
Cantora. Atriz. Escritora (contista).
Entre 2000 e 2008 atuou como Diretora Secretária na Associação dos Compositores do Estado do Paraná. Em 2005 participou do Grupo de Trabalho Formação, Câmara Setorial de Música FUNARTE, no Rio de Janeiro, representando o “Fórum de Música do Paraná”, na gestão e presença do Ministro da Cultura Gilberto Gil.
No ano de 2006 participou do “Projeto Pé Na Estrada”, no qual ministrou oficinas com o tema “Iniciação à Interpretação Musical” nas cidades de Pinhalão, Agudos do Sul, Piraquara, Japira, Lapa e Piên, entre outros municípios paranaenses.
Em 2007 e 2008 ministrou oficinas no “Projeto FERA”, além da oficina “A Arte do Bem Falar”.
Como atriz participou, ao lado de Tony Ramos e Marcelo Antony, do elenco da novela “Belíssima”, da Rede Globo de Televisão.
Como escritora classificou-se em 3° lugar no “Concurso de Contos da UniBrasil”, com o conto “O jardim da casa marrom”.
Em 1999 participou do festival da Telepar (empresa na qual trabalhava), obtendo o primeiro lugar. Por essa época, integrava várias bandas como Spuma, em Pitanga e banda Energia Brasil, de Curitiba. Neste mesmo ano lançou o CD “Além de mim”, produzido em Curitiba e lançado pela Gravadora Gaivota Arte e Cultura. No disco, com arranjos de Plínio Oliveira, incluiu oito músicas de compositores paranaenses, entre elas, “Onde ela mora”, de autoria do compositor curitibano Lápis (Palmilor Rodrigues Ferreira).
Fez o lançamento do disco no Teatro Paiol, em Curitiba, no qual contou com as participações especiais de Plínio Oliveira e da bailarina Verônica. Fez turnê de lançamento pelas cidades do interior do estado do Paraná. Neste mesmo ano participou da coletânea “Caminhos da Música” com a faixa “Lua sobre a mesa”.
Em 2000 passou a integrar a banda Laiki Kompania, interpretando músicas do repertório de música popular da Grécia, com Guto Pereira, Kostas Frantzezos e Argyris Oikonomou. Neste mesmo participou do disco “Laiki Kompania”, lançado pela gravadora MNF Brazil.
No ano de 2001 fez shows na Bélgica ao lado do compositor curitibano Grafite, radicado na Europa.
Em 2003 voltou à Bélgica apresentando-se em várias outras casas noturnas, interpretando músicas de compositores paranaenses como Raymundo Rolim, Mari Lopes, Michel Butnariu, além do repertório de músicas gregas. Neste mesmo ano participou da gravação do CD “Oceano íntimo”, do grupo argentino Saviamantra, na Argentina.
Em 2004 lançou o CD “Toda essência” (Selo Puro Som), com músicas de compositores paranaenses como Raymundo Rolim, Mari Lopes, Michel Butnariu e ainda a composição “Apaixonado”, de Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro. Neste mesmo ano participou dos discos “Estação XXI” (Gravadora RSMB) com a faixa “Fica mais comigo”; “No Cine Marabá”, de Sidail César, com a música “As horas não passam” e do CD “Colos desertos”, de José Alexandre Saraiva.
No ano de 2005 participou do disco “Saviamantra” (Gravadora MNF Brazil) e, como convidada especial, participou da turnê brasileira do cantor Demis Roussos. Neste mesmo ano foi lançado o CD “Demis Roussos – Live in Brazil”, no qual interpretou a faixa “Lost in love”.
No ano de 2006 suas interpretações para as músicas “Homem é bom” e “Fica mais comigo” foram incluídas na trilha sonora da novela “Alô Alô Mulheres”. Neste mesmo ano participou do CD “A Lápis” (Selo Estúdio Puro Som – Projeto da Fundação Cultural), tributo ao compositor Palminor Rodrigues Ferreira (Lápis), no qual interpretou a faixa “Alisa”, de Lápis e Paulo Vítola.
Nos anos de 2007 e 2008 fez shows pelo projeto “Viva o Verão no Litoral Paranaense” e em 2008 participou do show coletivo em tributo ao compositor Lápis, no Teatro Paiol de Cutiriba. No ano seguinte, em 2009 participou do show em homenagem à Carmen Miranda no Teatro São João, na cidade de Lapa, no Paraná.
(participação)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.