0.000
Nome Artístico
Ellen Oléria
Nome verdadeiro
Ellen Gomes de Oléria
Data de nascimento
12/11/1982
Local de nascimento
Brasília, DF
Dados biográficos

Atriz. Cantora. Compositora. Instrumentista. Produtora.

Viveu sua infância em Taguatinga, cidade satélite de Brasília (DF).
Autodidata, começou a tocar violão aos nove anos de idade. Aprendeu baixo, bateria e percussão na Igreja Batista, que frequentava com os pais quando era adolescente, onde também teve sua primeira experiência como cantora, participando do coral.
Formou-se em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UNB).

Dados artísticos

Iniciou sua experiência como cantora, participando dos coros de igreja, por influência dos pais.

Aos 16 anos de idade começou a trabalhar profissionalmente como cantora.

Junto de seus irmãos formou sua primeira banda, a N Razões.

A partir de 2005 intergrou a banda Pret.utu, ao lado de Pedro Martins (guitarra e violão), Paula Zimbre (contrabaixo), Célio Maciel (bateria), Felipe Viegas (teclado) e Léo Barbosa (percussão). Com a banda, gravou o DVD “Ellen Oléria e Pret.utu ao vivo no Garagem” (2011).

Integrou a Banda Soatá, a partir de sua formação em 2007, onde atuou como cantora ao lado de Jonas Santos (guitarra), Riti Santiago (bateria), Dido Mariano (baixo) e Lieber Rodrigues (percussão).

Em 2007 participou da gravação do DVD comemorativo dos 25 anos de carreira do rapper GOG.

Em 2009 participou do Fórum Social Mundial, em Belém (PA), onde se apresentou ao lado do grupo argentino Acitud María Marta. Nesse mesmo ano lançou o CD “Peça”, produzido por Rodrigo Bezerra, com 12 faixas de sua autoria dentre as quais “Posso perguntar?”, “Mandala” e “Senzala”.

Em 2010 abriu o show da cantora e compositora Leci Brandão, na acão internacional “Marcha Mundial das Mulheres”, em São Paulo. Nesse mesmo ano dividiu o palco com Hamilton de Holanda, Yamandú Costa, Diogo Nogueira e o grupo Móveis Coloniais de Acaju, no show em comemoração aos 50 anos de Brasília (DF). Na ocasião recebeu no palco a cantora Sandra de Sá, como convidada especial.

Em 2012 foi vencedora do reality show musical “Tha Voice Brasil”, exibido pela Rede Globo de televisão.

Foi uma das atrações do “Palco Principal”, montado em frente ao hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, para as comemorações do Réveillon de 2013.

Conquistou por vários anos consecutivos festivais de música como o “Festival de Música Tom Jobim”, realizado pelo SESC (DF); o festival universitário “Finca” (Festival de Música Candanga); o “Festival de Música dos Correios”.

Em 2013 lançou, pelo selo Universal Music, o CD “Ellen Oléria”, no qual incluiu regravações de “Maria Maria” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Zumbi” (Jorge Ben Jor), “Anunciação” (Alceu Valença), “Aqui é o país do futebol” (Milton Nascimento e Fernando Brant), com participação de Carlinhos Brown. O disco, produzido por Alexandre Castilho e Torquato Mariano, também contou com músicas de sua autoria como “Linhas de nazca”, “Testando” “Córrego rico”, “Não lugar” e “Geminiana”. Apresentou o show de lançamento do CD “Ellen Oléria” no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, recebendo ao palco como convidada especial a cantora Rita Beneditto. Participou do show “Um barzinho, um violão – Anos 80”, realizado no Salão Segóvia do Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, com vários artistas interpretando temas de novelas dos anos de 1980, para a gravação de CD e DVD homônimos, no qual gravou as músicas “Desenho de giz” (João Bosco e Abel Silva) e “Meia-lua inteira” (Carlinhos Brown).

Abriu e participou de shows de artistas como Ney Matogrosso, Chico César, Lenine, Milton Nascimento, Maria Rita, Geraldo Azevedo, Paulinho Moska, Margareth Menezes, entre outros.

Em 2016 lançou o CD autoral “Afrofuturista”, que inclui as faixas “A nave”, “Afrofuturo”, “Forró de Olinta”, “Luz do amor”, “Mandala”, “Samba da Zefa”, “Slow motion”, entre outras. O disco teve a participação especial da cantora e compositora cubana Yusa. Nesse mesmo ano apresentou o programa “Estação Plural”, sobre o universo LGBT, na TV Brasil, ao lado do jornalista Fernando Oliveira e da cantora Mel Gonçalves.

Em 2022 lançou o álbum “Re.trato”, com nove músicas autorais e participação especial de Bia Ferreira em “Molho madeira” e de Paola Lappicy em “Sentença de bem (7 nomes)”.

Discografias
2022 Independente CD Re.trato
2016 Independente CD Afrofuturista
2013 Universal Music CD Ellen Oléria
2013 ZecaPagodiscos/ Universal Music CD Um barzinho, um violão – Anos 80 (participação)
2013 ZecaPagodiscos/ Universal Music DVD Um barzinho, um violão – Anos 80 (participação)
2011 Independente DVD Ellen Oléria e Pret.utu ao vivo no Garagem (c/ banda Pret.utu)
2009 Independente CD Peça
Obras
A nave
Afrotuturo
Ato II
Brado
Córrego rico
Forró de Olinta
Geminiana
Linhas de nazca
Luz do amor
Mandala
Mudernage c/ Emicida e Adalvêncio Oléria
Natural luz
Não lugar
Não-lugar
Paranoá
Pedro falando com o reflex c/ Dadá Castro
Posso perguntar?
Prólogo
Samba da Zefa
Senzala A feira da Ceilândia
Slow motion
Solta na vida
Testando
Shows
2013 Praia de Copacabana, Rio de Janeiro Ellen Oléria - Réveillon 2013
2013 Teatro Rival, no Rio de Janeiro Ellen Oléria – lançamento do CD “Ellen Oléria”