0.000
Nome Artístico
Escurinho Percussionista
Nome verdadeiro
Valdir Lemos
Data de nascimento
31/8/1961
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Músico Percussionista.
Criado no bairro da Penha, na capital paulista, tendo lá mantido residência. Começou a interessar-se pelos instrumentos de percussão desde criança, ao acompanhar os estudos e trabalhos de seu pai, João Batista Lemos, o Escurinho “pai”, que, até seu falecimento, foi músico do Regional do Programa Viola Minha Viola, apresentado por Inezita Barroso na TV Cultura de São Paulo.

Dados artísticos

Profissionalizou-se como percussionista aos quinze anos de idade. No ano de 2002, a convite de Robertinho do Acordeom, fundador do regional do programa “Viola minha viola”, passou a participar do referido regional, como percussionista. Desde então, passou a fazer shows por todo o Brasil com a cantora e folclorista Inezita Barroso. Além do trabalho com Inezita, acompanha em shows e gravações diversos artistas em vários segmentos da música popular brasileira, demonstrando sua versatilidade para os variados ritmos de nossa cultura. Trabalhou de 1994 até 2006 como técnico de som no Estúdio J.B.L. na capital paulista.
Como músico, sua atuação em estúdios de gravações passou a ser muito requisitada, tendo participado na gravação de discos de artistas renomados como Tião Carreiro e Pardinho, Mário Zan, Lourenço e Lourival e vários outros.
De 2007 a 2009, fez parte da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, sob a regência do Maestro Rui Torneze. Gravou um CD com a Orquestra. A partir de 2010, passou a acompanhar a dupla feminina as “Pantaneiras” formada por Simone Sperança e Miriam Boeira, além de também acompanhar em shows, a cantora Mariângela Zan, filha do acordeonista e compositor Mario Zan.
A lista de artistas que já passaram pelo acompanhamento de sua percussão, considerada muito criativa, no programa “Viola minha viola” inclue como Mario Zan, Tinoco, Caçulinha, Mariangela Zan, Daniel, Sergio Reis, Milionário e José Rico, Cezar e Paulinho, Pena Branca, Duduca e Dalvan, Trio Parada Dura,  Cezar Menotti e Fabiano, Guilherme e Santiago, Jair Rodrigues, Rick e Renner, Liu e Léo, Eduardo Araújo e Silvinha, Léo Canhoto e Robertinho, Ronnie Von, Roberto Leal, Berenice Azambuja, Zé do Rancho,  Ari Toledo, Raul Gil, Silvio Brito, Chico Rei e Paraná,  Irmãs Barbosa, Duo Glacial,  Mato Grosso e Matias, Pedro Bento e Zé da Estrada,  Irmãs Galvão, Tião do Carro, Mococa e Paraíso, Teo Azevedo e Nalva Aguiar, entre outros.