3.001
Nome Artístico
Érika Martins
Nome verdadeiro
Érika Menezes Martins
Data de nascimento
3/10/1978
Local de nascimento
Amparo, SP
Dados biográficos

Cantora. Compositora. Instrumentista (guitarrista).

Formou-se na Faculdade de Turismo (FACTUR) na Bahia. Cursou Germanística na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Foi casada com o músico Gabriel Thomaz, da banda Autoramas.

Dados artísticos

Integrou como cantora e guitarrista a banda de rock baiana Penélope, formada em 1995, com a qual lançou pela gravadora Sony Music os CDs  “5 anos de chaos” (1998), “Mi casa, su casa” (1999), “Buganvília” (2001),  “Rock, meu amor!” (2003).

Em 2000 gravou em dueto com Herbert Vinna a faixa “In between days” (Robert Smith), sucesso da banda britânica The Cure, no CD “O som do sim” (EMI), dos Paralamas do Sucesso.

Em 2001 participou do CD “80”, da banda Biquini Cavadão, no qual interpretou “Educação Sentimental III”.

A partir de 2004 integrou a banda Lafayette & Os Tremendões, com a qual participou da trilha e do filme “A Grande Família” (2007) e lançou o CD “As 15 Super Quentes de Lafayette & Os Tremendões” (2009), dividindo com Gabriel Thomaz, Renato Martins e Nervoso, os vocais das 15 faixas do álbum. Nesse mesmo ano participou com os Autoramas do show de gravação do DVD “Baú do Raul – Um homenagem a Raul Seixas”, realizado na Fundição Progresso, no Ri de Janeiro e lançado pelo selo Som Livre.

Em meados da década de 2000, com o fim da banda Penélope em 2004, passou a se apresentar acompanhada da banda Telecats, integrada pelo guitarrista Bjorn Hovland, a baixista Carla Kieling e o baterista Márcio Ribeiro.

Gravou a música “I will” (John Lennon e Paul McCartney), para a coletânea “Álbum Branco – Beatles” (2008) e a música “Goodbye” (John Lennon e Paul McCartney), para a coletânea “O outro lado da Abbey Road” (2009), segundo volume da coleção “Beatles’69”, produzida por Marcelo Fróes.

Em 2009 lançou, pelo selo Toca Discos com distribuição da Warner Music, seu primeiro CD solo “Érika Martins”. Produzido por Carlos Eduardo Miranda ao lado de Tomás Magno e Constança Scofield, o disco incluiu músicas de sua autoria como “Música de amor” (c/ Gabriel Thomaz) e uma versão em português da música “Lento” (Julieta Venegas e Coti Sorokin), com a participação da própria Julieta. 

Em 2010 lançou, pelo selo Discobertas, a coletânea “Curriculum”, que incluiu músicas com o duo com Arnaldo Antunes a partir do sucesso infantil “Superfantástico” e o registro ao vivo de “A fórmula do amor”, captado em show no Circo Voador, no Rio de Janeiro. Fez uma participação no DVD “MTV Apresenta: Autoramas Desplugado”, da banda carioca Autoramas, na faixa “Música de amor”.

Dm 2013 fez uma participação no show da cantora mexicana Julieta Venegas, com quem dividiu os vocais em dueto bilíngue da música “Lento”, gravada em seu disco de estreia. O show foi apresentado no teatro Bradesco, no Rio de Janeiro.

Nos anos de 2013 e 2014, já em carreira solo, realizou turnês pela Europa, passando pela Alemanha, Portugal, Espanha, Bélgica e Holanda.

Em 2014 lançou, pelo selo Coqueiro Verde Records, o CD “Modinhas”. Produzido por Felipe Rodarte, com direção artística de Constança Scotfield, o disco incluiu músicas autorais como “Garota, interrompida” (c/ Luisão Pereira), “Memorabília” e contou com participações de Otto, o duo chileno Perrosky, a banda Autoramas e dos músicos Nevilton, João Viana, Humberto Barros e Fred, ex-integrantes da banda Raimundos. O show de lançamento do disco foi apresentado no Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro, e contou com a participação do tecladista Humberto Barros. Nesse mesmo ano gravou um DVD com o show “Modinhas” para o Canal Brasil, com direção de Darcy Burger, onde recebeu no palco o músico Herbert Vianna. Foi idealizadora e apresentadora do projeto “Chuveiro in Concert”, realizado aos domingos por dois meses na festa “Bailinho”, do produtor Rodrigo Penna, no MAM (Rio de Janeiro). Apresentou-se pela 4ª vez no “Festival Porão do Rock”. Foi uma das atrações do “Festival de Verão” em Salvador (BA), do “Rock in Rio” no Rio de Janeiro e do festival “Lavapíes Diverso” em Madri (Espanha). Realizou show no “Circuito Cultural Brasil Diverso” na Funarte de Salvador (BA).

Já cantou com artistas como Erasmo Carlos, Wanderléa, Raimundos, entre outros.

Em 2015 lançou o EP “2015”, em parceria com o também cantor, compositor e guitarrista Gabriel Thomaz. O disco incluiu parcerias inéditas da dupla como  “Demais” e “A sua vinda até aqui”.

Discografias
2015 Transfusão Noise Records EP 2015 (c/ Gabriel Thomaz)
2014 Coqueiro Verde Records CD Modinhas
2009 Arterial Music/ Rob Digital CD As 15 Super Quentes de Lafayette & Os Tremendões (participação)
2009 Discobertas CD Curriculum
2009 Toca Discos/ Warner Music CD Érika Martins
2003 Sony Music CD Rock, meu amor! (c/ a banda Penélope)
2001 Sony Music CD Buganvília (c/ a banda Penélope)
1999 Sony Music CD Mi casa, su casa (c/ a banda Penélope)
1998 Sony Music CD 5 anos de chaos (c/ a banda Penélope)
Obras
A sua vinda até aqui c/ Gabriel Thomaz
Continue pensando assim c/ Luisão Pereira
Demais c/ Gabriel Thomaz
Garota, interrompida c/ Luisão Pereira
Holiday c/ Luisão Pereira
Memorabília
Música de amor c/ Gabriel Thomaz
Shows
2014 Brasília (DF) Érika Martins
2014 festival “Lavapíes Diverso” - Madri (Espanha) Érika Martins - festival “Lavapíes Diverso” - Madri (Espanha
2014 Oi Futuro Ipanema, Rio de Janeiro Érika Martins - lançamento do CD “Modinhas”
2014 Salvador (BA) Érika Martins - “Festival de Verão”