
Instrumentista (saxofonista). Compositor.
Desde pequeno ouvia sua mãe tocar ao piano músicas de Ernesto Nazareth, que chegou a conhecer pessoalmente. O pai, que lhe chamava pelo apelido de Donga, conheceu Pixinguinha nos bares da Lapa, adorava choro e teve aula de sax com Luís Americano. Edgar começou a tocar saxofone com uma introdução Gospel, inspirada nos tempos em que tocava nas igrejas dos bairros negros de Boston, em New York. Estudou na Berklee College of Music, nos EUA. Em 1977, graduou-se em Direito na Faculdade Cândido Mendes.
Em 1987, participou, como compositor e instrumentista do disco “Melodia sentimental”, de Olivia Byington, que recebeu o Prêmio Lei Sarney para a Cultura, realizando shows pelo Brasil, Portugal e Itália.
Em 1989, gravou seu primeiro LP, “Música Imagem”. Lançou, em 1992, o CD “O som da Terra”, com temas inspirados na ecologia, como “Feliz aniversário”, composta para comemorar os 181 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Apresentou-se para o Dalai Lama na Eco 92.
Em 1996, gravou seu terceiro disco, “Sopro do Norte”, com temas inspirados na sua viagem pela Amazônia.
Lançou, em 1998, o CD “Sax brasileiro”, o primeiro em que gravou músicas de outros compositores, como Ernesto Nazareth (“Odeon”), Pixinguinha (“Um a zero”), Jacob do Bandolim (“Carícia” e “Orgulhoso”), Luciana Rabello e Cristóvão Bastos (“Queixa antiga”) e Charlie Parker (“Donna Lee”), ao lado de composições próprias como “Marinheiro de primeira viagem”, “Tweety no Brasil” e “Samba na neve”.
Compôs a trilha sonora das peças: “Cenas de outono”, de Iukio Mishima, dirigida por Naum Alves de Souza, que lhe rendeu o Prêmio Mambembe; “A Estrela do lar”, de Mauro Rasi; “Srta. Júlia”, de Strindberg, dirigida por William Pereira; e “Matinée” – Fundação Rômulo Maiorana, dirigida por Geraldo Sales.
Também compôs trilhas para vídeos, como “A dívida externa”, produzido pela Cecip e dirigido por Eduardo Coutinho, e “Stelinha”, de Miguel Faria (Prêmio Kikito de Melhor Música Original, em Gramado), entre muitos outros.
Compôs a trilha do programa “Globo Ecologia” durante cinco anos e a abertura para o programa “Globo Ciência”.
Realiza freqüentemente shows em diversos estados do Brasil, tendo se apresentado com José Paulo Becker, Leandro Braga, Maurício Carrilho, Luciana Rabello, Zeca Assumpção, Arismar do Espírito Santo.