
Compositor. Cantor. Letrista.
Em 1975, Alcione interpretou “Não deixe o samba morrer” (c/ Aloísio Silva). A música foi um dos primeiros sucessos da cantora, lançando-a definitivamente para o mercado nacional. Dois anos depois, gravou pela CBS o LP “Quem tem fé, não sai!”, no qual incluiu várias composições em parceria com Aloísio, como “Quem tem fé, não sai”, “Virgem morena da Conceição”, “De chita” e “Júnior”, entre outras. Ainda neste mesmo LP, gravou “Desculpe” (c/ Willy) e “Temporal”, em parceria com Nazareno.
No ano de 1978, lançou pela CBS o disco “Aí é que você se engana”, no qual incluiu “Samba, é povo cantando poesia”, “Tiririca”, “Promessas” e “Auto das Pombas”, todas em parceria com Aloísio Silva. Neste mesmo disco, foram incluídas “Copo-de-leite” (c/ Willy) e “Aí é que você se engana”, em parceria com Osmário Berimbau e Aloísio Silva, além de músicas de outros autores como Paulinho Diniz e Edil Pacheco (Opinião geral) e de autoria de Guinga de Ogum, interpretou “Tudo sou”.
Em 1988, Tom da Bahia gravou “Contas de Xangô”, parceria de ambos. A música foi incluída no show “Verão Brasil”, criado e dirigido por Ricardo Cravo Albin, a pedido do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores. O espetáculo excursionou por vários países como Espanha, Venezuela, Angola e África do Norte e foi estrelado por Sônia Santos e Tom da Bahia.
Alcione e Cássia Éller regravaram “Não deixe o samba morrer” no disco “Celebração”, de Alcione.
Em 2002, pela gravadora Índie Records, Neguinho da Beija-Flor, Thobias da Vai-Vai e Eliane de Lima regravaram “Não deixe o samba morrer” no disco “Os Melhores do Ano III”.
No ano de 2003, Alcione incluiu “Não deixe o samba morrer” (c/ Aloísio Silva) no disco “Alcione ao vivo 2”. Neste mesmo ano, Tom da Bahia regravou “Contas de Xangô”, parceria de ambos que deu título ao CD de Tom da Bahia.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
ALBIN, Ricardo Cravo. MPB, a história de um século. Rio de Janeiro: Atrações Produções Ilimitadas/MEC/Funarte, 1997.
ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.