0.000
Nome Artístico
Emerson Mardhine
Nome verdadeiro
Emerson de Matos
Data de nascimento
28/11/1973
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista. Baixista. Arranjador. Compositor. Professor. Produtor e Diretor musical.
Estudou Teoria e Percepção musical na Uni-Rio (Tempem), harmonia, improvisação e arranjo no Curso Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (Cigam) e Arranjo vocal na Pró-Arte, no Rio de Janeiro.
Em 2005 passou a ministrar aulas de contrabaixo.

Dados artísticos

Iniciou a carreira profissional em 1990, tendo atuado em shows e gravações com orquestras, grupos vocais, grupos instrumentais e cantores como Xuxa, José Augusto e Marianna Leporace, entre outros.
De 1990 a 1992 integrou como baixista e vocalista a banda Fantasmas, juntamente com André Gatti (guitarra e backing vocal), Gito Sales (guitarra, violão e backing vocal), Karina Hoffter (voz e backing vocal), Marcus Rey (bateria e backing vocal) e Vinicius Ottoni (teclados e backing vocal). Com o conjunto, gravou o CD “Fantasmas”, lançado pela BMG/Ariola em 1990. Também com o grupo, participou da trilha sonora da novela “Mulheres de areia” (TV Globo), interpretando “Ovelha negra” (Rita Lee), além de ter sido contemplado com o “Prêmio Sharp” na categoria “Melhor banda – Canção pop”.
De 1993 a 1995, como baixista e vocalista, fez parte da banda Púrpura, juntamente com Tielo Filippo (guitarra e vocais) e MacWilliam (bateria).
A partir de 1994 integrou, como baixista e vocalista de apoio, o grupo Celebrare, juntamente com Claudio Gurgel (guitarra e guitarra midi), Deborah Levy (teclados), Edu Lissovsky (bateria), Fabio Mondego (vocal), Lucia Perez (vocal), Marco Manela (vocal), Mario  Grigorovski (sax e flauta) e Sylvia Galhardo (vocal). Com o conjunto, gravou os CDs “Hava Naguila” (1996) e “Dance sem parar” (1997), ambos lançados pela gravadora CID.
Em 2000 assinou a produção e a direção musical, juntamente com Tielo Filippo, de gravações da Banda Púrpura. Ainda nesse ano, dividiu com Paulo Brandão a produção e a direção musical do CD “São bonitas as canções”, de Marianna Leporace e Sheila Zagury, sobre as parcerias de Chico Buarque e Edu Lobo para teatro.
Atuou como arranjador com artistas como Marianna Leporace, as bandas Fantasmas, Púrpura e Celebrare e a Orquestra Laboratório de Arranjo (OLA) do Curso Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (Cigam). Assinou (com Paulo Brandão) produções musicais para o Estúdio Brand, ministrou aulas particulares de baixo em seu home-estúdio e realizou consultoria sobre timbres, sonoridade e equipamentos para luthiers de baixo, músicos e estúdios no Rio de Janeiro.
A partir do ano de 2003 integrou como baixista, arranjador e vocalista a banda de apoio da cantora Anna Ratto, com a qual gravou três CDs.
No ano de 2006 acompanhou a cantora Sylvia de Galhardo no show “Close to you”. No ano seguinte, em 2007 integrou como baixista o quarteto de acompanhamento do Duo Levy-Levi.
Em 2008 acompanhou em show o cantor e compositor Júlio Dain em turnê com o CD “Outro vento”. No ano posterior, em 2009, passou a fazer parte do grupo de show do Bloco Carnavalesco Quizomba.
No ano de 2011, integrando o grupo Quizomba, lançou o primeiro DVD. Neste mesmo ano a cantora Marianna Leporace, no CD “Interior”, incluiu de sua autoria as composições “Tivéssemos tempo” (c/ Marcelo Sandmann), “Carrossel” (c/ Alexandre Lemos) e “Sereia e marinheiro” (c/ Etel Frota).
Constam da relação dos intérpretes de suas canções Mariana Leporace, Banda Fantasmas, Anna Ratto e Banda Púrpura.

Discografias
1997 CID CD Dance sem parar

(Celebrare)

1996 CID CD Hava Naguila

(Celebrare)