Baixista, compositora, professora
Criada pela mãe, começou a tocar violino aos oito anos.
Ganhou uma bolsa de estudos para a Portland State University e, mais tarde, na Berklee College of Music, onde enfrentou desafios financeiros e acadêmicos.
A relação com a música brasileira começou na faculdade, quando colegas brasileiros a introduziram a artistas como Dorival Caymmi, Hermeto Pascoal e Tom Jobim desenvolvendo uma admiração especial por Milton Nascimento.
Em 2005 formou-se em Berklee e começou a ensinar na instituição aos 20 anos, tornando-se uma das instrutoras mais jovens.
Em 2006, lançou seu álbum de estreia “Junjo” e foi reconhecida com a bolsa do Boston Jazz Society.
Em 2007, começou a se destacar na cena musical, com elogios da crítica e performances ao lado de artistas renomados.
Em 2008 assinou com a Heads Up e lançou seu primeiro álbum, “Esperanza”, incluindo releituras de “Ponta de Areia”(Milton Nascimento e Fernando Brant) e “Samba em Prelúdio”(Baden Powell e Vinícius de Moraes).
Em 2009 se apresentou no Nobel Peace Prize Concert.
Em 2010, lançou, com sucesso comercial, o álbum “Chamber Music Society”, que lhe rendeu o Grammy de Melhor Artista Revelação no ano seguinte.
Em 2012 lançou “Radio Music Society” ganhando o Grammy de Melhor Álbum de Jazz Vocal.
Em 2013, lançou o single “We Are America” em protesto contra os campos de prisioneiros de Guantánamo
Em 2015 participou do programa NOVA “The Great Math Mystery”.
Em 2016, lançou “Emily’s D+Evolution”, um álbum conceitual de funk rock.
Em 2017, lançou “Exposure”, um álbum criado ao vivo em 77 horas.
Em outubro de 2018, iniciou o lançamento diário de “12 Little Spells”, com cada faixa vinculada a uma parte do corpo. O trabalho venceu o Grammy de Melhor Álbum de Jazz Vocal em 2020.
A partir de 2021 colaborou com Wayne Shorter na ópera “Iphigenia”, estreada em 2022. No mesmo ano, estreou a ópera “A Good of Her Own Making” com Jojo Abot.
Em 2023 lançou música contra o Marco Temporal: Projeto de Lei que impunha a demarcação de terras indígenas com os limites demarcados até 1988.
A paixão de Spalding pela música brasileira culminou com o lançamento de “Milton + Esperanza” em agosto de 2024, um álbum colaborativo com Milton Nascimento que apresenta 16 faixas, incluindo novas gravações e reinterpretações de clássicos. A produção musical e os arranjos foram feitos por Esperanza Spalding. O álbum registrou as músicas “The music was there”, “Cais” (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos); “Late september”; ‘Outubro”;“Wings from the thought bird” (Esperanza Spalding), “A day in the life” (John Lennon e Paul McCartney); “Interlude for saci”; “Saci”(Guinga e Paulo César Pinheiro) com a participação de Guinga, “Wings for the thought bird”; “Earth song” (Michael Jackson) com participação da cantora Diane Reeves; “Morro velho” (Milton Nascimento) com participação da Sinfônica de Ouro Preto; “Saudade dos aviões da Panair”(Milton Nascimento e Fernando Brant) com participações de Maria Gadú, TimBernardes, Lianne La Havas e o violonista Lula Galvão; “Um vento passou (para Paul Simon)” (Milton Nascimento e Esperanza Spalding) com participação de Paul Simon, “Get it by now”; “Outro planeta” e “When you dream” (Wayne Shorter e E. Lee).
Com Fred Hersch
Single
Single
Com Wayne Shorter, Terri Lyne Carrington, Leo Genovese,
Single
Single