
Instrumentista.Cantor. Foi funcionário do Ministério da Fazenda. Seu gosto por cantar músicas cubanas e latinas em geral, deu-lhe o nome artístico de El Cubanito.
Liderou na década de 1950 uma popularíssima orquestra de dança especializada em ritmos afro-cubanos. Em 1953, pela gravadora Copacabana gravou como crooner da orquestra de Waldir Calmon o mambo “Cao, cao mani picao”, de J. Carbó Menendez. No mesmo ano, com acompanhamento de Mozart Brandão e sua orquestra gravou os mambos “Golpecito”, de Juanito Castro e “El tiempo sera testigo”, de Ernesto Duarte. Em 1954, gravou com o trio vocal Os Três Araras a guaracha “Negro José”, de Victor Bonny, e a guaracha-mambo “Pasito tun tun”, de J. C. Menendez. Em 1955, gravou o bolero-mambo ” Nada, nada… Nada”, de Antônio Escobar, e com o trio Os Três Araras o cha cha cha “Me lo dijo Adela”, de Otilio del Portal, a guaracha-mambo “Cambia perico”, de A. Lopez Martins, e a guaracha “Ariel”, de J. Carbó Menéndez. Ainda em 1955, sua interpretação para o mambo “Cao cao Mani Picao”, de J. C. Menendez, feita com a orquestra de Waldir Calmon, foi incluída em dois LPs da Copacabana: “Show Copacabana Nº 1” e “Mambos – Waldir Calmon e Sua Orquestra”. No ano seguinte,gravou os cha cha chas “Amor perdido”, de Pedro Flores; “Señora Catalina”, deJ. A. Contreras, e “Chaleco y pantalon”, de J. C. Menéndez. Em 1956, lançou o LP “El Cubanito” interpretando oito boleros e mambos: “Me lo deijo Adela”, “Nada nada nada”, “Amor perdido”, “Negro José”, “Mi abuelito”, “Pasito tun tun”, “Cambia Perico” e “Cao cao Mani picao”. No mesmo ano, o LP “Vamos dançar – Vol. 1” do selo Fantasia/Philips, uma coletânea de fonogramas da gravadora Sinter/Philips incluiu o bolero “Maria Candelaria”, de J. Sandoval e Carioca, faixa na qual cantou como crooner de Carioca e Sua Orquestra. Em 1957,gravou a guaracha “Me voy a morir”, de Américo F. Cabrera, e o cha cha cha “La reina del cha cha cha”, de Hermisendo Paniagua. Em 1958, liderando sua Orquestra Panamericana de Ritmos gravou o merecumbé “Ay! Cosita linda”, de Pacho Galan, e o cha cha cha “Yo tengo uma muñeca”, de Juanito Tremble. Nesse ano, com sua Orquestra Panamericana, participou do filme “Minha sogra é da polícia” com direção de Aluizio T. de Carvalho interpretando o mambo “Yo tengo uma muñeca”. Em 1959, já pela gravadora Musidisc lançou o LP “Caliente – El Cubanito e Sua Orquestra” no qual interpretou as músicas “Blue moon”, de Hart e Rodgers; “Babalú”, de Margarita Lecuona; “Quereme mucho”, de Gonzalo Roig; “Ave Maria Lola”, de S. G. Siaba; “Aperta-me em teus braços”, de Anísio Silva e Almeida Rego; “Aby”, de S. J. Silva e J. C. F. Gonçalves; “Sabrosito asi”, de J. Reina; “Maria Elena”, de L. Barcelata e S. K. Russel; “Puerta cerrada”, de J. M. Romero; “Perfume de gardênia”, de R. Hernandez; “Yo espero por ti”, de A. Oqueno, e “Smoke gets in your eyes”, de J. Kern e O. Harbach. Dois anos depois, lançou pela Musidisc o LP “Bongôs em bolero – El Cubanito e Sua Orquestra” com a interpretação dos boleros “Tabú”, de Margarita Lecuona; “Jungle drums”, “Para Vigo me voy” e “Andalucia”, de Ernesto Lecuona; “Al di lá”, de Mogol, Donida e Rapetti; “La ley”, de Chico Navarro; “El manisero”, de Moisés Simons; “Sinto falta de ti”, de Jonas Gonçalves Maia; “Eso es el amor”, de Pepe Iglesias; “Adios”, de Enric Madriguera; “Cáo cáo mani picao”, de J. C. Menéndes, e “Non dimenticar”, de P. G. Redi e M. Galdieri. Nos anos de 1962 e 1963 particpou de duas coletâneas da gravadora Masterpiece Master: Grandes sucessos Masterpiece – Vol. 1″ com a gravação de “Blue moon”, e “Grandes sucessos Masterpiece – VOL. 2” com a interpretação de “Smoke gets in your eyes”. Em 1974, teve lançado pelo selo Studio Hara o LP “Saravá umbanda” interpretando 12 pontos de umbanda: “Saravá Umbanda”, “Mucamo de Urucaia”, “É de Quá Quá Quá”, “Pomba Gira”, “Saravá Umbanda”, “Ogum Beira Mar”, “Saravá seu Girassol”, e “Xangô das almas”, todas de Girassol; “Era a sereia”,de Raimundo P. Nascimento e A. Pereira; “O que eu quero mais”, de Raimundo P. Nascimento, S. Figueiredo e E. Alves; “Ôba-la-bá”, de sua autoria, e “A sua flexa vôa”, com Ilton R. Vaz. Sua carreira desenvolveu-se especialmente na década de 1950 quando a música latina, em especial os boleros e mambos, estiveram em alta no Brasil.