 78 Aguenta o galho/Recordar é viver
1951 Elite Special 78 Minha flauta de prata/Luar de prata
Obras
Aguenta o galho
Festa na roça
Luar de prata
Maria Fumaça
Olívia
Tip top
Vanda
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.